Acções do Documento

Blackbox discute gestos na cognição, aprendizagem e ensino de línguas

A forma como variamos a linguagem corporal de acordo com a proficiência ou tarefa realizada será um dos temas em debate com Gale Stam.

Professora de psicologia na National Louis University, em Chicago, Gale Stam vai estar no dia 25 de março na NOVA FCSH para proferir a palestra “Gesture: A Window Onto the Mind in Thinking, Learning, and Teaching”. O evento, realizado no âmbito do projeto Blackbox, terá lugar às 17h na Sala 006 no Edifício ID da Faculdade.

Gale Stam irá abordar como os gestos nos permitem ver as conceptualizações no pensamento dirigido à fala, tanto na língua materna como numa segunda língua, e como os falantes variam os seus gestos dependendo da tarefa em que estão envolvidos e da proficiência de seu interlocutor. Apresentará evidências de vários estudos que demonstram que os gestos dos falantes indicam como estes estão realmente a pensar e até que ponto os professores usam gestos para aumentar a compreensão.

Gale Stam está ligada ainda à McNeill Lab - Centro de Pesquisa de Gesto e Fala da Universidade de Chicago, possui um M.A. em Linguística pela Northeastern Illinois University e um Ph.D. em Psicologia (Cognição e Comunicação) da Universidade de Chicago e extensa experiência no ensino de Inglês como segunda língua. Os seus interesses de pesquisa incluem linguagem e cultura, linguagem e cognição, gestos e aquisições de primeira língua e segunda língua e gestos pedagógicos. Publicou artigos sobre mudanças no pensamento dirigido à fala, a importância de olhar para gestos em segundas línguas e gestos de professores de línguas.

Mais informação sobre o trabalho de Gale Stamp pode ser consultada aqui:

https://www.nl.edu/academics/faculty/facultyprofiles/s/stamgalecpsa/
https://works.bepress.com/gale_stam/

2019-03-22 12:25
Topo da Página
classificado em: