Dezembro
« Dezembro 2018 »
Do

Colóquio: "Fronteiras e Topografias do Poder: Culturas de raia e economias possíveis, entre discursos e práticas"

O quê
  • Científico
Quando 2018-03-15 09:30 até
2018-03-16 18:30
Onde Multiusos 1 (Edifício ID, Piso 1)
Nome do Contacto
iCal

Organização: Instituto de História Contemporânea da NOVA FCSH e Instituto de Etnomusicologia – Centro de Estudos em Música e Dança

Palestrantes:

• Heriberto Cairo (Universidad Complutense de Madrid)
    • María Lois (Universidad Complutense de Madrid)
    • José María Valcuende del Río (Universidad Pablo de Olavide)

O objetivo deste Encontro Internacional é partilhar o conhecimento produzido em vários projetos científicos levados a cabo na última década, que serviram para formar investigadores e divulgar os resultados das suas investigações em publicações que circulam no âmbito académico e fora dele. Constitui, portanto, o final de um caminho e uma abertura para novos modos de ver as fronteiras. Num longo passado, as populações que habitaram as fronteiras integraram redes informais, que competiam com o campo de atuação estatal, e desenvolveram modos de vida que incorporam identificações contraditórias, expressas numa vida local com uma mistura de traços culturais delineados de um e de outro lado da fronteira. Os Estados-nação da modernidade dotaram-se de um conjunto de mecanismos destinados a garantir a sobreposição da lealdade a um centro, relativamente a outras mais localizadas. Por outro lado, as populações fronteiriças responderam com um conjunto de práticas possíveis, delineadas frequentemente a partir de uma cultura de resistência aos centros de poder. Desses cruzamentos, nas fronteiras ibéricas e em diálogo com outras fronteiras mundiais, fará eco este Encontro, que juntará em Lisboa investigadores que, de modo disperso, têm trabalhado sobre o tema.

Entrada livre.

Ver programa do evento

Mais informação sobre este evento…