logotipo medievalista

 
   
 
Número 17 | Janeiro - Junho 2015 ISSN 1646-740X
 

logo IEM


TODOS OS NÚMEROS /
PREVIOUS ISSUES


EDIÇÃO / EDITORS

CONSELHO EDITORIAL / ADVISORY BOARD

ARBITRAGEM CIENTÍFICA 2014 / PEER REVIEWING 2014

WEB DESIGNER


CONTACTOS / CONTACTS

INSTRUÇÕES AUTORES /
AUTHOR’S INSTRUCTIONS


REVISTAS INTERNACIONAIS / RELATED PUBLICATIONS

CALL FOR PAPERS


A Revista Medievalista encontra-se incluída: Latindex
Dialnet
Revues.org
DOAJ
SciELO


ISSN 1646-740X

logo FCSH

A Revista Medievalista é um Projecto desenvolvido com o apoio da

fct


 

 

 


Editorial

 

A Equipa de Redacção

TEXTOCITAÇÃO imprimir PDF imprimir mail indice
 
 

Neste ano de 2015 cumpre-se uma década de publicação da Medievalista online. Iniciada em 2005, a revista tornou-se semestral a partir de 2008, mantendo, desde então, uma regularidade pouco habitual no panorama das publicações científicas nacionais, qualquer que seja a respectiva área de especialidade.

Sem triunfalismos, mas também sem falsas modéstias, cremos haver razão para celebrar estes dez anos da Medievalista. O presente número marca também o início de um par de iniciativas com esse propósito. O Destaque, da autoria de Maria Adelaide Miranda e de Pedro Chambel, faz a evocação dos tempos de lançamento da revista, sob a iniciativa e o entusiasmo do seu fundador e primeiro director, Luís Krus. Ninguém melhor do que eles, os dois membros da Redacção que nela permanecem desde o início, para recordar o contexto, os limites e a ambição que envolveram a criação da Medievalista, bem como o caminho desde então percorrido.

Na secção dos Artigos publicamos quatro estudos: um balanço colectivo sobre a investigação em torno da cerâmica medieval islâmica em Portugal; uma análise de Arsenio Dacosta a uma passagem da Crónica de D. Fernando; um trabalho de Joaquim Luís Costa sobre a luxúria na iconografia românica em Portugal; e um texto sobre Roger Machado, diplomata português ao serviço dos Tudor no final do século XV, da autoria de Francisco Leitão. As restantes secções (Recensões, Apresentação de teses e Varia) dão conta de obras, actividades académicas e outras iniciativas de interesse para todos os que se dedicam aos estudos medievais.

A Medievalista prossegue, assim, o seu propósito, inalterado desde a origem, de constituir um lugar privilegiado para a elaboração, a difusão e a reflexão sobre temática medieval. Sem qualquer restrição que não seja a procura da qualidade e da afirmação nacional e internacional da nossa área de estudos e da acção do medievalismo português.

florao cinz COMO CITAR ESTE ARTIGO topo home
   
 

Referência electrónica:

“Editorial”.

Medievalista [Em linha]. Nº 17 (Janeiro – Junho 2015). [Consultado 01.01.2015]. Disponível em http://www2.fcsh.unl.pt/iem/medievalista/MEDIEVALISTA17\ /editorial1701.html

ISSN 1646-740X

florao cinz   topo home