« Maio 2017 »
Do

Congresso Internacional: "Para a mesa: produção, transformação e distribuição alimentar nos séculos XIX, XX e XXI"

O quê
  • Científico
Quando 2017-02-23 09:00 até
2017-02-25 19:00
Onde Faculdade de Ciências Sociais e Humanass e Humanas
Nome do Contacto

Organização: Instituto de História Contemporânea - FCSH/NOVA

Rachel Duffett, da Universidade de Essex, Reino Unido
Maximiliano Sotto, do Instituto de Sociologia, Universidade de Valparaíso, Chile
Rosa Varela Gomes, da FCSH-UNL
José Manuel Sobral, do ICS-Universidade de Lisboa
Nuno Coelho, designer, CEIS20-Univ. Coimbra
Guilherme Machado Vaz, arquitecto, da Câmara Municipal de Matosinhos
Jorge Garcia Pereira, sócio da Garcia & Albuquerque Arquitectos (Porto)
Pedro Carvalho de Almeida, designer, do ID+/Univ. Aveiro
Miguel Ángel Areces, do INCUNA e TICCIH, Espanha
Bruno Pereira, Nutricionista no CAR Jamor
Rui Jorge, do ISCSEM & IP Santarém
Maria da Luz Sampaio, do CIDEHUS/Universidade de Évora
Ana Isabel Silva, da Câmara Municipal de Ponte de Sôr/FLUC
Carlos Faísca, da Câmara Municipal de Ponte de Sôr/U.Extremadura
Marisa Bacalhau, da Câmara Municipal de Moura
David Teixeira, da Câmara Municipal de Montalegre
Álvaro Garrido, da FEUC

O abastecimento de produtos alimentares tem sido uma preocupação da sociedade contemporânea. Com a Revolução Industrial, o paradigma da alimentação sofre uma profunda alteração, quer em termos nutricionais, quer na eleição e na seriação de bens essenciais. Assim, a inovação tecnológica permitiu ao Homem dar uma resposta eficiente às sucessivas mudanças políticas, económicas, sociais e culturais no decorrer dos séculos XIX, XX e XXI. Os métodos de transformação e distribuição de alimentos levaram ao aparecimento de redes de distribuição à escala global. A partir da segunda metade do século XX, as exigências da sociedade de consumo potenciaram tais processos de transformação e distribuição, com vista a uma alimentação variada e de melhor qualidade, a preços mais acessíveis e disponível em qualquer altura do ano.

À mudança de hábitos alimentares a uma escala global, Portugal vai aderir tardiamente e lentamente. Hoje, numa altura em que a origem e o tipo de alimentos que consumimos está na ordem do dia, importa compreender como evoluíram os hábitos alimentares desde a segunda metade do século XIX até à actualidade. Neste congresso pretende-se assim reflectir sobre a) a implementação e o desenvolvimento de processos de transformação, designadamente moagens, conservas, secagem, pasteurização, fermentação, torrefacção, refinação, liofilização, refrigeração e congelação; e sobre b) os meios e plataformas de distribuição, designadamente redes de frio, mercearias e mercados municipais.

Ver programa do evento

Preço da entrada:
Estudantes: 10€
Investigadores e Público em geral: 25€

Mais informação sobre este evento…