Aplicação de sistemas de informação geográfica à investigação em Humanidades
Abordar o uso das novas tecnologias na investigação em História e História da Arte medieval é o objetivo do curso “Aplicação de sistemas de informação geográfica à investigação em Humanidades”, numa iniciativa promovida pelo Instituto de Estudos Medievais, a decorrer de 22 a 23 de maio.
Neste contexto, durante o primeiro dia será apresentada uma parte teórica introdutória sobre os Sistemas de Informação Geográfica (SIG), seguida pela exposição de várias aplicações reais desta metodologia à investigação em história urbana, fontes escritas medievais e intercâmbios artísticos. Os docentes são especialistas de centros de investigação franceses, espanhóis e portugueses, que têm aplicado este método à sua própria investigação de maneiras diferentes.
Durante o segundo dia os participantes poderão aplicar as ferramentas SIG aos seus próprios projetos de investigação, onde será dada a possibilidade de criarem uma base de dados com material cartográfico. Para este efeito, todos os participantes devem trazer o seu computador pessoal para esta sessão. Os alunos que não tenham previamente instalado o programa QGIS [software livre], podem contar com o apoio dos professores para instalar a aplicação. Todavia, é recomendável que os alunos descarreguem a aplicação antecipadamente.
As inscrições são gratuitas e abertas até ao dia 20 de maio, devendo os pedidos ser realizados para o email iem.geral@fcsh.unl.pt