« Setembro 2018 »
Do

Conferência: "Fundo de Coesão: Programação plurianual - Quadro Comunitário de Apoio"

O quê
  • Científico
Quando 2018-06-07
de 17:00 até 19:00
Onde NOVA FCSH
Nome do Contacto
iCal

Organização: IHC - Instituto de História Contemporânea e Sociedade de Geografia de Lisboa

Orador: João Cravinho

Ciclo de Conferências “As décadas da Europa"

Portugal atravessou, durante as três primeiras décadas de adesão ao projeto europeu, uma das mais profundas restruturações da sua História longa de nove séculos. O encerramento do ciclo imperial, os primeiros dez anos depois da revolução, em que num processo de trial and error experimentou vários modelos de organização da sociedade, conduziram, por opção largamente sufragada pelos partidos com assento parlamentar, ao pedido de adesão às então Comunidades Europeias, atual União Europeia.

No seguimento do Ciclo “Memórias da Adesão”, o Instituto de História Contemporânea, em parceria com a Sociedade de Geografia de Lisboa, a Representação da Comissão Europeia e a Gabinete do Chefe do Estado-Maior da Armada e da Autoridade Marítima Nacional, organiza, em 2018, o Ciclo de Conferências “As Décadas da Europa”.

“As Décadas da Europa” pretende efetuar o registo histórico das primeiras três décadas de participação plena nesta aventura coletiva, que transformaram profundamente a sociedade portuguesa. Para tal foram convidados vários protagonistas dessas décadas, nas quais se incluem Aníbal Cavaco Silva, Isabel Mota, António Vitorino, Carlos Costa, José Manuel Durão Barroso e Carlos Moedas.

Deste ciclo resultará a edição de um livro, a publicar em 2019.

Ver programa do evento

Entrada livre.

Cartaz do evento:

Mais informação sobre este evento…