Fevereiro
« Fevereiro 2019 »
Do

Seminário "Futebol e Cidade"

O quê
  • Científico
Quando 2019-01-24
de 15:00 até 17:00
Onde NOVA FCSH, Edifício ID, Sala 1.05
Nome do Contacto
iCal

Organização: Instituto de História Contemporânea da NOVA FCSH e Secção de Sociologia do Desporto da Associação Portuguesa de Sociologia

David Frier (Universidade de Leeds)
Em que sentido(s) se pode considerar o Estádio Nacional do Jamor um estádio ‘nacional’?

João Carlos Lopes (antropólogo na CM Torres Novas)
Da universidade à oficina: futebol e ascensão social numa vila do interior no início do séc. XX – pistas para uma investigação

João Santana da Silva (ICS – ULisboa)
Futebol e trabalho na cidade: o campeonato de Lisboa (1910-1947)

Comentário: João Teixeira Lopes (FLUP e IS-UP)

Génese e consolidação da instituição futebolística são indissociáveis da crescente urbanização das relações sociais que caracterizou o mundo moderno a partir de meados do séc. XIX.

Expressão de – como diria Simmel – novas socialidades que progressivamente vincam as sociedades informadas por relações de produção (e consumo) capitalista, a construção e instauração da vontade futebolística – adaptando a fórmula de Bernardo Buarque de Hollanda – especificamente espessou as tensões e contradições da economia psíquica urbana que entretanto se formava e impunha: entre individualização e inscrição identitária, entre anonimização e reconhecimento, entre igualdade e distinção.

Isso não significa que o futebol deva ser encarado como um sub-fenómeno dos processos (capitalistas) de urbanização. Basta ver que, em diversos casos (Londres, Buenos Aires, etc.), o próprio futebol contribuiu decisivamente para a produção do espaço urbano, firmado e polarizado na multiplicação de estádios e outros lugares – como os potreros argentinos – que foram acentuando a desportivização das relações sociais, amiúde repercutindo ou estimulando idealizações políticas destas que, do mesmo passo, foram permeando o espaço público.

O seminário “Futebol e Cidade” pretende, neste quadro, constituir um contributo para explorar, no caso português, articuladamente estes dois fenómenos que nem sempre têm sido estudados em conjunto, alargando, assim, o conhecimento que deles possuímos.

Organizadores:
Rahul Kumar (FEUC e IHC – NOVA FCSH)
João Sedas Nunes (NOVA FCSH e CICS.NOVA)
Daniel Seabra (UFP)

Mais informação sobre este evento…