logotipo medievalista

 
   
 
Número 8 | Julho - Dezembro 2010   ISSN 1646-740X
 
IEM

Número 8
APRESENTAÇÃO


EDIÇÕES ANTERIORES
Todos os números >>


LINKS
Revistas Internacionais
Normas para Autores


DIRECTOR / EXECUTIVE EDITOR
José Mattoso
SUBDIRECTOR
Bernardo de Vasconcelos e Sousa

REDACÇÃO / EDITORS
Adelaide Miranda;
Adelaide Millán Costa; Bernardo de Vasconcelos e Sousa; Luís Filipe Oliveira;
Pedro Chambel

ASSISTENTE DE REDACÇÃO / EDITORIAL ASSISTENT
Maria Coutinho

CONSELHO EDITORIAL /
REVIEW EDITORS

Maria de Jesus Viguera; Joseph Morsel; Stephane Boisselier; Patrick Geary; Maria João Branco; Mário Barroca; José Meirinhos; Gerardo Boto Varela; José Ángel Garcia de Cortázar; Hilário Franco; Teresa Amado; Maria Helena da Cruz Coelho; Cláudio Torres; Ana Maria Rodrigues; António Resende de Oliveira; Armando Luís de Carvalho Homem; Cláudia Rabel

WEB DESIGNER
Ana Pacheco

CONTACTO
Instituto de Estudos Medievais
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas - UNL

medievalista@fcsh.unl.pt

ISSN 1646-740X

FCT




 

 

IEM participa no Atelier Doutoral da Casa de Velázquez

 

 

Ana Cláudia Silveira
Membro do IEM, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas,
Universidade Nova de Lisboa.
cl_silveira@hotmail.com

TEXTOCITAÇÃO imprimir mail indice
   
  Teve lugar na Universidad de Valladolid, entre 16 e 20 de Novembro de 2009, sob a coordenação científica dos Professores María Isabel del Val Valdivieso e Daniel Baloup, a segunda edição do Atelier d’Études Médiévales Ibériques dinamizado pela Casa de Velázquez em colaboração com diversas instituições ibéricas e francesas de ensino superior, entre as quais a Universidade Nova de Lisboa através do Instituto de Estudos Medievais.

A edição de 2009 versou sobre o tema “Imaginário e práticas do espaço urbano nos reinos cristãos ibéricos e no Andaluz”, tendo como objectivo proporcionar uma reflexão sobre os estudos dedicados à cidade medieval relativos à Península Ibérica, fazendo um balanço sobre a bibliografia disponível e as fontes documentais existentes, bem como sobre os métodos e as problemáticas abordadas pela historiografia contemporânea.

A estrutura adoptada para o atelier baseou-se na alternância entre a apresentação de conferências por um painel de especialistas oriundos de diversas universidades europeias e a realização de debates pelos estudantes participantes, os quais se encontravam divididos em três grupos de trabalho que reuniam sob orientação dos professores convidados, de acordo com os diferentes interesses de investigação, abrangendo as seguintes temáticas: “As sociedades urbanas medievais: abordagens arqueológicas”, “Os poderes na cidade” e “As sociedades urbanas medievais: abordagens antropológicas”. Os resultados das reflexões feitas em grupo eram posteriormente debatidos numa sessão plenária, a qual reflectia a riqueza das abordagens propiciada pela grande diversidade, quer de temas de investigação desenvolvidos pelos participantes, quer das fontes documentais em que se baseiam, assim como o distinto contexto histórico e institucional de cada um dos reinos peninsulares que enquadra os vários projectos de investigação em curso.

Desta forma, as conferências realizadas no âmbito deste atelier contribuíram para proporcionar não só uma visão multifacetada sobre o mundo urbano, mas possibilitaram ainda o contacto com diversas linhas de investigação que têm vindo a ser desenvolvidas pelos historiadores presentes com base em diferentes tipos de fontes documentais e pressupondo, consequentemente, distintas metodologias de trabalho. Paralelamente, a semana de intensa colaboração vivenciada em Valladolid propiciou a criação entre os participantes de uma interessante rede de contactos que se tem mantido desde então, possibilitando a troca de informações e de recursos diversos, com evidentes benefícios no desenvolvimento dos diversos projectos de investigação.

O painel de especialistas convidados para a edição de 2009 foi constituído pelos Professores Bernardo Vasconcelos e Sousa (Universidade Nova de Lisboa), Charles Garcia (Université de Poitiers), Dominique Valérian (Université de Paris-I), Juan Carlos Martín Cea e Olatz Villanueva Zubizarreta (Universidad de Valladolid), Olivier Biaggini (École des Hautes Études Hispaniques et Ibériques, Casa de Velázquez) e Rafael Narbona Vizcaíno (Universitat de València).

A próxima edição do Atelier d’Études Médiévales Ibériques da Casa de Velázquez, cuja temática se centrará em torno da guerra, terá lugar no final de 2010, cabendo desta vez à Universidade Nova de Lisboa o papel de anfitriã.

 

florao cinz COMO CITAR ESTE ARTIGO topo home
   
 

Referência electrónica:
SILVEIRA, Ana Cláudia – IEM participa no Atelier Doutoral da Casa de Velázquez.  Medievalista [Em linha]. Nº8, (Julho de 2010). [Consultado dd.mm.aaaa]. Disponível em http://www2.fcsh.unl.pt/iem/medievalista/MEDIEVALISTA8\silveira8016.html.
ISSN 1646-740X.

florao cinz   topo home