Acções do Documento

Na NOVA FCSH

 

Serviços Úteis

NCRI – Núcleo de Cooperação e Relações Internacionais
NAAC – Núcleo de Apoio ao Aluno e Candidato
DA - Divisão Académica | Núcleo de Licenciaturas
DA - Divisão Académica | Núcleo de Mestrados
DA - Divisão Académica | Núcleo de Doutoramentos
DBD – Divisão de Bibliotecas e Documentação | Biblioteca Mário Sottomayor Cardia

 

Bibliotecas

Na NOVA FCSH existem as seguintes bibliotecas:

  • Biblioteca Mário Sottomayor Cardia (BMSC) localizada na Torre B, Piso 1, coloca à disposição de estudantes, docentes, investigadores e funcionários mais de 100 000 títulos de monografias, publicações periódicas e material-não-livro, centrados nas áreas das Ciências Sociais e Humanas. Dispõe de espaços para leitura e estudo, máquinas fotocopiadoras em regime de autosserviço (através de cartões de cópias adquiridos na Tesouraria da Faculdade), serviço de empréstimo, quer domiciliário, quer interbibliotecas, que permite inclusive pedir fotocópias a bibliotecas nacionais e estrangeiras. A Biblioteca Mário Sottomayor Cardia funciona no seguinte horário:

Período de aulas – de 2.ª a 6.ª das 8h30 às 20h00 | sábados das 9h30 às 15h00

Período de férias letivas - de 2.ª a 6.ª das 9h30 às 17h00 | Encerrada aos sábados | Encerrada em agosto

Período de aulas - 2.ª a 6.ª feira das 10h30 às 13h30 e das 14h30 às 18h30 | Encerrada de 11 a 22 de agosto

  • Mapoteca, localizada no Bloco B1, Piso 1, com um acervo notável de cartografia (de base e temática) produzida por diversas Instituições, de diferentes edições e a diferentes escalas, que abrange o território nacional, bem como boa parte dos antigos territórios coloniais. Estes documentos são fundamentais no Ensino e na Investigação em diversas áreas científicas da NOVA FCSH.

Horário:
2.ª e 4.ª feira das 9h30 às 12h30 e das 14h00 às 17h00
3.ª, 5.ª e 6.ª feira das 9h30 às 12h30 e das 14h00 às 19h00

Período de férias letivas - de 2.ª a 6.ª das 10h30 às 12h30 e das 14h30 às 17h30 | Encerrada de 14 a 18 de julho e de 4 a 25 de agosto

 

Mais informações:
Bibliotecas da NOVA FCSH

 

Salas de Informática e Rede Wireless

A NOVA FCSH tem em funcionamento duas salas de informática e cinco salas de estudantes distribuídas pela Torre B (Pisos 0, 3 e 6) e Edifício B1 (Piso 0) e Edifício B2 (Piso 1). Podem contar ainda com parte do refeitório (Torre B, Piso 0) que estará acessível entre as 15h00 e até às 8h00 da manhã durante a semana, e até às 18h00 ao sábado. (mapa interativo)

A Faculdade coloca, ainda, à disposição dos seus estudantes o Estúdio de Televisão e os seguintes laboratórios: Laboratório de Arqueologia, LabCC: Laboratório de Criação Cinematográfica; Laboratório de Edição Digital, Laboratório de Geografia Física, Laboratório de Jornalismo e Laboratório de Música. (mapa interativo)

 

A acesso à Internet através de uma rede Wireless é garantido a todos os estudantes da NOVA FCSH. Ao ligar o seu computador no campus da NOVA FCSH, deverá automaticamente ser detetada a rede fcshunl.

Mais informações:
NI - Núcleo de Informática

 

Refeições

Os estudantes da NOVA FCSH dispõem de uma cantina que serve refeições, incluindo pratos vegetarianos, a preços sociais, desde 2,50€. Os estudantes podem, ainda, utilizar qualquer cantina da Universidade NOVA de Lisboa, ou qualquer unidade de alimentação dos outros estabelecimentos de ensino superior público de Lisboa.

Na NOVA FCSH existe ainda uma unidade de self service, com preços um pouco mais caros e o restaurante “Sabor a Nova”.

 

Associação de Estudantes

A Associação de Estudantes tem como objetivo fundamental a representação global dos estudantes da NOVA FCSH na defesa dos seus interesses ao longo do ano letivo. Além disso, dinamiza um conjunto de iniciativas e atividades de âmbito cultural, recreativo, desportivo e pedagógico, às quais os estudantes podem associar-se.

Mais informações:
AEFCSH - Associação de Estudantes da FCSH

 

Cursos de Língua e Cultura Portuguesas para Estrangeiros

A NOVA FCSH organiza cursos de Língua e Cultura Portuguesas para todos os estudantes estrangeiros da Universidade NOVA de Lisboa em diversas modalidades: cursos de verão, cursos intensivos, cursos semestrais, bem como aulas particulares.

Mediante a conclusão dos diversos níveis de língua são atribuídos 3 a 4 unidades de crédito.

Mais informações:
Cursos de Português para Estrangeiros

 

Sistema de Classificação

Os estudantes da NOVA FCSH são avaliados com base no trabalho desenvolvido ao longo de um semestre, tendo por base a participação nas aulas, a apresentação de trabalhos escritos e orais, os testes e os exames. O resultado obtido, quer através da avaliação contínua, quer da avaliação por exames, é expresso numa escala de 0 a 20. Para passar, há que ter no mínimo 10 valores, porém, os estudantes que reprovam têm uma segunda oportunidade para repetir os exames.

 

English Curricula

A NOVA FCSH oferece um programa curricular multidisciplinar ministrado em Inglês. Este programa é oferecido através de um acordo estabelecido entre a Universidade NOVA de Lisboa e o Conselho de Intercâmbio Internacional de Educação (CIEE), EUA. O programa foi concebido para ampliar as oportunidades de aprendizagem na NOVA FCSH, melhorando a oferta curricular oferecida a estudantes estrangeiros e estudantes portugueses fluentes em Inglês.

Mais informações:
English Curricula

Topo da Página