Julho

Onde FCSH - Edifício ID - Sala Muliusos 3
Nome do Contacto
iCal

Organização: Instituto de História da Arte (IHA) / Centro de Estudos de Sociologia da Universidade NOVA de Lisboa (CESNOVA)

Conferência do Prof. Doutor JOÃO SEIXAS

A CIDADE NA  ENCRUZILHADA

Repensar a cidade e a sua política

NO  ÂMBITO  DOS  CURSOS  DE DOUTORAMENTO EM

HISTÓRIA DA ARTE  E ESTUDOS URBANOS 2013-2014

IHA- Estudos de Arte Contemporânea e CESNOVA – Centro de Estudos de Sociologia da Nova

Prof. Doutora Margarida Acciaiuoli e Prof. Doutor Luis Baptista

Sobre o tema da Conferência o autor escreveu:

«A cidade encontra-se numa encruzilhada. É palco, cenário e actor de grande parte dos nossos actuais dilemas e possibilidades. A maioria das cidades são hoje meta ou mesmo hípercidades, estendidas as suas influências por vastos territórios relacionais e pelas mais variadas escalas de quotidianos, de sofrimentos e de expressões cívicas.

Defendendo princípios sólidos, como o direito à cidade, ao habitat, à mobilidade; à inclusão social, ao consumo sustentável, ao empreendedorismo local; à participação. E a uma cidadania activa, responsável e atenta. Inteligência global, decerto, mas muita inteligência local. Inteligência urbana, portanto. Como escreveu Jorge Luís Borges, «a cidade impõe-nos o terrível dever da esperança».

João Seixas Professor universitário nas áreas dos estudos urbanos, da sociopolítica e economia das cidades e das metrópoles. Comissário da Carta Estratégica de Lisboa. Coordenador de diversos projectos de desenvolvimento e de regeneração urbana. Livros mais recentes: Urban Governance in Southern Europe (Ashgate, Londres); A Cidade na Encruzilhada (Afrontamento, Porto). Investigador associado do ICS -Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. Professor convidado da Universidade Autónoma de Barcelona e da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Mais informação sobre este evento…