Julho
« Julho 2018 »
Do

Seminário: "Análise das produções mediáticas face à audiência infantojuvenil”

O quê
  • Científico
Quando 2018-06-29
de 14:00 até 16:00
Onde Sala 1.05 (Edifício ID, Piso 1)
Nome do Contacto

Organização: Instituto de Comunicação da Nova– ICNOVA

Oradora: Cláudia Galhardi

Realiza-se na próxima sexta-feira 29 de junho, pelas 14h, na sala 1.05 do Edifício ID, um Seminário no âmbito da temática Televisão e Infância, com Cláudia Galhardi, pós-doutoranda na Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz, no Rio de Janeiro (Brasil), que se encontra a fazer um estágio de investigação no ICNOVA.
Este seminário é uma oportunidade para a ouvirmos sobre o tema da sua investigação: “Análise das produções mediáticas face a audiência infantojuvenil”.

Nas últimas décadas, os resultados das principais pesquisas em consumo televisivo alertam para os efeitos nocivos provocados no comportamento de crianças e adolescentes expostos a cenas de violência e sexo veiculados nas grelhas de programação televisivas. Produtora de saberes e formas especializadas de comunicar, a TV está intrinsecamente ligada à construção de valores, comportamentos, hábitos e personalidade (ANDI, 2011). E, é na infância que se dá início a essa interação com os meios de comunicação.
No Brasil, a TV comercial aberta consegue facilmente se aproximar do público infanto-juvenil. Os hábitos de consumo de TV de crianças e adolescentes entre 4 e 17 anos à televisão, nas 15 regiões metropolitanas dos país, está estimado em cinco horas e trinta e cinco minutos.

Apesar das novas plataformas de comunicação e entretenimento, o uso que crianças e adolescentes fazem da televisão ainda é significativo e preocupam pais e responsáveis.

Em face destas constatações, o seminário tem como objetivo apresentar uma investigação empírica das emissoras de maior audiência no Brasil: Rede Globo, Sistema Brasileiro de Televisão (SBT) e Rede Record e revelar que produções mediáticas oferecem à audiência infanto-juvenil essas emissoras nas suas grelhas de programação. Com enfoque metodológico quantitativo, apresentaremos a aplicação prática da técnica de análise de conteúdo em estudos de comunicação.

Entrada livre.

Mais informação sobre este evento…