Cátedra UNESCO - O Património Cultural dos Oceanos

21 de junho, 15h – A sessão de apresentação teve lugar na Reitoria da NOVA com a presença do Ministro dos Negócios Estrangeiros e da Presidente da Comissão Nacional da UNESCO.

A Cátedra “O Património Cultural dos Oceanos”, atribuída pela UNESCO à Universidade NOVA de Lisboa, visa o desenvolvimento de uma rede inovadora de instituições e investigadores nas áreas do património cultural, da história marítima e da história ambiental marinha, em particular do património marítimo e subaquático, à luz da Convenção de 2001 da UNESCO sobre a Proteção do Património Cultural Subaquático.

A Sessão de Apresentação da Cátedra teve lugar no Auditório da Reitoria da NOVA, Campus de Campolide, das 15h às 16h, com entrada livre.

15h – Sessão de Apresentação

Intervenções

15h00 - Prof. Doutor António Rendas – Reitor da Universidade NOVA de Lisboa

15h10 - Prof. Doutor Francisco Caramelo – Diretor da FCSH/NOVA

15h15 -  Embaixadora Ana Martinho – Presidente da Comissão Nacional da UNESCO

15h35 - Prof. Doutor João Paulo Oliveira e Costa – Diretor do CHAM

15h50 - Prof. Doutor Augusto Santos Silva – Ministro dos Negócios Estrangeiros

No acordo de cooperação assinado entre a UNESCO e a NOVA prevê-se que sejam implementadas atividades que contribuam para um profundo conhecimento do património do oceano, da cultura e história marítima e da interação comunitária, através do desenvolvimento de atividades de investigação e atividades educativas, da dinamização de estudos pós-graduados, de cursos de curta duração, seminários e conferências. O trabalho será desenvolvido mediante três linhas de ação: investigação, educação e sensibilização. Será ainda promovida a mobilidade de estudantes com a criação de uma rede de entidades parceiras através de três continentes: África, Europa e América. Liderada pelo CHAM - Centro de História d'Aquém e d'Além-Mar, tem como parceiros outros centros de investigação da FCSH/NOVA, nomeadamente o IHC - Instituto de História Contemporânea, o IEM - Instituto de Estudos Medievais e o IELT - Instituto de Estudos de Literatura e Tradição.

A Cátedra é pioneira na área e são já vários os países que se encontram associados a esta Cátedra - Cabo Verde, Espanha, Colômbia e Brasil -, bem como diversas entidades nacionais e a Comissão Nacional da UNESCO. É objetivo desta rede, liderada pela Universidade NOVA de Lisboa, salientar a importância de princípios como a partilha de conhecimento, solidariedade social e o estabelecimento de bases de desenvolvimento de boas práticas de acordo com os princípios da UNESCO.

João Paulo Oliveira e Costa, docente responsável pela iniciativa, é professor catedrático do Departamento de História da Faculdade e, desde 2002, diretor do Centro de História de Aquém e d’Além Mar (CHAM), centro de investigação da FCSH/NOVA.

Site da Cátedra

2016-06-14 12:55