Alunas da NOVA FCSH conquistam 3.º lugar no NOVA Idea Competition

Beatriz Amaral e Mathilde Roque de Pinho venceram prémio de 1.000€ no concurso de empreendedorismo organizado pela Reitoria da NOVA

Beatriz Amaral e Mathilde Roque de Pinho, do 1.º ano em Ciência Política e Relações Internacionais da NOVA FCSH, conquistaram esta semana o terceiro lugar no NOVA Idea Competition, concurso organizado anualmente pelo Gabinete de Apoio à Criação de Valor da Reitoria da Universidade. As duas alunas faziam parte do grupo que apresentou o projeto "MyGreenPal App", sobre produtos e serviços ambientalmente sustentáveis.

MyGreenPal App” é uma aplicação móvel que «promove o desenvolvimento sustentável do planeta, que pretende facilitar a vida de pessoas que já promovem ou que querem promover um estilo de vida amigo do ambiente». Lisa Sophia Schramm (NOVA SBE) e Filipa Matos (NOVA FCT) também fazem parte deste grupo premiado.

As estudantes explicam que a App «é uma espécie de TripAdvisor mas combinando quatro categorias: restaurantes (vegan e vegetarianos); lojas de produtos biológicos e com base em matérias primas orgânicas; mercados (pequenos mercados, “farmers markets” e lojas que vendem produtos alimentares a granel); e eventos (conferências e palestras que dedicadas a este tema, festivais que promovam a proteção ambiental e sessões de yoga e meditação). A App, na visão do grupo, facilitaria as escolhas de quem pretende ter este estilo de vida.

NOVA Idea Competition é uma iniciativa anual que pretende estimular a cultura empreendedora entre a comunidade da NOVA e, através de equipas com alunos de diferentes unidades orgânicas, aproximar áreas de estudo e promover abordagens multidisciplinares.

O júri, composto por Isabel Rocha (Pró-Reitora, Universidade NOVA de Lisboa), Euclides Major (Diretor Nova SBE Venture Lab), Ricardo Marvão (Co-fundador Beta-i) e José Damião (Diretor Incubação, Madan Parque) avaliou as propostas de acordo com os seguintes critérios: dimensão do mercado potencial definido no plano de negócios; qualificações e diversidade dos elementos da equipa; qualidade dos argumentos apresentados; o carácter inovador da ideia; plano de negócios e a adequabilidade da estrutura de financiamento apresentada.

A equipa recebeu um prémio de 1.000€ para implementar a ideia e vai ser apoiada por uma "Comissão de Acompanhamento", designada pela organização, no desenvolvimento do plano de negócios.

2019-05-29 17:45