Celebrar a diversidade e rejeitar preconceitos

A NOVA FCSH celebra no dia 26 a Jornada para a Igualdade e Não Discriminação com a presença da Presidente da CIG, Teresa Fragoso, e do Secretário de Estado da Educação, João Costa.

A Faculdade organiza, no próximo dia 26 de fevereiro no Auditório 1, uma Jornada dedicada aos temas da Igualdade e Não Discriminação, aproveitando o mote do Dia da Discriminação-Zero das Nações Unidas, que se celebra no dia 1 de março.

O evento, constituído por quatro painéis, será aberto às 9h30 por Francisco Caramelo, Diretor da NOVA FCSH e Teresa Fragoso, Presidente da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género. O encerramento, às 17h, estará a cargo de João Costa, Secretário de Estado da Educação e antigo Diretor da Faculdade.

A NOVA FCSH considera que a igualdade e não discriminação são temas cada vez mais recorrentes e essenciais, tanto no âmbito da atuação da Divisão de Apoio ao Aluno e da Faculdade no que diz respeito ao apoio aos estudantes, como no que concerne ao papel que a investigação e discussão destes temas na academia podem representar na dinamização de respostas às necessidades dos cidadãos.

As Nações Unidas celebram o 1º de março como dia de combate a todas as formas de discriminação com o objetivo de evitar que a nacionalidade, o sexo, a idade, a origem étnica, a condição/orientação sexual e a religião continuem sendo causas de exclusão em todo o planeta.  O dia “zero de discriminação” é uma campanha do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (UNAIDS) proclamado pela Assembleia Geral da ONU em 2013, com o fim de erradicar todas as práticas que reduzam a capacidade das pessoas de participarem de forma plena e significativa na sociedade.

A Jornada para a Igualdade e Não Discriminação é organizada pela Divisão de Apoio ao Aluno, disponível através do e-mail daa@fcsh.unl.pt

2019-02-19 12:25