logotipo medievalista

 
   
 
Número 9 | Janeiro - Junho 2011 ISSN 1646-740X
 

IEM

NÚMERO 9 / CURRENT ISSUE

logo FCSH

FCT


 

 

O Clero Secular Medieval e as suas Catedrais. Novas Perspectivas e Abordagens

 

Maria Leonor Botelho
leonorbotelho@gmail.com
Membro IEM,
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas,
Universidade Nova de Lisboa.

TEXTOCITAÇÃO imprimir PDF imprimir mail indice
 
 

Realizou-se recentemente a 1ª Sessão do Encontro Internacional consagrado ao estudo do Clero Secular Medieval e as suas Catedrais e que contou com a presença de diversos especialistas nacionais e estrangeiros que abordaram diversos aspectos relacionados com a Liturgia, a Música e Arte e a Arquitectura no âmbito das catedrais portuguesas e com a Sigilografia, a Tumularia, a Heráldica e a Epigrafia já no contexto eclesiástico nacional.

Procurando dar uma nova visibilidade, e apostando na continuidade, dos trabalhos de investigação sobre estas matérias, os seus vários painéis, quer no respeitante à Liturgia e Espaço Religioso, quer no relativo aos Símbolos e Representações do Poder revelaram novos contributos e novas linhas de investigação nestas matérias. Os workshops, consagrados ao Património catedralício edificado: funções, transformações e restauros e aos Símbolos e representações do poder: projectos de futuro, revelaram-se igualmente de uma extrema pertinência e actualidade pelos debates gerados e pelas ideias e conceitos apresentados durante as sessões.

De um modo geral, os especialistas da matéria apelaram à criação de uma entidade fiscalizadora que velasse pelo melhor entendimento das várias tutelas que se associam ao património catedralício (mas também a outros patrimónios), assim como apelaram a um maior entendimento entre o meio académico e cientifico e as entidades responsáveis pela gestão, salvaguarda e divulgação desse mesmo património catedralício, aos mais diversos níveis.

Encontros como este, multidisciplinares, revelam a importância crescente do cruzamento de dados necessário entre as várias disciplinas afins que, em vez de caminhar paralelamente, devem antes cruzar os seus dados, no sentido de compreender melhor o todo na sua unicidade.

Esperemos agora que a 2ª Sessão deste encontro, que decorrerá nos dias 1 e 2 de Abril de 2011, consagrada já ao tema das Culturas, conheça a mesma dinâmica e sucesso, no estudo que se centrará já sobre a Cultura Material e Cultura Intelectual. Assim, estarão na ordem do dia as áreas relacionadas com a materialidade e a mundividência do quotidiano do clero secular medievo, destacando a sua importante vertente cultural e intelectual.

florao cinz COMO CITAR ESTE ARTIGO topo home
   
 
Referência electrónica:
BOTELHO, Maria Leonor – O Clero Secular Medieval e as suas Catedrais. Novas Perspectivas e Abordagens. Medievalista [Em linha]. Nº 9, (Dezembro de 2010). [Consultado dd.mm.aaaa]. Disponível em http://www2.fcsh.unl.pt/iem/medievalista/MEDIEVALISTA9/botelho9012.
ISSN 1646-740X.
florao cinz   topo home