« Agosto 2019 »

• Científico
Quando 2018-11-17
de 09:45 até 18:00
Onde Auditório 2 (Torre B, Piso 3)
iCal

Organização: Instituto de História Contemporânea da NOVA FCSH, CITCEM - Universidade do Porto e Associação de Professores de História

Encontro de professores/as de História, acolhido anualmente pela NOVA FCSH e a FLUP.

Os dois grandes temas a abordar – as aprendizagens essenciais em História e as implicações do projecto de autonomia e flexibilidade curricular – são muito pertinentes tendo em conta a sua discussão pública recente, a sua implementação numa fase ainda experimental e o alargamento que se prevê já no próximo ano letivo a todos os agrupamentos de escolas e escolas não agrupadas. Discutir estes temas do ponto de vista teórico e do ponto de vista prático é, por isso, fundamental e muito pertinente para todos os educadores.

Programa do evento:

09h45 | Sessão de abertura

​10h00 1.º painel | Aprendizagens Essenciais em História

​”As Aprendizagens Essenciais e o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória – desafios ao planeamento curricular” – Isolina Frade (DGE)

​”As aprendizagens essenciais na disciplina de História” – Miguel Barros (APH)

​”As aprendizagens essenciais e a educação histórica. Abordagens e contextos” – Maria Helena Pinto (CITCEM – Universidade do Porto)

​moderado por Luís Alberto Marques Alves

​12h00 Almoço

​14h00 2.º painel | Flexibilidade curricular

“Implementar o Projeto de Autonomia e Flexibilidade na Escola – um desafio e uma oportunidade” – Helena Neto (Agrupamento de Escolas Miguel Torga)

​”História da Cultura e das Artes para alunos de Ciências e Tecnologia – um projeto prático” – António Damásio (Colégio dos Cedros)

​moderado por Cláudia Pinto Ribeiro

​16h00 Intervalo

​16h30 Conferência de Encerramento

Rocio Jimenez Palácios (Universidade de Huelva)
Análisis y experimentación del uso de los videojuegos para la Educación Patrimonial. Estudio de caso.

Entrada livre com inscrição obrigatória.

Mais informação sobre este evento…