Acções do Documento

Estudante Brasileiro

A NOVA FCSH e o Brasil

O Brasil é um importante eixo na estratégia de internacionalização da NOVA FCSH. Se, por um lado, a língua portuguesa é uma importante ponte na irmandade dos dois países e na ligação da Europa à América, por outro lado, as atividades de cooperação que estiveram e estão sendo desenvolvidas no campo da investigação e do ensino são um ativo indispensável nessas relações.

Os eixos sobre os quais assentam as parcerias entre a NOVA FCSH e a própria Universidade NOVA de Lisboa são o intercâmbio de docentes, de pesquisadores e de estudantes, visando à concretização de projetos conjuntos.

Atualmente estudam na NOVA FCSH mais de 600 estudantes brasileiros, distribuídos por cursos de graduação e pós-graduação e existem cerca de 70 convênios de cooperação estabelecidos entre a Universidade NOVA de Lisboa e universidades brasileiras.

Na NOVA FCSH, todos os cursos estão adaptados à reforma de Bolonha e foram reconhecidos pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES).

 

Graduação e Pós-graduação

O ensino superior português contempla três ciclos de estudos:

  • Licenciatura (1º ciclo): corresponde aos cursos de graduação brasileiros e na NOVA FCSH tem a duração de seis semestres, o correspondente a 3 anos letivos. Em Portugal, um diploma de licenciatura concede o grau acadêmico de Licenciado.
  • Mestrado (2º ciclo) e Pós-graduação: o mestrado é considerado um curso de pós-graduação, e a sua duração varia entre 3 e 4 semestres. O diploma de mestrado concede o grau acadêmico de Mestre. A Pós-graduação é um curso de dois semestres que não concede grau acadêmico e que contempla um vasto leque de áreas científicas.
    • Doutoramento (3º ciclo): é um curso de pós-graduação e corresponde aos cursos de doutorado brasileiros. Tipicamente, a sua duração será de 8 semestres. O diploma de Doutoramento concede o grau acadêmico de Doutor.

 

Visto e Autorização de Residência

Para esclarecer quaisquer questões relacionadas com este assunto, consulte o site do SEF - Serviço de Estrangeiros e Fronteiras.

Para mais informações, procure o Consulado de Portugal mais perto de você.

“O texto desta página foi redigido em Português do Brasil”

Topo da Página