« Agosto 2019 »
Do

Conferência Internacional: "Repensar o Passado: Memória / Arquivo / Documento – Artes e Arquitectura"

O quê
  • Científico
Quando 2018-11-08 09:30 até
2018-11-09 17:30
Onde Fundação Calouste Gulbenkian
Nome do Contacto

Organização: Museu Calouste Gulbenkian, CFUL , CIC.Digital/ICNOVA e IHA
Oradores:

Catherine David, do Centre Georges Pompidou,
Andreas Huyssen, da Columbia University e
Ernst Van Alphen, da Leiden University.

Já está disponível o Programa da Conferência Internacional Repensar o Passado: Memória / Arquivo / Documento – Artes e Arquitectura que se realiza na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, de 8 a 9 de novembro.

No evento serão debatidos conceitos como a Memória, arquivo, documento, cada vez mais relevantes e predominantes nas sociedades modernas. Por meio de ressurgimentos, reconstituições e reconfigurações, a memória permeia o quotidiano e obscurece as coordenadas do tempo e do espaço em uma extensão sem precedentes. Como as artes e a arquitetura lidam com isso? E qual é o papel deles nesse processo complexo e paradoxal que às vezes parece relacionar o presente mais ao passado do que ao futuro?

A organização é do Museu Calouste Gulbenkian, CFUL – Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa, CIC.Digital – Centro de Investigação em Informação, Comunicação e Cultura Digital/ICNOVA - Instituto de Comunicação da NOVA e do IHA – Instituto de História da Arte, estes últimos da NOVA FCSH.

Estarão presentes os conferencistas estrangeiros convidados pela organização do evento: Catherine David, do Centre Georges Pompidou, Andreas Huyssen, da Columbia University e Ernst Van Alphen, da Leiden University.

Ver programa do evento

Mais informação sobre este evento…