« Maio 2018 »
Do

Conferência: “A primeira presidência portuguesa"

O quê
  • Científico
Quando 2018-03-15
de 17:00 até 19:00
Onde Sociedade de Geografia de Lisboa
iCal

Organização: Comissão Europeia da Sociedade de Geografia de Lisboa | IHC - Instituto de História Contemporânea

Orador: Vitor Martins

Ciclo de conferências: “As décadas da Europa"

Portugal atravessou, durante as três primeiras décadas de adesão ao projeto europeu, uma das mais profundas restruturações da sua História longa de nove séculos. O encerramento do ciclo imperial, os primeiros dez anos depois da revolução, em que num processo de trial and error experimentou vários modelos de organização da sociedade, conduziram, por opção largamente sufragada pelos partidos com assento parlamentar, ao pedido de adesão às então Comunidades Europeias, atual União Europeia.

No seguimento do Ciclo “Memórias da Adesão”, o Instituto de História Contemporânea, em parceria com a Sociedade de Geografia de Lisboa, a Representação da Comissão Europeia e a Gabinete do Chefe do Estado-Maior da Armada e da Autoridade Marítima Nacional, organiza, em 2018, o Ciclo de Conferências “As Décadas da Europa”.

“As Décadas da Europa” pretende efetuar o registo histórico das primeiras três décadas de participação plena nesta aventura coletiva, que transformaram profundamente a sociedade portuguesa. Para tal foram convidados vários protagonistas dessas décadas, nas quais se incluem Aníbal Cavaco Silva, Isabel Mota, António Vitorino, Carlos Costa, José Manuel Durão Barroso e Carlos Moedas.

Este ciclo realizar-se-á de janeiro a novembro de 2018, às quintas-feiras, das 17h às 19h:

• 18 de janeiro - (Prof. Cavaco Silva): “As grandes transformações estruturais na primeira década”
  • 1 de fevereiro - (Prof. Valente de Oliveira): “A política de coesão – Os fundos estruturais – Os programas especiais (PEDIP, PEDAP, etc.) – A política da Ciência”
  • 20 de fevereiro - (Dr. Arlindo Cunha): “A evolução da política agrícola e das Pescas: liberalização, ambiente e segurança alimentar”
  • 1 de março - (Prof. Deus Pinheiro): “Portugal face aos desenvolvimentos internos europeus e mudanças internacionais”
  • 15 de março - (Dr. Vítor Martins): “A primeira presidência portuguesa”
  • 5 de abril - (Dra. Isabel Mota; Dr. Rui Vilar; Eng. Carlos Pimenta): Painel de encerramento

Deste ciclo resultará a edição de um livro, a publicar em 2019.

Ver programa do evento

Entrada livre.