Alunas da NOVA FCSH lançam campanha da Associação Natureza Portugal

A próxima campanha da Associação Natureza Portugal é desenhada por estudantes de Ciências da Comunicação, no âmbito da unidade curricular de Marketing.

Carolina Garcia, Maria Leonor Carapuço, Maria Miguel Cunha, Mariana Vicente e Tatiana Sena, alunas de Ciências da Comunicação, são as vencedoras da última edição do concurso de Planos de Marketing, trabalho final da unidade curricular opcional de Marketing, ao propor uma campanha para a organização não-governamental Associação Natureza Portugal (ANP) / World Wide Fund for Nature (WWF). A distinção foi atribuída por Ana Margarida Barreto, docente da disciplina, por Ana Gama e por Rita Rodrigues, responsáveis pelos departamentos de Marketing e Comunicação, respetivamente, da ONG.

A missão da ANP, em associação com a WWF, é a conservação da biodiversidade nacional e ecossistemas florestais, a proteção da biodiversidade marinha e a promoção da sustentabilidade das pescas, a conservação dos ecossistemas de água doce e seus recursos hídricos. A ANP intervém ainda sobre o tema das alterações climáticas e na promoção do consumo sustentável, duas áreas que estiveram na base desta colaboração entre a disciplina de Marketing e a ONG.

Em resposta ao briefing, o grupo de alunas centrou a estratégia na comemoração dos 20 anos de intervenção da WWF em Portugal. Entre as várias ações propostas, com o principal objetivo de dar maior visibilidade às causas ambientais da ONG, está a organização de fins-de-semana temáticos ligados às cinco áreas de atuação (Oceanos, Espécies, Água, Florestas e Clima), onde se incluem aulas de surf, voluntariado em áreas afetadas pelos incêndios e uma corrida pelo clima, e também a criação de um grupo de embaixadores "CRIA".

Maria Leonor Carapuço explica que a estratégia final foi precedida de um estudo aprofundado da missão e valores da ONG, da análise do meio envolvente (concorrência e ambiente demográfico e político-legal, por exemplo), de benchmarking e da ligação, em vários os momentos, à base teórica da disciplina. Tendo em conta o ponto de partida e os objetivos da Associação, a aluna fala num trabalho «muito realista e com verdadeiro potencial de ser posto em prática», com o máximo detalhe possível em relação às datas das ações, aos meios logísticos necessários e ao orçamento.

A apresentação de Planos de Marketing com a presença de responsáveis por ONG’s nasce da vontade de contribuir para o reforço da transferência de conhecimento científico da Universidade para a sociedade, nomeadamente através da divulgação de best practices nos gabinetes de comunicação de instituições não governamentais. Proporciona também aos alunos uma oportunidade ímpar de pôr em prática um conjunto de estratégias e ações inovadoras.

Esta iniciativa tem como objectivo apoiar as ONG’s a operar em Portugal, com reforço humano na aplicação de best practices, os alunos, que vêem o seu trabalho reconhecido com a oportunidade de obter experiência profissional com base no seu mérito académico, e a sociedade, que beneficia desta transferência e aplicação de conhecimento científico.

2019-06-19 14:55