Eventos
Setembro
« Setembro 2018 »
Do
1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30
 
Acções do Documento

Conferência: "Lisboa operária e resistência à ditadura”

O quê
  • Científico
Quando 2018-04-24
de 21:15 até 22:15
Onde Casa da Cultura dos Olivais
Nome do Contacto
Adicionar evento ao calendário vCal
iCal

Organização: Instituto de História Contemporânea da NOVA FCSH e Junta de Freguesia de Olivais

Orador: João Madeira (IHC – NOVA FCSH)

 

Conferência organizada no âmbito da parceria do Laboratório de História do IHC e a Junta de Freguesia de Olivais, integrada nas comemorações do 25 de Abril.

Os bairros operários e populares, os pátios e as vilas mudam a face de Lisboa no curso do século que passou, pequenas comunidades muito viradas para dentro de si mesmas, como um mosaico de pequenas aldeias que se derramam até à fronteira do Tejo , bordada nos extremos por zonas industriais de oficinas, fábricas, estaleiros e armazéns, onde na cadência do quotidiano chegam e partem proletários de ganga azul.

É neste cenário, fortemente marcado por uma longa ditadura, que se desenham modos de resistência que têm no trabalho ou no bairro formas próprias de sociabilidade e de expressão, nos largos, junto ao cais longo a unir as duas pontas da cidade, nas tabernas ou nas colectividades.

Da resistência à Ditadura Militar à desagregação do Estado Novo, nos momentos de esperança levantada ou no ranger dos dentes onde nada parecia querer mudar, gerações de homens e mulheres, frequentemente jovens, enfrentaram a sanha do regime, sofreram a prisão e a tortura, mas mantiveram em permanência um combate desigual onde lançaram as sementes da democracia. Esta é sobretudo uma História dos de baixo.

 

Entrada livre.

Ver programa do evento

Mais informação sobre este evento…

Topo da Página
classificado em: