Ana Paula Batalha
Nome/Name
Ana Paula de Paiva Barata Almeida Batalha

Contacto profissional/ Professional Contact
Endereço/ Address

Faculdade de Motricidade Humana - UTL
Estrada da Costa - Cruz Quebrada
1495-688 CRUZ QUEBRADA
PORTUGAL

Telefone/Phone:
+ 351 214185377

Fax:
+ 351 21414736

Email:
apbatalha@fmh.utl.pt

Filiação institucional/Institutional Affiliation
Universidade Lusíada de Lisboa
Faculdade de Motricidade Humana - UTL

Categoria ou actividade/Activity
Professora Catedrática

Formação Académica/Education
1986 , Doutoramento, Faculdade de Motricidade Humana - Universidade Técnica de Lisboa
1998, Agregação, Faculdade de Motricidade Humana - Universidade Técnica de Lisboa

Actividade Docente/Academica Positions and Professional activities
-Investigadora do INET-MD centro financiado pela FCT, polo da Universidade Técnica de Lisboa em colaboração com a Universidade Nova de Lisboa e Universidade de Aveiro
-Consultora do Projecto PIRATA-CB – Projecto financiado pela FCT em colaboração com a Universidade dos Açores.
-1975/2010 Professora Catedrática Faculdade de Motricidade Humana - Departamento de Dança- UTL
-2011/2012 Professora Catedrática da Universidade Lusíada de Lisboa


Investigação /Research
• 1998 Primeira Agregação realizada na área da Sistemática da Dança (aprovada por unanimidade).
• 1986 Primeiro Doutoramento em Portugal no âmbito da Dança.
• 1999 - 2010 Professora Catedrática da Faculdade de Motricidade Humana, da Universidade Técnica de Lisboa
• 2010 Professora Catedrática aposentada da Faculdade de Motricidade Humana, da Universidade Técnica de Lisboa
• 2011-2012 Professora Catedrática da Universidade Lusíada de Lisboa
• Responsável 12 anos pelo Departamento de Dança da FMH onde leccionou desde 1975 os cursos graduados-licenciaturas e pós-graduados-mestrados e doutoramentos.
• Responsável pelo Mestrado em Performance Artística-Dança
• Como professora convidada, tem orientado cursos de graduação e pós-graduação, várias master class, acções de formação, seminários e workshops promovidos por várias Universidades Europeias e Americanas.
• Apresentou várias comunicações em diversos congressos e conferências em Portugal e principalmente no estrangeiro.
• Tem vários artigos publicados sobre Ensino da Dança, Estruturas Rítmicas e Etnocoreografia e dois livros editados um sobre Metodologias de Ensino e outro sobre Sistemática da Dança
• Presidente do Laboratório Coreográfico da FMH durante 12 anos onde orientou as seguintes linhas de investigação: Análise do Ensino da Dança, Sistematização do Comportamento Expressivo e Pesquisa Etnocoreográfica.
• Investigadora do Centro de Investigação INET/MD apoiado pela FCT, avaliado com muito bom.Polo da UTL em colaboração com a Universidade Nova da Lisboa e Universidade de Aveiro.
• Consultora do Projecto PIRATA-CB – Projecto financiado pela FCT em colaboração com a Universidade dos Açores.

Domínio de especialização/Research Domain
• Estudo do Comportamento Expressivo-Análise e Sistematização 
da Performance Artística
 • Análise do Ensino da Dança e das diferentes Expressões Artísticas-Metodologias de Intervenção
 • Pesquisa Etnocoreográfica

Áreas de Interesse/Interest Areas
Sistemática da Dança.
Estudo e análise das diferentes técnicas e expressões de Dança.
Identificação de vários contextos e estruturas potenciais de aplicação. 
Metodologias de intervenção no ensino, na produção artística, na dinamização sócio-cultural e na condição física e bem estar da população em geral.

Grupo de Investigação no INET/INET - MD Research Group
Etnocoreologia e Estudos Culturais em Dança


ACTIVIDADES CIENTÍFICAS

Em Artes e especificamente em Dança, existe uma preponderância da investigação de carácter qualitativo, em que as abordagens artísticas são realçadas. Contudo as perspectivas científicas e os estudos quantitativos têm acompanhado a par e passo a pesquisa artística. Assim, não estando de acordo com vários autores que distinguem a pesquisa artística da científica, o nosso percurso tem procurado conciliar critérios científicos, padrões estandardizados comprovadamente rigorosos, amostragens e validação experimental, com o poder de persuasão de uma visão pessoal, da nossa capacidade de criar novos significados, de aprofundar, sintetizar e discutir, documentos, de informar ou iluminar sobre um determinado conteúdo ou temática, processos estes, que são a parte significante da comunicação em Arte e igualmente são configurações de metodologias de investigação que produzem conhecimento.

ACTIVIDADES LAB

Definição de estratégias e organização de modelos de investigação pertinentes, actuais e de excelência no âmbito das Actividades Expressivas.
Em mini-complexo laboratorial, em regime experimental e com o suporte de metodologias específicas assentes no trabalho de projecto, desenvolvemos e enquadramos o papel relevante da Dança na aquisição de comportamentos saudáveis, favoráveis e úteis, valorizando nestas pesquisas os aspectos que devem ser considerados mais adequados à realidade actual e em permanente transformação. Assim é nossa intenção permitir uma melhor compreensão e aplicação das diferentes formas e contextos de Dança, no entanto de acordo com um modelo não normativo das actividades expressivas. Queremos realçar o papel da Dança como estímulo psicológico e motivacional, em complementaridade com outros aspectos fundamentais do desempenho motor, como o da acção motora moderada ou intensiva e ainda sublinhar e desenvolver outras questões do foro cultural e artístico que dão formação, melhoram o conhecimento, dão prazer e favorecem a integração social dinâmica, pelo confronto sistemático com as formas artísticas e de comunicação com os seus pares e com uma audiência.


PROJECTOS DE INVESTIGAÇÃO

LINHAS DE INVESTIGAÇÃO:

 • 1-Ensino da Dança- Análise, Metodologias de Intervenção e Avaliação

• 2-Estudo do Comportamento Expressivo -Análise e Sistematização 
da Performance Artística e do Espectáculo Coreográfico

• 3-Pesquisa Etnocoreográfica – Captura, Sistematização e Registo das Danças Tradicionais Portuguesas


PROJECTOS

INET- MD
Investigadora do INET – MD - Projecto financiado pela FCT. Colaboram a Universidade Técnica de Lisboa, a Universidade Nova e a Universidade de Aveiro. Coordenação do Projecto - Prof. Salwa Castelo Branco.
O INET-MD tem por objectivo principal o desenvolvimento da investigação, da criação musical e coreográfica, da formação e da extensão à comunidade nos domínios da música e dança.

ENSINO DA DANÇA (Batalha, AP; Macara, A)
1. Batalha, AP; Macara,AM - Elaboração do Manual pedagógico sobre a Dança Educação em colaboração com 2 licenciadas de Dança.
Objectivo: Publicação de livro para o mercado nacional
Elaboração de um Manual – vocacionado para o primeiro ciclo do Ensino Básico. Pensamos escrever um documento de apoio para as Escolas sobre as Actividades Expressivas - Dança. Este livro já está na fase final, pois tem todos os capítulos estruturados e praticamente redigidos. No entanto falta coordenar com a parte aplicativa, corrigir alguns conteúdos com uma lógica conceptual actualizada e de acordo com a realidade presente da Dança em Portugal, e desenvolver a parte gráfica.

2. Macara, AM; Batalha, AP - Metas de Aprendizagem
Assessoria ao Ministério de Educação no âmbito do Desenvolvimento das Directrizes do Ensino da Dança na escolaridade básica. Publicado no Site do Ministério da Educação

SISTEMATIZAÇÃO DA DANÇA (Batalha, AP; Macara, A; Mortari, K.)
1 Projecto sobre a Análise do Comportamento do praticante de dança tradicional em Portugal, na Finlândia e na Grécia - Colaboração com Pipsa Niemenen (University of Jyvaskyla), e Prof. Dimitris Goulimaris (Democritus University)
Objectivo: Publicação de artigos a nível internacional. Identificação, análise e interpretação das invariantes operacionais da Dança em relação aos aspectos conteúdisticos e à especificidade dos códigos não-verbais inseridos na técnica de Dança Tradicional. Aprofundamento do conhecimento sobre a experiência e significado da dança para o bailarino, bem como suas implicações psicológicas e pedagógicas, tendo por base uma fundamentação fenomenológica. Análise e relacionamento do estudo das diferentes componentes do espectáculo coreográfico: (re)criação, produção, interpretação e crítica.

2. Estudo contextualizado sobre os Públicos de Dança em Portugal
Objectivo: Publicação de livro ou artigos a nível internacional
O Público de Dança – um estudo longitudinal.
Temos vindo a realizar esta pesquisa sobre as audiências em Portugal ao longo de vários anos e verificamos que o público em Portugal tem sido pouco estudado e é fundamental para o desenvolvimento da Dança, o modo como a obra é observada pelo espectador.

PROJECTO PIRATA (Batalha, AP)
Recolha e Análise das Danças Tradicionais Açoreanas - a Cultura do Brincar (colaboração com a Universidade dos Açores). Financiado pela FCT. Coordenação Isabel Condessa

PROJECTO PERCEPÇÕES DA DANÇA: PORTUGAL e BRASIL (Macara,A; Batalha, AP.)
Percepções do Estudante e Professor de Educação Física sobre a Dança em Portugal e no Brasil. Projecto de investigação em colaboração com a Prof. Adriana Stadnick da Universidade de Curitiba, Prof. Mara Antunes da Universidade de Santa Maria e Prof. Katia Mortari da Ujiversidade de Londrina

ARQUIVO E TRATAMENTO DE DADOS (Batalha, AP; Macara, A; Mortari, K)
PESQUISA ETNOCOREOGRÁFICA - Captura, Sistematização, Mapeamento e Registo das Danças, Musicas e Trajes Tradicionais Portuguesas.

1 Batalha, AP. Análise e Registo das Danças Tradicionais Portuguesas (site)
Objectivo e valor do site: Registo e Publicação de artigos. Espaço de encontro com pares e público em geral. Espaço de informação, formação e pesquisa. Espaço de inspiração e desenvolvimento – Lab. Espaço de experimentação, produção e divulgação de eventos. Espaço e debate multi-cultural. Espaço de lazer e divulgação

2 Batalha,AP; Macara, A; Mortari,K. – Registo dos Trajes Tradicionais (site)
Objectivo: Memória das tradições portuguesas

3 Batalha, AP; Macara, A; Mortari, K - Carta Coreográfica de Portugal (site)
Objectivo: Mapeamento das Danças, Músicas e Trajes Tradicionais portugueses

MUTE - REDE INTERNACIONAL ( Batalha,AP; Macara,AM; Prof.Sebastian Sebas)
Colaboração com o Prof. Sebastian Sebas como coordenador do projecto e outros no Grupo de Estudos en Artes Escenicas da Universidad San António de Múrcia. Desenvolvimento do projecto “Mute”, apoiado pelo Centro Cultural Párraga de Múrcia – Ministério da Cultura de Espanha


PUBLICAÇÕES /PUBLICATIONS

Teses / Thesis

Batalha, Ana Paula (1986) - Análise da Capacidade Rítmica - Construção e Validação de uma Bateria de Testes de Ritmo Aplicada aos Factores Transcrição, Sincronização e Reprodução. Tese de Doutoramento. Lisboa. FMH

ACTIVIDADE EDITORIAL

ENCICLOPÈDIAS - Entradas

Batalha, A.P.; Prim F. E outros (1998) . Portugal - Traditional Dance. International Encyclopedia of Dance. A project of Dance Perspectives Foundation, Inc. Oxford University Press, Volume 5, (pp. 227-230), New York,1998, Oxford

Batalha, AP e outros (2010). Enciclopédia da Música em Portugal no Século XX . 4 volumes editados pelo Círculo Leitores, Temas e Debates e Autores. Direcção de Salwa Castelo-Branco. INET-MD

LIVROS

Batalha, A.P.; Xarez, L. (1999). Sistemática da Dança I - Projecto Taxonómico. Lisboa. FMH
Edições

Macara, A. & Batalha, A. P., Eds. (2003). Pulses and impulses for dance in the community. Proceedings of International Conference. Lisboa: FMH Edições.Catalogado em http://www.cid-unesco.org/html/virtual_library.html http://www.cm-coimbra.pt/bmc/plinkres.asp?Base=ISBD&Form=COMP&StartRec=0&RecPag=5&NewSearch=1&SearchTxt="AU Macara, Ana, ed. Lit.

Batalha, A.P. (2004) - Metodologia do Ensino da Dança. Universidade Técnica de Lisboa FMH Edições.

Macara, A., Batalha, AP, Assumpção, V. e Mortari, K. Ed. (no prelo). Dança na maturidade/ Dancing through Maturity. Textos seleccionados do Seminário Internacional Dança na Maturidade. FMH.

CAPÍTULO DE LIVRO

Batalha,AP. (2011). Paradigmas de la Danza otras Formas de Expression. Paradigmas de la Danza. Danza Contemporanea Universitaria. Múrcia. Publicación UCAM, Universidad San António de Murcia. Espanha. ISBN 978-84-15429-34-4.

LIVROS / REVISTAS - EDIÇÕES

Batalha,A.P. (2004) - Ed. Revista Estudos de Dança (8/9) - Metodologias de Investigação. Lisboa. FMH Edições

Macara, A.; Batalha, A.P. (2006) . Eds. Actas,Textos e Resumos do Seminário Internacional Dança e Movimento Expressivo. Lisboa. FMH. Edições
www.cmcoimbra.pt/bmc/plinkres.asp?Base=ISBD&Form=COMP&StartRec=0&RecPag=5&NewSearch=1&SearchTxt="AU Macara, Ana, ed. lit."

Batalha, A.P. (2007). Aprendizagem ao Longo da Vida e o Desenvolvimento de Competências nas Artes do Movimento. Educare Educere - Aprendizagem ao Longo da Vida. Ano XIII - nº 20-Junho.(pp.167-172). Castelo Branco. IPCB-ESE Edições.

Batalha, AP. (2009). As Rodas e Jogos Cantados como Inovação na Formação. (RE) Aprender a Brincar da especificidade á diversidade. (pp.129-140). Universidade dos Açores, org.Isabel Condessa. Ponta Delgada. Açores

MANUAIS

Marques E.& Macara A. & Batalha, AP: (2011). Metas de Aprendizagem para as Expressões Artísticas-Dança. Site do Ministério da Educação

Marques E.& Macara A. & Batalha, AP: (2011). Competências Específicas para o Ensino das Expressões Artísticas-Dança. Site do Ministério da Educação

PUBLICAÇÕES EM REVISTAS COM COMISSÃO EDITORIAL

Batalha, A. P. & Macara, A. (2007, Set/Out.). Impacto das Actividades Expressivas na obesidade infantil: Encruzilhada das actividades físicas/artísticas. Endocrinologia, Diabetes e Obesidade, revista da SPEO, 1, (5), 51.

Macara, A.; Batalha, A.P. (2008).Ouvir as Vozes do Corpo como Paradigma de Mudança na Educação. Textos Pretextos - Coreo-grafias. Literatura e Dança. Nº11. (pp.82-86). Lisboa. C.Estudos Comparatistas - Faculdade de Letras - Universidade de Lisboa.

ARTIGOS EM REVISTAS

Batalha, A.P. (2004). Quantificação da Capacidade Rítmica. Estudos de Dança nº 7/8 Jan/Dez (pp. 19-30). FMH Lisboa

Batalha, A.P; Lozano, S. (2007). Performance Ritmica. Análisis y Cuantificación de la Capacidad Rítmica. Cultura, Ciência Y Deporte (CCD). Revista de Ciencias de la Actividad Física y Del Deporte de Murcia (pp.125-130). Múrcia. Publicaciones de la Universidad Católica San António de Murcia

Batalha, A.P. (2007). Aprendizagem ao Longo da Vida. Dança em Contextos Educativos (pp.13-22). FMH Edições Um Corpo de Conhecimentos. Lisboa. FMH-UTL

Batalha, A.P. (2007). Estratégia para o Desenvolvimento Artístico: A Colaboração entre a Universidade Técnica de Lisboa e a Quinzena de Almada. AlmaDa Dança Dilemas de Criação e Produção. (pp. 50-55). Almada. Edição Companhia de Dança de Almada.

Batalha, A.P. (2007). Aprendizagem ao Longo da Vida e o Desenvolvimento de Competências nas Artes do Movimento. Educare Educere - Aprendizagem ao Longo da Vida. Ano XIII - nº 20-Junho.(pp.167-172). Castelo Branco. IPCB-ESE Edições.


PUBLICAÇÕES / COMUNICAÇÕES EM ACTAS OU PROCEEDINGS COM PEER REVIEW DE ENCONTROS CIENTÍFICOS

Batalha, A.P. (2005). Análise da Capacidade Rítmica. Site www.hichumanities.org/AH

Batalha, A.P. (2005). Rhythm Evaluation for Dance Education. NDEO Proceedings. The 7th Annual National Dance Education Organization Conference. Buffalo.USA. The Spirit of Creativity : its Essence in Dance Education.

Macara, A.; Batalha, A.P. (2005). Dança: Contextos para o Desenvolvimento da Motricidade Expressiva. Libro de Actas do IV Congresso Internacional de Motricidade Humana. Motricidad e Desarrollo Humano (pp.179-183). Julho, Corunha - Espanha. Porto Son
htpp://dialnet.unirioja.es/servlet/libro?codigo=7751

Batalha, A.P. (2005). Dance in the Community – Dance for Everybody. Proceedings CdRom World Congress AIESEP- Active Lifestyle The impact of Education and Sport . Lisboa. FMH

Varregoso,I.; Batalha, A.P. (2005). Contributo das Danças Tradicionais no Bem-estar das Pessoas Idosas. Actas do Seminário A Qualidade de Vida no Idoso: o papel da Educação Física (pp187-191). Ed.Mota & Cavalho. Universidade do Porto, FCDEF

Batalha, A.P.; Fernando C. (2006). A Pedagogia do “Happening” – Poster apresentado no 4º Simpósio A Pedagogia na Universidade - 70 anos da UTL

Macara, A.M.; Batalha, A.P. (2006). Ouvir as vozes do Corpo como Paradigma de Mudança na Educação. Actas das I Jornadas Internacionais do Centro de Estudos em Educação & Inovação - Paradigmas Educacionais em Mudança (no prelo)

Batalha, A.P. (2006). Contributo das Expressões Artísticas Cultivadas na Cidadania Construtiva. Livro de Textos e Resumos do Seminário Iternacional Dança e Movimento Expressivo (pp.28-34). Abril, Lisboa, FMH Edições

Batalha, A.P. (2006). Paradigmas da Dança e de Outras Formas de Expressão. II Jornadas Universitárias Internacionales de Danza Contemporânea y Outras Tendencias. Actas Unidanza 2006. Mayo. Múrcia. Espanha. UCAM-Universidad San António Múrcia.

Macara, A.; Batalha, A.P. (2007). Dance Performance and Self-Percepction of the Body. Actas do 1st European Dance Research Congress-Cappadocia. Maio.Turkey

Macara, A.; Batalha, A.P. (2007). Proposta Metodológica Para o Ensino da Dança. Actas CdRom 3º Seminário Internacional Educação Física, Lazer e Saúde – Novas Realidades, Novas Práticas. Instituto de Estudos da Criança - Universidade do Minho. Braga

Batalha, A.P.; Macara, A. (2007). A Dança uma Proposta de Lazer e Utopia. Actas CdRom 3º Seminário Internacional Educação Física, Lazer e Saúde – Novas Realidades, Novas Práticas. Instituto de Estudos da Criança- Universidade do Minho. Braga

Batalha, A.P. (2007). Intervenção Artística no Compromisso Social. 1º Encuentro Internacional en Extremadura - Mujer Creadora. Los Santos de Maimona. Espanha

Macara, A.; Batalha, A.P. (2007). Estudo das Audiências em Portugal - A Dança que Nós Vimos. Actas CdRom Performa’07 Encontros de Investigação em Performance Universidade de Aveiro. Departamento de Comunicação e Arte. Aveiro

Batalha, A.P.; Macara, A. (2007). A Interpretação Rítmica nas Artes Performativas. Actas CdRom Performa’07 Encontros de Investigação em Performance. Universidade de Aveiro. Departamento de Comunicação e Arte. Aveiro

Batalha, A.P.; Macara, A. (2007). A Dança como forma de Literacia Artístico-Expressiva. Conferência Nacional Educação Artística (poster). Casa da Música. Porto
htpp://www.educacaoartistica.gov.pt/interven%C3%A7%C3%B5es/Ana%20Paula%20Batalha%20eAna%20Macara.pdf

Macara, A.; Batalha, A.P. (2007). O Ensino da Dança na Escola: Alguns Porquês sobre a sua Necessidade. Casa da Música .Porto. Conferência Nacional Educação Artística.
htpp://www.educacao-artistica.gov.pt/interven%C3%A7%C3% B5es/O%20 Ensino%20Da%20DAN%C3%87ª-Ana%20Macara%20eAna%20Batalha.pdf

Batalha, A.P.; Macara, A. (2007). Youth and Dance: Relation of Youngsters with Different Types of Dance. Porto. Casa da Música. Proceedings of the International Symposium on Performance Science (pp. 391-396). ISPS – 2007 - theories, methods and applications in music.
htpp://www.performancescience.org/?pg=4009
htpp://www.rcm.ac.uk/IPSS/IPSS2007/Proceedings/ByAuthor

Batalha, A.P.; Macara, A. (2007). Rhythm Capacity: Comparison between Professional Dancers and Dance Students. Porto. Casa da Música. Proceedings of the International Symposium on Performance Science. (pp. 29-34). ISPS – 2007 - theories, methods and applications in music.
htpp://www.performancescience.org/?pg=4009
htpp://www.rcm.ac.uk/IPSS/IPSS2007/Proceedings/ByAuthor

Batalha, A.P.; Macara, A. (2007). Impacto das actividades Expressivas na Obesidade Infantil Encruzilhada das Actividades Físicas/Artísticas SPEO - XI Congresso de Obesidade Infantil. Cascais. ENDO Endocrinologia, Diabetes e Obesidade, nº5 Set./Out. (pp. 51).

Batalha, A.P. (2007). The Point Shoes @ Contemporanity - Motion Capture System - Archives of Body Movements. Tedance. Lisboa Culturgest

Batalha, A.P.; Macara, A. (2008). O Contributo da Dança – Actividade Artística – na Obesidade Infantil. CD-Rom das Actas do I Congresso Internacional em Estudos da Criança - Infâncias Possíveis, Mundos Reais

Batalha, A.P.; Soares, D. (2008). A Dança como estratégia de Prevenção e Intervenção Eficaz no Âmbito da Violência na Escola. Abstracts World Conference Violence in School and Public Policies (pp.57). FMH Edições Um Corpo de Conhecimentos.

Batalha, A.P. ; Macara, A. (2008). Business Body, Artistic Body, Festivity Body, and the Search for Transcendence. Proceedings Business Bodies 2008 International Conference - Universities of Finland (pp167-174). Theatre Academy. IADE.Helsinki

Macara, A.; Batalha,A.P. (2008). Self-Perception of the Body of Dancers in Performance. Proceedings Business Bodies 2008 International Conference - Universities of Finland. (pp.175-181). Theatre Academy. IADE.Helsinki

Batalha, A.P.; Macara,A (2009). Contributos da Literacia Expressiva no Curriculo Escolar: Em Busca de Alternativas. (CD-Rom) das actas do V Seminário Internacional/II Ibero-Americano de Educação Física, Saúde e Lazer. Maio, Açores Portugal

Batalha, A.P.(2009). As Rodas e os Jogos Cantados como Inovação na Formação. Seminário (Re)Aprender a Brincar:da Especificidade à Diversidade. Projecto Cultura Brincar. Maio, Açores Portugal.

Batalha, A.P.(2009). O Ritmo das Rodas e Jogos Cantados. Vamos Dançar. Seminário (Re)Aprender a Brincar:da Especificidade à Diversidade. Projecto Cultura Brincar. Maio, Açores Portugal.

Mortari,K. ;Batalha, A.P. (2009). Alguns Olhares para o Corpo na Dança no Processo de Formação Profissional. (CD-Rom) das actas do V Seminário Internacional/II Ibero-Americano de Educação Física, Saúde e Lazer. Maio, Açores Portugal.

Mortari,K. ;Batalha, A.P. (2009). A Dança como Conteúdo na Formação do Licenciado em Educação Física: a Construção de uma Proposta. (CD-Rom) das actas do V Seminário Internacional/II Ibero-Americano de Educação Física, Saúde e Lazer. Maio, Açores Portugal.

Macara,A.;Batalha,A.P.(2009). Fandango em Portugal. Comunicação oral no 23ºCongresso Mundial de Investigação de Dança. Málaga. Espanha.

Batalha, A.P. (2009). From Systematic Analysis To Global Understanding. Paper in Colloquium on Artistic Research in Performing Arts. Theatre Academy, Helsinki.

Batalha, A.P.; Macara, A.;Mortari,K (2009). Dança e Obesidade. 13º Congresso Português de Obesidade 2009. Proposta de Simpósio

Mortari, K.S.M.; Batalha, A.P. (2009). A Dança compreendida na perspectiva do pensamento complexo. 1º Fórum Internacional de Pós-Graduação em Música e Dança - Post-in-progress, INET-MD e Universidade de Aveiro.

Mortari, K.S.M.; Batalha, A.P. (2009). A Perspectiva do pensamento sistémico como suporte para a investigação em Dança. 1º Seminário de investigação inter-disciplinar: métodos e instrumentos de investigação em artes performativas. INET-MD e Universidade Técnica de Lisboa / Faculdade de Motricidade Humana. Cruz Quebrada

Mortari, K.S.M.; Batalha, A.P. (2010). O Corpo da Ética e a Ética do Corpo: o exercício da ética no contexto da Motricidade Humana. Actas do XVIII Colóquio da Secção Portuguesa da AFIRSE/AIPELF subordinado ao tema: Deontologia, Ética e Valores na Educação - Utopia e Realidade. Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.

Mortari, K.S.M.; Batalha, A.P. (2010). Corpo Presente Sujeito Ausente: a difícil ruptura com o paradigma tradicional e a necessidade de adopção de um paradigma emergente. 2º Seminário de investigação inter-disciplinar: o corpo em processo/processos de trabalho. INET-MD, Faculdade de Motricidade Humana e Universidade Católica do Porto.

Mortari, K.S.M.; Batalha, A.P. (2010). O percurso do Corpo na Etnocoreologia. Congresso Internacional SIBE+ músicas e saberes em trânsito. Reitoria da UNL Lisboa, Portugal

Batalha, AP.; Macara, A. (2010). Expressive Games: dance as literacy. 25th ICCP World Play Conference Children’s Play: New Goals For The Future. FMH. Lisboa. Portugal

Macara, A.; Batalha, AP. (2010). Playing with dance in education. 25th ICCP World Play Conference Children’s Play: New Goals For The Future. FMH.UTL. Lisboa. Portugal

Alegre, L.; Batalha, A. P.; Macara, A. (2010). A Cultura da Dança: Percepções dos Professores das actividades Rítmicas Expressivas na Região de Lisboa . Actas Congreso Iberoamericano de Educación. Metas 2021. Septiembre 2010, Buenos Aires, República Argentina

Batalha, AP; Macara, A; Mortari, K. (2011) . Expressão Artística, Saúde e Controle da Obesidade. Actas do VII Seminário Internacional de Educação Física, Saúde e Lazer (CD-Romm pp 576 – 581) ISBN: 978-989-8537-00-3/ 978-989-8537-01-0

Mortari, K; Batalha, AP.(2011). Dança e Educação: constante processo de formação, informação e renovação. Actas do VII Seminário Internacional de Educação Física, Saúde e Lazer (CD-Romm pp 593 - 603) ISBN: 978-989-8537-00-3/ 978-989-8537-01-0

Macara, A; Batalha, AP. (2011). Bodies in dance performance and education. Actas do VII Seminário Internacional de Educação Física, Saúde e Lazer (CD-Romm pp 570 – 575) ISBN: 978-989-8537-00-3/ 978-989-8537-01-0

Batalha, AP; Macara (2011). Literacia Expressiva e Educação Global. Congresso Educação e Sociedade realizado pelo ISCSP e Instituto Superior de Ciências Educativas.( CD-Romm).

Mortari, K; Batalha, AP. (2011). Dança: campo do imaginário, espaço da criatividade e fomento da expressão. Seminário Internacional Descobrir a Dança/ Descobrindo através da Dança – 1º encontro daCi Portugal. Universidade Técnica de Lisboa / Faculdade de Motricidade Humana.

Batalha, AP; Macara, A; Mortari, K. (2011). A Emergência de um Projecto Comunitário de Combate á Obesidade Infantil. Seminário Internacional Descobrir a Dança/ Descobrindo através da Dança – 1º encontro daCi Portugal . Universidade Técnica de Lisboa / Faculdade de Motricidade Humana.

Mortari, K; Pereira, AP; Batalha, AP.(2011). A Dança no contexto da Motricidade Humana: presença, projecto e processo. Trabalho submetido para ser apresentado no Seminário Internacional Descobrir a Dança/ Descobrindo através da Dança – 1º encontro daCi Portugal. Universidade Técnica de Lisboa / Faculdade de Motricidade Humana.

Mortari, K; Batalha, AP; Macara, A. (2011). Dança e Musica: cantar a acção, emergir a emoção. ENIM 2011- I Encontro Nacional de Investigação em Música promovido pela APCM - Associação Portuguesa de Ciências Musicais. Casa da Música.

Batalha, AP; Macara,a. (2011). Literacia Expressiva e Educação Global. Congresso Educação e Sociedade realizado pelo ISCSP e Instituto Superior de Ciências Educativas. ISCSP. Lisboa. ( CD-Romm).

RESUMOS EM ACTAS DE ENCONTROS CIENTÍFICOS

Batalha, A.P. (2004). Methodology for Teaching Dance in the 21st century. A Moving Landscape: Dance Pedagogy for the 21st Century. Abstracts January, Dallas. Texas. USA

Batalha, A.P. ; Macara, A. (2004). Dance Students Peers and Dance References. A Moving Landscape: Dance Pedagogy for the 21st Century. Abstracts January, Dallas. Texas. USA
www.aahperd.org/nda/pdf_files/ShortConfOverview-r.pdf
http://www.aahperd.org/nda/pdf_files/ShortConfOverview-r.pdf

Batalha, A.P. (2004). Research on Rhythm and Dance. Making a Difference in Dance – Ethics and Politics Embodied in Dance. Theatre Academy. Abstracts December. Helsinki

Batalha, A. P. (2004). Analysis of Rhythmical Ability.
http://www. hichumanities.org/AHproceedings/Ana%20Paula%20Batalha,pdf

Silva, R.; Vanfraechem-Raway, R.; Batalha, A.P. (2004). O Corpo e a Imagem em Adolescentes. Resumos 5º Congresso Nacional de Psicologia da Saúde-A Psicologia da Saúde em Mudança (pp.144-145). F.C.Gulbenkian, SPPS, Junho. Lisboa

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Batalha, A.P.; Macara, A. (2008). O Contributo da Dança – Actividade Artística – na Obesidade Infantil. Livro de Resumos do I Congresso Internacional em Estudos da Criança - Infâncias Possíveis, Mundos Reais (pp.439)

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Macara, A.; Batalha,A.P. (2008). Self-Perception of the Body of Dancers in Performance. Abstracts Business Bodies 2008 International Conference - Universities of Finland. (pp.175). Theatre Academy. IADE.Helsinki

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Batalha, A.P.(2009). As Rodas e os Jogos Cantados como Inovação na Formação. Resumos do Seminário (Re)Aprender a Brincar:da Especificidade à Diversidade. Projecto Cultura Brincar (pp.27-28) Maio, Açores Portugal.

Batalha, A.P.(2009). O Ritmo das Rodas e Jogos Cantados. Vamos Dançar. Resumos do Seminário (Re)Aprender a Brincar:da Especificidade à Diversidade. Projecto Cultura Brincar (pp.28) Maio, Açores Portugal.

Mortari,K. ;Batalha, A.P. (2009). Alguns Olhares para o Corpo na Dança no Processo de Formação Profissional. Resumos do V Seminário Internacional/II Ibero-Americano de Educação Física, Saúde e Lazer (pp.86-87) Maio, Açores Portugal.

Mortari,K. ;Batalha, A.P. (2009). A Dança como Conteúdo na Formação do Licenciado em Educação Física: a Construção de uma Proposta. Resumos do V Seminário Internacional/II Ibero-Americano de Educação Física, Saúde e Lazer (pp. 66-67) Maio, Açores Portugal.

Mortari, K.S.M.; Batalha, A.P. (2010). O percurso do Corpo na Etnocoreologia. Comunicação oral no Congresso Internacional SIBE+ músicas e saberes em trânsito (pp. 35-36). Reitoria da UNL Lisboa, Portugal

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Macara, A.; Batalha, AP. (2010). Playing with dance in education. 25th ICCP World Play Conference Children’s Play: New Goals For The Future. (pp. 141-142) FMH edições Um Corpo de Conhecimentos. Lisboa. Portugal

Mortari, K.S.M.; Batalha, A.P. (2010). O Corpo da Ética e a Ética do Corpo: o exercício da ética no contexto da Motricidade Humana. Resumo publicado no Livro do XVIII Colóquio da Secção Portuguesa da AFIRSE/AIPELF subordinado ao tema: Deontologia, Ética e Valores na Educação - Utopia e Realidade. Lisboa: Universidade de Lisboa (pp.123-124) Fevereiro, Lisboa

Batalha, AP; Macara, A; Mortari, K. (2011) . Expressão Artística, Saúde e Controle da Obesidade. Livro de Resumos VII Seminário Internacional de Educação Física, Saúde e Lazer pag. 28. ISBN: 978-989-8537-01-0

Mortari, K; Batalha, AP.(2011). Dança e Educação: constante processo de formação, informação e renovação. Livro de Resumos VII Seminário Internacional de Educação Física, Saúde e Lazer . pag.100 . ISBN: 978-989-8537-00-3/ 978-989-8537-01-0

Macara, A; Batalha, AP. (2011). Bodies in dance performance and education. Livro de Resumos VII Seminário Internacional de Educação Física, Saúde e Lazer pag. 27. ISBN: 978-989-8537-01-0

COMUNICAÇÕES EM PAINEL (Poster)

Batalha, A.P.; Fernando C. (2006). A Pedagogia do “Happening” – Poster apresentado no 4º Simpósio A Pedagogia na Universidade - 70 anos da UTL

Batalha, A.P.; Macara, A. (2007). A Dança como forma de Literacia Artístico - Expressiva. Poster apresentado na Conferência Nacional Educação Artística. Casa da Música. Porto

Batalha, A.P.; Macara, A. (2007). Impacto das actividades Expressivas na Obesidade Infantil Encruzilhada das Actividades Físicas/Artísticas. Poster apresentado no SPEO - XI Congresso de Obesidade Infantil. Cascais.

Batalha, A.P.; Macara, A (2007). Culture and Tradition in Portuguese Fandango Folk Dance. XIII Conference- European Seminar in Ethnomusicology. Abstracts (pp.19). Universidade Nova de Lisboa. Lisboa

Batalha, A.P.; Macara, A. (2008). O Contributo da Dança – Actividade Artística – na Obesidade Infantil. Livro de Resumos do I Congresso Internacional em Estudos da Criança - Infâncias Possíveis, Mundos Reais (pp.439)

EQUIPAS EDITORIAIS/CIENTÍFICAS

Comissão Científica da nova Revista do GCEA – Gabinete Coordenador da Educação Artística

Comissão Científica do Seminário Internacional Descobrir a Dança/ Descobrindo através da Dança – 1º encontro daCi Portugal

Comissão Científica do VII Seminário Internacional de Educação Física, Lazer E Saúde Universidade do Minho- Braga

Comité Científico do VI Congreso Galego de Educación Física e Deporte –Galiza-Espanha

Comité Científico do II International Congress on Dance and Research-Brussels - Belgium

Comité Científico do Colóquio Educação pela Arte - passado, presente e futuro - Homenagem ao Dr. Arquimedes dos Santos-Fundação Calouste Gulbenkian

Comité Científico da Conferência Internacional: Pulses and Impulses for Dance in Community. Lisboa.

Comissão Científica do Seminário (Re)Aprender a Brincar: da Especificidade à Diversidade. Projecto Cultura Brincar. Açores Portugal

Directora da Revista de Dança da FMH – Estudos de Dança

Editora em colaboração do livro de Resumos e Textos do Seminário Internacional de
Dança e Movimento Expressivo. FMH Edições (2006)


SUPERVISÃO CIENTÍFICA

ORIENTAÇÃO DE ESTUDANTES DE PÓS-GRADUAÇÃO

Mestrado

Margarida Moura Fernandes – A Estrutura Rítmica na Dança Popular Portuguesa-Ensaio de Descrição Hierarquização segundo Critérios de Acentuação e Duração. MCE. (Defesa na FMH em 4 de Dezembro de 1991).

Fernanda Aurélio Magno Prim - As Actividades Lúdicas de Expressão Musical, Motora e Verbal - Análise do Repertório Infantil dos Sete Aos Dez Anos no Concelho De Campo Maior . MLCP. (Provas realizadas na Universidade Nova de Lisboa a 11 de Fevereiro 1993-aprovada).

Isabel Varregoso Rebetim Pereira - Ensino da Dança na Escola: Reconstrução e Aplicação do Reportório Expressivo Infantil. MCE. (Defesa na FMH a 25 de Julho 1994-aprovada).

Jocelyne Delimbeuf - A Dimensão Educativa da Dança no Período de 1940 a 1990 -Caracterização da Situação na área Metropolotana de Lisboa. MC Educação

Ana Sofia Carvalheiro - Observação em Dança - Validação de um sistema de observação do comportamento motor. MPA-Dança

Helena Nora - O Fandango e o Ribatejo – Estudo das evoluções ao nível semântico e técnico do Fandango dançado no Ribatejo. MPA-Dança (defesa na FMH em 29 de Novembro 1999-aprovada).

Valeria Moreyra - Dança e Ludicidade- A influência de diferentes estilos de Dança nos comportamentos expressivo e lúdico das criancas Universidade Moacyr Bastos. M.Desenvolvimento da Criança

Abílio Silva – Observação e Análise da Performance rítmica: comparação das competências do ritmo motor entre jovens com experiência e sem experiência em Dança, na perspectiva de definir objectivos de performance. MPA-Dança

Francisco Sousa Machado- Detecção de Talentos na Dança Clássica. MPA-Dança - em curso

Doutoramento

Ana Macara - Estudo da Vivência do Bailarino em Cena. 1º Doutoramento Europeu

Elisabete Monteiro - As Qualidades Expressivo-formais na Técnica de Dança-construção, validação e aplicação de um instrumento de avaliação.

Daniel Tércio - História da Dança em Portugal - dos pátios das comédias à fundação do Teatro de S. Carlos.

Luisa Roubaud – Corpo e Imaginário- Representações do Corpo na Dança Independente em Portugal

Margarida Moura Fernandes – Sistematização da Dança Tradicional Portuguesa – classificação das variáveis coreográficas, espaco, ritmo e gestos tecnicos

Luis Xarez – Morfologia do movimento dançado - géneros coreográficos e comportamento motor na Dança Teatral ocidental

Mara Rubia Antunes – Influências das Danças Tradicionais Açorianas no significado da cultura expressiva da sociedade brasileira (Rio Grande do Sul e Santa Catarina

Maria do Carmo Kunz - Género e Estética na Educação - Contributos para a Inclusão da Dança nos currículos

Maria Isabel Varregoso – As Danças Tradicionais Portuguesas e a promoção do bem estar e qualidade de vida de adultos idosos – Construção, aplicação e eficácia de um programa de ocupação de tempos livres

Rosa Silva – Imagem do Corpo em Estudantes de Dança

Maria Manuela Barros – Corpo e Sentido: Uma Proposta sobre a Materialidade da Dança

Luisa Alegre – As Percepções dos Professores de EF relativamente à Dança. Projecto em elaboração aprovado pela FCT / CC da FMH em 2009. Orientadora até 2010

Kátia Mortari – A Compreensão do Corpo na Dança. Projecto em elaboração aprovado no CC da FMH em 2007 e pela FCT em 2009. Orientadora em curso


JÚRIS DE GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO

Licenciatura

Maria José Fazenda - Texto e Contexto do Bailado. Provas realizadas na Universidade Nova de Lisboa, 21 de Julho de 1987. Arguente

Provas de Aptidão Pedagógica e Capacidade Científica

Daniel Tércio - Trabalho de Síntese: História da Dança em Portugal no período do antigo regime. Relatório de Aula: O Espectáculo na Cidade Quinhentista. Provas realizadas na FMH, em 12 e 13 de Julho de 1990. Arguente

Luis Xarez Rodrigues - Trabalho de Síntese: Saltos em Dança:estudo da influência de variáveis técnicas, morfológicas e nível de experiência na altura de voo. Relatório de Aula: A Classificação dos Movimentos Observáveis nas Diferentes Formas de Dança. Provas realizadas na FMH, em 3 e 4 de Dezembro de 1992. Arguente

João Afonso da FMH - Trabalho de Síntese: Análise do Comportamento Postural em Bailarinos Profissionais . Relatório de Aula: Critérios Técnicos de Dança e Estratégias de Intervenção no Despiste de Lesões ao nível do Membro Inferior. Provas realizadas na FMH, em 31 de Março e 4 de Abril de 1993. Arguente

Mestrado

Luisa Roubaud - Estudo Psicológico do Simbolismo na Dança Teatral-análise dos bailados portugueses Verde-Gaio. Provas realizadas na Universidade Nova de Lisboa em 24 de Setembro de 1991. Arguente

Margarida Moura Fernandes - A Estrutura Rítmica na Dança Popular Portuguesa-ensaio de descrição e hierarquização segundo critérios de acentuação e duração. Provas realizadas na FMH em 4 de Dezembro de 1991. Arguente

Fernanda Aurélio Magno Prim - As Actividades Lúdicas de Expressão Musical, Motora e Verbal - análise do repertório infantil dos sete aos dez anos no Concelho de Campo Maior. Provas realizadas na Universidade Nova de Lisboa a 11 de Fevereiro 1993. Arguente

Isabel Varregoso Rebetim Pereira - Ensino da Dança na Escola: reconstrução e aplicação do reportório expressivo infantil. Provas realizadas na FMH a 25 de Julho 1994. Arguente

Maria Joana Felix - A Dança Popular na Aula de Educação Física - sua justificação através de determinantes culturais. Provas realizadas na Universidade do Porto a 11 de Janeiro de 1996. Arguente

Ana Paula Costa Santos - O Contributo da Dança no Desenvolvimento da Coordenação das Crianças e Jovens. Provas realizadas na Universidade do Porto a 18 de Dezembro de1997. Arguente

Manuel Jorge Reis da Gama Caldas - a Tradição e a Cultura Popular na Ocupação dos Tempos Livres - as práticas lúdicas dos grupos de etnografia e folclore da cidade do Porto. Provas realizadas em 1998 na Universidade do Porto. Arguente

Alexandra Maria Mendes. O contributo das DançasTtradicionais na Recreação do Povo Português. Provas realizadas na Universidade do Porto em 1998. Arguente

Jocelyne Delimbeuf - A Dimensão Educativa da Dança no Período de 1940 a 1990 -Caracterização da Situação na área Metropolotana de Lisboa. MC Educação (defesa em 11 de fevereiro 1998). Orientadora e Presidente do Júri

Jorge Caldas - A Tradição e a Cultura Popular na Ocupação dos Tempos Livres-As Práticas Lúdicas dos Grupos de Etnografia e Folclore da cidade do Porto. MCD-área de especialização em Desporto de Recreação e Lazer. FCDEF, Universidade do Porto (defesa em 1 de Junho de 1998). Arguente

Alexandra Mendes - O Contributo das Danças Tradicionais na Recreação do Povo Português. MCD-área de especialização em Desporto de Recreação e Lazer. FCDEF, Universidade do Porto (defesa em 28 de Setembro de 1998). Arguente

Maria João Alves - O Perfil do Comportamento de Interacção do Professor de Dança Moderna na via vocacional. MPA-Dança (defesa em 27 de Novembro de 1998). Presidente do júri e Arguente

Maria da Conceição Rosado - As Danças Sociais no Contexto Escolar e não Escolar, Detecção de Erros na Fase de Aprendizagem. MPA-Dança (defesa em 27 de Novembro de 1998). Presidente de Júri e Arguente

Albina Odete Fonseca - A Avaliação da Dança no Ensino Secundário-Caracterização da Situação no Distrito do Porto. MPA-Dança (defesa em 18 de Janeiro de 1999). Presidente do Júri e Arguente

Ana Isabel Cruz Ferreira - Produção Artística em Dança-Avaliação dos Elementos Técnico-artísticos. MPA-Dança (defesa em 15 de Abril de 1999). Presidente de Júri e Arguente

Sara Isabel da Silva Castro - As Danças Tradicionais Portuguesas como Actividade de Recreação e Lazer-Motivação para a Prática dos Grupos de Etnocoreografia e Folclore do Douro Litoral. MCD-área de especialização em Desporto de Recreação e Lazer. FCDEF, Universidade do Porto (defesa em 1 de Junho de 1999). Arguente

Elvira Alvarez - Os Valores Plásticos na Dança Portuguesa nos Primeiros 45 anos do século XX. MPA-Dança (defesa em 21 de Junho). Presidente do Júri e Arguente

Maria Margarida Abrantes Alves - Dança Teatral Contemporânea:Estudo de Relações entre o Público e a Obra. MPA-Dança (defesa em 29 de Setembro de 1999). Presidente do Júri e Arguente

Maria João Novais - Orientações Cognitivas de Jovens Bailarinas:Comparação das suas Perspectivas com as dos seus Professores. MPA-Dança (defesa em 1999). Presidente do Júri e Arguente

Ana Sofia Carvalheiro - Observação em Dança - Validação de um sistema de observação do comportamento motor. MPA-Dança (defesa na FMH em 19 de Novembro de 1999). Orientadora e Presidente do Júri

Ana Maria Reis Figueira - Papel da Improvisação nos Processos de Criação e Interpretação Coreográfica-Caracterização de casos de três Coreógrafos da Nova Dança Portuguesa. MPA-Dança (defesa em 22 de Novembro de 1999). Presidente do Júri e Arguente

Helena Nora - O Fandango e o Ribatejo – Estudo das evoluções ao nível semântico e técnico do Fandango dançado no Ribatejo. MPA-Dança (defesa na FMH em 29 de Novembro 1999). Orientadora e Presidente do Júri

Ricardo Jorge Rios Fonseca - Estudo das razões de persistência pela prática de Dança Clássica, de Dança Moderna e de Ginástica Aeróbica. MCD,área de especialização de Recreação e Lazer. FCDEF, Universidade do Porto (defesa em 27 de Janeiro de 2000). Arguente

Maria da Graça Silva Santos - A Dança e o Movimento Criativo no Desenvolvimento de algumas Dimensões da Competência Social-uma Abordagem às Terapias Expressivas na Intervenção em Crianças com Comportamentos Agressivos. MEEspecial (defesa em Fevereiro de 2000). Presidente do Júri e Arguente

Isabel Maria Machado - Corpo e Espaço;Elementos para uma Leitura do Corpo Performativo através das Artes Plásticas no século XX. MCD-área de especialização em Recreação e Lazer. FCDEF, Universidade do Porto (defesa em 4 de Abril de 2000). Arguente

Ana Catarina Mendes Fernando - Análise do Modelo das Actividades Desportivas dos Grandes Espaços. MCD, Universidade da Beira Interior (defesa em 22 de Janeiro de 2002). Arguente

José Henrique Amoedo - Dança Inclusiva em Contexto Artístico-Análise de duas Companhias de Dança. MPA-Dança (defesa em 12 de Julho de 2002). Presidente do Júri e Arguente

Kelly Serrano O'Hara - Análise de um Modelo das Actividades Desportivas de Confrontação Directa no âmbito da Sistemática das Actividades Desportivas. MCD, Universidade da Beira Interior (defesa em 16 de Julho de 2002). Arguente

Valeria Moreyra - Dança e Ludicidade- A influência de diferentes estilos de Dança nos comportamentos expressivo e lúdico das criancas Universidade Moacyr Bastos. M.Desenvolvimento da Criança - (defesa em 14 de Novembro de 2002 no Brasil). Orientadora

Alexandre Silva Duarte - Avaliação Postural em Crianças da 1ª à 8ª Série. Universidade Moacyr Bastos. M.Desenvolvimento da Criança - (defesa em 14 de Novembro de 2002 no Brasil). Arguente

Barbara Maria Clayes - How do Flemish Subsidized Theatres use Marketing to Contribute to the Reinforcement of the Relation Between the Dance World and Society. MPA-Dança - (defesa em 10 de Dezembro 2002). Presidente do júri e arguente.

Abílio Silva – Observação e Análise da Performance rítmica: comparação das competências do ritmo motor entre jovens com experiência e sem experiência em Dança, na perspectiva de definir objectivos de performance. MPA-Dança (defesa em 27 de Março de 2003). Orientadora e Presidente do Júri

Andreia Castro - Dança e Psicoterapia-Levantamento e Análise da Situação da Dançoterapia em Portugal. MPA-Dança (defesa em 17 de Novembro). Presidente do Júri e Arguente

Patrícia Apolinário Varela - Percepção dos Objectivos de Aprendizagem no Ensino da Dança Contemporânea, no âmbito amador. MPA-Dança (defesa em 12 de Fevereiro de 2004). Presidente do Júri e Arguente

Helena Isabel de Oliveira Pereira - Caracterização da Performance e Respectiva Actividade Preliminar em Diferentes Formas de Dança. MPA-Dança (defesa em 12 de Fevereiro de 2004). Presidente do Júri e Arguente

Maria Isabel Leal da Costa – Perspectiva Antropológica das Danças Tradicionais da Lousa - Beira Baixa. Análise Contextual, Coreográfica e Musical: Dança das Virgens, Dança dos Homens e Dança das Tesouras. (defesa na FMH em 18 de Janeiro de 2006). Presidente do Júri e Arguente.

Sara Maria Inácio – Sílvia Real, nas Redes de Contemporaneidade-Estudo Contextualizado da Obra Coreográfica (defesa na FMH em 20 de Fevereiro de 2006). Presidente do Júri e Arguente.

Ana Clara Guerra Marques – Sobre os Akixi a Kuhangana entre os Tucokwe de Angola: a Performance Coreográfica das Máscaras de Dança Chicongo e Mwana Phwo (defesa na FMH em 15 de Janeiro de 2007). Presidente do Júri e Arguente.

Vera Maria Amorim e Rodrigues de Almeida – Estudo Comparativo de duas Metodologias de Ensino da Dança Vocacional no Contexto da Técnica de Dança Clássica – Nível Elementar (defesa na FMH em 14 de Março de 2006). Presidente do Júri e Arguente.

Ana Isabel Pereira Silva Marques – O Ensino Artístico da Dança em Portugal- ao Encontro das Escolas Vocacionais (defesa na FMH em 30 de Março de 2007). Presidente do Júri e Arguente.

Maria de Jesus Caeiro Rosa – Repertório Tradicional do Concelho de Coruche- Caracterização dos Principais Géneros Coreográficos e Musicais : bailarico, corridinho, fadinho, moda dos dois passos, moda de roda, passo largo, verde-gaio e vira (defesa na FMH em 12 de Julho de 2007). Presidente do Júri e Arguente.

Eva Cláudia Alves Loução – Articulares do Pé e Padrão de Marcha: Comparação entre Jovens Praticantes e Não Praticantes de Dança. (defesa na FMH em 27 de Julho de 2007). Presidente do Júri e Arguente.

António Marcos Silva Santos – Danças nas Escolas Públicas de Ceilândia-DF / Brasil. (defesa na FMH em 9 de Novembro de 2007). Presidente do Júri e Arguente.

Maria da Graça Martins da Cunha Pacheco – O Corpo e o Hip-Hop –Auto Percepção Corporal em Dançarinos de Hip-Hop: estudo comparativo entre dançarinos de hip-hop e outros grupos populacionais. (defesa na FMH em 7 de Março de 2008). Presidente do Júri e Arguente.

José Hilário Pereira Rodrigues – O Ensino da Dança Social: O Conhecimento Pedagógico do Conteúdo de Professores “Espert” em Salsa. (defesa na FMH em 27 de Junho de 2008). Presidente do Júri e Arguente.

Filipa Alexandra Teixeira da Silva – A Dança Desportiva em Contexto Social e Competitivo: Análise da Motivação para a Prática. Presidente de júri em 2008

Helena Isabel de Couto e Almeida – Princípios e Práticas da Dançoterapia. Levantamento e Sistematização de Abordagens Actuais. (defesa na FMH em 25 de Maio de 2009). Presidente do Júri e Arguente

Maria Margarida Casimiro – Dançoterapia. (defesa na FMH em 24 de Junho de 2009). Presidente do Júri e Arguente

Doutoramento

Helder Manuel Arsénio Lopes – Análise das possibilidades de integração nos Mercados do Desporto de um produto do âmbito da Sistemática das Actividades Desportivas (defesa na Universidade da Madeira 30 de Março de 2006 - aprovado). Júri e Arguente.

Miguel António Garcia Moreira - Matriz de Análise das Tarefas Desportivas- Sistema de Classificação Estrutural- Modelo Taxinómico do Surf. (defesa na FMH em 1 de Outubro de 2007 - aprovado). Júri e Arguente.

Maria João Alves - Ensino Aprendizagem de Dança Moderna: Estratégias de Estruturação da Prática e Desempenho Motor em Habilidades Sequenciadas de Dança. (defesa na FMH em 10 de Outubro de 2007 - aprovada). Júri e Arguente.

Cláudia Marisa Silva de Oliveira – Para uma Dramaturgia do Corpo - Análise do corpo enquanto linguagem cénica na criação artística espectacular. (defesa na FMH em 25 de Outubro de 2007 - aprovada). Júri e Arguente.

Elvira Alvarez – A Dança Teatral Portuguesa da 1º República ao Estado Novo - Modas, Ruturas e Nacionalismos (defesa na FMH em Outubro 2010 – aprovada). Júri e arguente


Agregação

Francisco Carreiro de Costa - Disciplina de Desenvolvimento Curricular do Grupo de Disciplinas de Ciênciias de Educação (defesa na FMH em 11, 12 de Janeiro de 2001)

Carlos Neto - Disciplina de Desenvolvimento e Adaptração Motora do Grupo de Disciplinas de Ciências da Motricidade (defesa na FMH em 8, 9 de Janeiro de 2001)

Carlos Jorge Colaço - Disciplina de Planeamento e Gestão de Projectos do Grupo de Disciplinas de Ciências do Desporto (defesa na FMH em 16, 17 de Outubro de 2001)

Manuela Hasse - Disciplina de Antropologia e História do Corpo do Grupo de Disciplinas das Ciências da Motricidade da UTL (defesa na FMH em 26, 27 de Novembro de 2001)

Anabela Aleixo – Disciplina de Intervenção Ergonómica - Ergonomia (defesa pública na FMH em 7 e 8 de Outubro de 2004). Júri

Jorge Castelo – Disciplina de Metodologia do Treino - Ciências de Desporto (defesa pública na FMH em 11 e 12 de Outubro de 2004). Júri

Fernando Almada - Disciplina de Sistemática das Actividades Desportivas – Ciências do Desporto (defesa pública na UBI em 24 e 25 de Fevereiro de 2005). Arguente do curriculum e relatório pedagógico

Francisco Rebelo – Disciplina de Antropometria e Design Ergonómico - Ergonomia (defesa pública na FMH em 28 e 29 de Fevereiro de 2008). Júri

Yan Cabri – Disciplina de Cinesiologia - Fisioterapia (defesa pública na FMH em em 11 e 12 de Fevereiro de 2008). Júri

Pedro Teixeira - Disciplina de Obesidade e Controlo de Peso - Ciências da Saúde (defesa pública na FMH em 26 e 27 de Junho de 2008). Júri

Sidónio Serpa - Disciplina de Psicologia do Desporto - Ciências do Desporto (defesa pública na FMH em 18 e 19 de Fevereiro de 2008). Júri

Pedro Pezarat Correia - Disciplina de Cinesiologia - Ciências da Motricidade (defesa pública na FMH em 26 e 27 de Maio de 2008). Júri

Ana Macara de Oliveira – Disciplina de Produção Artística – área científica de Dança -Estudos Artísticos (defesa pública na FMH em 4 e 5 de Novembro de 2009). Arguente do curriculum e relatório pedagógico

Concursos Professores Associados e Catedráticos

2010 e 2011 – FMH .UTL – Concurso Professor Associado nas Áreas de Disciplinares de Pedagogia e Metodologias de Intervenção (PMI) e Sociologia Estudos Culturais e Gestão das Actividades Físicas e do Desporto (SEG).

2010 e 2011 – FMH.UTL – Concurso Professor Catedrático nas Áreas de Disciplinares de Pedagogia e Metodologias de Intervenção (PMI) e Sociologia Estudos Culturais e Gestão das Actividades Físicas e do Desporto (SEG).

ACTIVIDADES PEDAGÓGICAS

Ao considerarmos que a investigação em artes, e particularmente a sua aplicação à pedagogia da Dança, não se deve limitar a métodos académicos fechados. De igual modo, porque temos vindo a ser confrontados diariamente com o facto de a actividade artística, nos seus mais variados aspectos contribuir para a criação e desenvolvimento do conhecimento. Actualmente por também estarmos norteados com as directrizes de Bolonha, temos vindo a conciliar métodos e metodologias de ensino. Assim ao reflectirmos sobre a nossa actividade pedagógica ao longo dos últimos anos, sentimos que não foi fácil definir determinadas intervenções pedagógicas, umas com um suporte de carácter mais científico e outras baseadas em perspectivas mais artísticas e contemporâneas. Contudo, a nossa intervenção pedagógica tem-se caracterizado por um cruzamento e conjugação de conhecimentos, por um lado desenvolvidos pelas ciências e filosofias da educação, e por outro por uma sistematização dos conteúdos decorrente de nossa prática constante e aprofundada na área da Dança.
Em síntese, a nossa actividade pedagógica tem-se apoiado numa confluência de saberes e numa variedade de atitudes em relação ao fenómeno artístico que sedimentaram o conhecimento académico em Dança e estão presentes "no saber e no saber fazer" que pressupõem a nossa capacidade de análise e integração de posições culturais e artísticas diferenciadas e tradicionalmente distintas.

LECCIONAÇÃO

Professora da Licenciatura em Motricidade Humana da Universidade Lusíada de Lisboa
Professora da Licenciatura em Gestão das Organizações Desportivas da Universidade Lusíada de Lisboa
Professora na Licenciatura de Dança da FMH das disciplinas de Sistemática da Dança, Metodologia do Ensino da Dança, Actividades de Estágio e Seminários
Professora no Mestrado em Performance Artística – Dança da FMH das disciplinas de Sistemática da Dança e Trabalho de Projecto
Professora no Mestrado em Desenvolvimento da Criança na FMH e na Universidade Moacyr Bastos no Brasil da disciplina A Dança e a Criança

Professora de Master Class nas seguintes Universidades:
Universidade de Jyvaskyla - Finlândia,
Academia de Dança e Teatro de Helsínquia - Finlândia,
Universidade de Estocolmo – Suécia,
Universidade de Surrey-Surrey – Inglaterra,
Universidade de Surrey-Roehampton – Inglaterra,
Université Sorbonne, Mestrado de Dança em ParisVIII – França,
Universidade de Blaise Pascal, Mestrado em Clermont-Ferrand - França,
Universidade Livre de Bruxelas, Licenciatura e Mestrado – Bélgica,
Université de Louvain – Louvain la Neuve
Vrije Universiteit VUB- Bruxelas
Katholieke Universiteit KUL -Leuven
Universidad de San Antonio de Murcia – Espanha,
Universidade de Nova York - USA,
Universidade de Regina – USA,
Universidade de Washington - USA,
Western Michigan – USA,
University Kalamazooo in Michigan - USA,
Universidade da Califórnia e Los Angeles - UCLA na Califórnia – USA.


ACTIVIDADES ARTÍSTICAS

Ao longo dos anos, mantivemos alguma actividade no âmbito da criação coreográfica, por um lado, e na produção de eventos artísticos de Dança, por outro. Ao longo dos anos este percurso foi apoiado pela Reitoria, FMH e Serviços Sociais da Universidade Técnica de Lisboa e correspondeu, não só a uma necessidade artística profunda, como a uma convicção generalizada da necessidade de implementação de actividades artísticas complementares no seio universitário. Assim nasceu o CODAPTEC com um espaço de vocação orientado pelos Orgãos Sociais da Companhia que visava a formação complementar e integrada dos seus estudantes, mas igualmente promovia a pesquisa do material popular existente de Norte a Sul do País. O CODAPTEC teve como objectivo a divulgação das danças tradicionais portuguesas com uma dimensão cultural inegável e igualmente teve como missão imprimir ao material folclórico uma problemática dinâmica e artística pela imposição de um estilo coreográfico próprio em que a linguagem popular está associada às potencialidades da composição artística. Presentemente o CODAPTEC está mais vocacionado para a Dança Contemporânea.

CODAPTEC – Centro para o Desenvolvimento da Companhia de Dança Popular da Universidade Técnica de Lisboa

Objectivos do CODAPTEC: A objectivação do trabalho privilegia os seguintes aspectos:
•Promover a prática regular e sistemática do Folclore como meio de cultura, bem estar e lazer.
•Desenvolver a criação artística tendo como motivo de inspiração
os temas populares portugueses
•Apoiar a formação complementar e integrada dos estudantes da UTL
•Estimular e criar formas de intervenção e participação da Universidade na comunidade.
•Apoiar acções de formação nas Escolas.
•Responder qualitativamente às exigências artísticas.
•Estimular a pesquisa etnocoreográfica.
•Promover o intercâmbio transcultural, artístico e científico.

As determinantes históricas do CODAPTEC impõem um estilo próprio em que a linguagem popular utilizada nas coreografias, está associada às potencialidades da composição artística, justificando-se o grande investimento nas técnicas coreográficas e cénicas pela vontade crescente de valorizar o reportório motor do homem português. A objectivação do trabalho assenta em quatro grandes linhas orientadoras que são a síntese do que ficou dito e de um certo modo hierarquizadas - INVESTIGAÇÃO, CRIAÇÃO, FORMAÇÃO e DIVULGAÇÃO

O espaço de VOCAÇÃO fica portanto comprometido com o desenvolvimento da Arte Popular Portuguesa numa dimensão artística e de acordo com os seguintes domínios:

INVESTIGAÇÃO - CONSERVAÇÃO DO PATRIMÓNIO
.Recolher e reunir o património das actividades corporais-Danças
.Inventariar e classificar o material proveniente da pesquisa
.Organizar um arquivo informatizado das Danças
.Elaborar uma Carta Coreográfica

CRIAÇÃO - EXPLORAÇÃO DE NOVAS FORMAS
.Aprofundar em moldes laboratoriais as técnicas expressivas
.Criar formas originais de composição dos modelos populares
Evidenciar as variáveis de maior valor estético
.Explorar novos modelos de coreografia e cenografia
.Explorar novas tecnologias de apoio
.Estruturar o material popular numa dimensão artística

FORMAÇÃO - ACÇÕES DE FORMAÇÃO E INFORMAÇÃO
.Contribuir para a formação geral e técnico-artística dos jovens
.Profissionalizar os "performers"
.Desenvolver a participação da Universidade na Comunidade
.Promover o intercâmbio cultural e artístico
.Estabelecer uma rede de relações culturais inter-instituiçõess

DIVULGAÇÃO - DIFUNDIR AS FORMAS CULTURAIS PORTUGUESAS
.Representar as Danças Tradicionais através de desempenhos originais
.Divulgar as danças populares portuguesas de maior valor estético
.Divulgar a espectacularidade e a ritmicidade das Danças Portuguesas
.Interessar o espectador pelas Danças Tradicionais Portuguesas
.Interpretar estudos coreográficos estilizados de inspiração popular
.Realizar e produzir espectáculos com base nas novas tecnologias artísticas

Ao longo da existência do CODAPTEC vocacionado para a Dança Popular e como Directora Artística da Companhia implementamos uma actuação e um desenvolvimento que se pretendeu inovador nas suas diferentes vertentes de vocação.
Assim e de acordo com as linhas de orientação propostas para a área científica e em conjunto com alguns docentes da FMH, doutorandos e com os bailarinos, o CODAPTEC no âmbito do projecto Carta Coreográfica, continua a trabalhar na pesquisa etnocoreográfica.
Tem sido possível ao longo dos anos analisar e sistematizar um grande número de danças, resultado do trabalho de campo relativamente ao levantamento dos grupos de folclore portugueses de todas as regiões de Portugal. As Danças portuguesas infantis foram também um dos nossos objectivos de recolha e análise. Foi implementado também um programa para idosos com base nas danças tradicionais portuguesas menos dinâmicas com vista à melhoria relacional e bem estar desta população. Foi realizado também um outro levantamento das danças mais antigas de raíz portuguesa para incluir futuramente numa Enciclopédia Portuguesa. A análise, a classificação e a notação das danças tem sido um trabalho de grande preocupação, para o qual temos vindo a efectuar esforços para a sua sistematização em categorias específicas relativas a cada região do país.

Como Companhia de Dança que realizou cerca de 30 espectáculos por ano em Portugal e estrangeiro e de acordo com as estratégias artísticas estipuladas, foi nossa preocupação coreografar com base em temas populares após existir um trabalho prévio de sistematização do material popular português. A originalidade das coreografias e a qualidade artística das performances da Companhia está na sua essência suportada por um trabalho inicial de pesquisa que permite evidenciar o mais característico e o mais espectacular dos comportamentos motores do povo português. Em simultâneo e relativamente a outros domínios, nomeadamente o pedagógico e o da divulgação, o CODAPTEC executou tarefas diferenciadas e de grande responsabilidade, na maior parte das vezes por solicitação da comunidade em que estava inserido. Foi também possível, através dos seus professores, intervir na Comunidade nacional e internacional com performances, comunicações e workshops reveladores da experiência do CODAPTEC nos âmbitos Científico, Pedagógico e Cultural.

Destaca-se a presença da Companhia em diversos espectáculos de divulgação da Dança Popular onde se tem pretendeu valorizar o património cultural e artístico. Relativamente aos aspectos do intercâmbio cultural e de informação dos estudantes e professores do ensino básico e secundário. Destaca-se a importante relação pedagógica exercida pelos bailarinos do CODAPTEC face aos alunos e professores das várias escolas do ensino oficial quando do desempenho das suas performances. Ainda a nível do intercâmbio cultural destaca-se o saudável convívio com as comunidades nacionais e estrangeiras com quem o CODAPTEC interagiu.

Congratulamo-nos com a qualidade artística dos desempenhos realizados pelos bailarinos e com o empenho demonstrado pelos Assistentes Artísticos do CODAPTEC. Podemos ainda afirmar que o elevado nível pedagógico e técnico-artístico da monitoria do CODAPTEC contribuíu de uma forma relevante para a revitalização dos factos folclóricos, para a experiência, recriação e difusão colectivas desses factos, para a competência técnico-artística dos estudantes, para a espontaneidade e responsabilidade dos bailarinos, para a boa aproximação entre eles e para uma dinâmica relacional saudável entre todos os que intervêm na Companhia.

Como é evidente o nosso principal objectivo foi a formação complementar dos estudantes e todo o nosso trabalho foi para apoiar e formar passo a passo os jovens que chegavam e estavam inseridos na Universidade. De salientar, e pensamos que não é por acaso, que a maioria dos estudantes que fizeram parte da Companhia de Dança, são hoje personalidades importantes na nossa sociedade.

Podemos afirmar que a Universidade está de parabéns por ter apoiado sistemáticamente esta Companhia de Dança. Um agradecimento a todos: à persistência dos Assistentes Artísticos, aos bailarinos do CODAPTEC pela sua alegria e generosidade e a todas as entidades patrocinadoras..


COREOGRAFIAS - ACTIVIDADE CRIATIVA

Cavaquinho - APB
Esta coreografia com base integral na música de Júlio Pereira acompanhada por cavaquinhos, recria o texto musical com um sub-texto coreográfico estilizado mas em que se distinguem perfeitamente as danças de vira, chula e malhão.
Suîte Alentejana- APB
A música sinfónica de Freitas Branco serviu de base para uma coreografia em que predomina a melodia do Fandango. Contudo esta peça está de tal forma orquestrada que o Fandango surge com uma imponência muito pouco usual. Assim este estudo coreográfico foi elaborado para ser apresentado em sessões académicas em que o traje académico foi o seleccionado como guarda-roupa dos bailarinos. Esta coreografia surge com grande impacto e o conjunto musica-dança-guarda-roupa formaram um agregado de aspecto francamente espectacular.
Fausto- APB
Esta coreografia identifica-se com as viagens dos portugueses no tempo das descobertas e tendo por base a música de Fausto recria a obra de Fernão Mendes Pinto. A coreografia incide principalmente nos aspectos marítimos destacando-se o movimento das ondas.
Celvirachu- APB
Este estudo coreográfico reune as musicas do Norte de Júlio Pereira reduzindo assim os desempenhos motores à força da rusga, vira minhoto, e chula do Alto Douro. O espaço utilizado é reforçado por grandes diagonais de modo a potenciar o impacto expressivo da obra.
Rotoruchu- APB
As novidades e as escolhas idiossincráticas nesta coreografia, baseiam-se na sua essencialidade nos aspectos espaciais visto os aspectos motores, quase exclusivamente, serem retomados das danças tradicionais. Pretende-se nesta selecção de unidades espaciais introduzir uma leitura visualmente deslumbrante.
Miranar - APB
Procurou-se nesta coreografia dar um efeito de pluralismo e diversidade de modo a ser uma amostra de Portugal. O distanciamento das danças tradicionais não é grande, no entanto potencia-se a presença de cada dança tradicional com uma redescoberta de planos e direcções espaciais imprimindo-lhe um cenário romântico.
Rãoquinho - APB
Sendo um trabalho nitidamente minimalista de criação coreográfica com base nas músicas de Rão kyao, desempenha no entanto uma aproximação à sensibilidade do povo português. As coreografias pretendem dar um prolongamento às essências e às aparências da técnica folclórica. A grande tónica deste estudo surge com a dinâmica da rusga realçada ao longo desta obra.
Saltitar Zeca Afonso - APB
A característica relevante desta coreografia diz respeito à estratégia do uso da metáfora utilizada pelo autor da música e prolongada na coreografia. Podemos dar como exemplo o trabalho árduo das formigas. Esta obra está sobreposta à música de Zeca Afonso evidenciando melodias e um discurso motor focalizando principalmente a cultura popular portuguesa, mas com poucos skills tradiconais.
Sapateado - APB
A estrutura coreográfica assenta basicamente no sapateado, tendo havido uma preocupação de prolongamento dos passos tradicionais portugueses tal como o fandango, verde-gaio, vira e chula. Foi supervalorizado o trabalho de pés, fugindo ao figurino usual e mais completo do trabalho de braços e tronco.