Julho

Nome do Contacto

Organização: iNOVA Media Lab

Orador(es):

• Bernhard Rieder – Associate professor in New Media and Digital Culture at the University of Amsterdam and a researcher with the Digital Methods Initiative.
  • Dhiraj Murthy – Associate Professor of Journalism and Sociology at the University of Texas at Austin.
  • André Mintz – PhD candidate in Communication Studies, Universidade Federal de Minas Gerais (Brazil), researcher of the Intermedia Connections Research Group (NucCon). MA in Communication Studies, Universidade Federal de Minas Gerais (Brazil). MA in Media Arts Cultures, Aalborg University (Denmark), Lodz University (Poland) and Danube University Krems (Austria).

O Digital Media Winter Institute dedica-se a promover o estudo dos novos media, social media methods e visualização de dados, promovendo a prática de investigação interdisciplinar através da abordagem de data-sprint e outros cursos intensivos de trabalho prático. Esta é uma iniciativa do iNOVA Media Lab - Universidade NOVA de Lisboa / NOVA FCSH, e apoiada pelo programa UT Austin | Portugal.

O Digital Media Winter Institute 2018 oferece dois momentos:

SMART Data Sprint: Interpreters of Platform Data
29 de janeiro - 2 de fevereiro de 2018 | 9:30 - 17:30

O sprint receberá Bernhard Rieder (Universidade de Amsterdão) e Dhiraj Murthy (UT Austin) como oradores principais e tutores de laboratórios práticos.
Investigadores seniores, doutorandos e estudantes de mestrado também irão liderar Laboratórios Práticos que contemplarão os seguintes temas:
» Data Extraction Tools
» Working with tabular data
» Raw Graphs
» Visual content analysis with Image Plot
» Network Analysis
» Image Networks
Os projetos contemplarão questões de saúde pública (vírus Zika) e Estudos de género (Feminicídio). Investigadores seniores do Brasil e de Portugal, e um jornalista italiano irão liderar os projetos. Os participantes também são convidados a lançar projetos.

Image Networks: Automated Analysis of Visual Content
5 - 8 de fevereiro de 2018 | 17:00 - 21:00
Limite de 20 participantes

O curso apresentará e discutirá um conjunto de métodos e ferramentas para o estudo de grandes datasets visuais baseados na recente disponibilidade de frameworks de cloud computing computer vision, lidando especificamente com a API do Google Vision. Serão discutidas possibilidades e limitações dessas técnicas, além da aprendizagem de sua implementação na prática de investigação.

Prazo para inscrição: 8 de janeiro de 2018

A entrada é paga.

Preço da entrada:

SMART Data Sprint: Interpreters of Platform Data
EUR 320 – [all participants]
EUR 270 – [NOVA students]

Image Networks: Automated Analysis of Visual Content
EUR 160 – [all participants]
EUR 135 – [NOVA students]

Ou

SMART Data Sprint: Interpreters of Platform Data + Image Networks: Automated Analysis of Visual Content
EUR 385 – [all participants]