logotipo medievalista

 
   
 
Número 10 | Julho - Dezembro 2011 ISSN 1646-740X
 

IEM


TODOS OS NÚMEROS /
PREVIOUS ISSUES


EDIÇÃO / EDITORS

CONSELHO EDITORIAL / ADVISORY BOARD

ARBITRAGEM CIENTÍFICA 2010 / PEER REVIEWING 2010

WEB DESIGNER


CONTACTOS / CONTACTS

INSTRUÇÕES AUTORES /
AUTHOR’S INSTRUCTIONS


REVISTAS INTERNACIONAIS / RELATED PUBLICATIONS

CALL FOR PAPERS


A Revista Medievalista encontra-se incluída no Directório e no Enlace do LATINDEX

ISSN 1646-740X

logo FCSH

FCT


 

 


Seminário de Doutoramento "Imagem Medieval, Investigação e reflexão interdisciplinar"

 
Maria Coutinho
Membro do Instituto de Estudos Medievais, FCSH-UNL; Membro do IHA, FCSH-UNL
maria1coutinho@fcsh.unl.pt

TEXTOCITAÇÃO imprimir PDF imprimir mail indice
 
 

imagem medieval

 

O Seminário de de Doutoramento "Imagem Medieval, Investigação e reflexão interdisciplinar" decorreu no 1º semestre do ano lectivo de 2010-2011 numa organização conjunta entre o IEM (Instituto de Estudos Medievais), o CESEM (Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical), IHA (Instituto de História da Arte e o CEIL (Centro de Estudos do Imaginário Literário), e com coordenação científica de Adelaide Miranda, Bernardo Vasconcelos e Sousa, Manuel Pedro Ferreira e Rosário Paixão.

Visando uma abordagem interdisciplinar de questões relacionadas com a Imagem Medieval, o Seminário promoveu cerca de 8 sessões com conferências de reputados especialistas nacionais e estrangeiros, que se destinaram não só a estudantes inscritos em Doutoramento na FCSH, como a outros participantes.

A iniciativa inseriu-se num projeto mais vasto de articulação de diversos campos de investigação que, a par das investigações transdisciplinares, procurou fomentar o debate sobre aspectos teóricos e metodológicos dos estudos medievais. Interesse e preocupação desde logo traduzidos nos objectivos do Seminário:

 

-  Integrar o doutorando num ambiente interdisciplinar de investigação.

-  Oferecer a possibilidade de contacto com as mais recentes metodologias e abordagens às diferentes áreas compreendidas pelo curso.

-  Possibilitar uma visão nacional e internacional do estado da questão das temáticas desenvolvidas.

-  Aprofundar o conhecimento e a compreensão crítica dos referenciais teórico-metodológicos da imagem medieval e da sua aplicação em contextos de investigação diversificados e interdisciplinares.

-  Facilitar os contactos internacionais para uma visão mais ampla dos problemas levantados ao longo da investigação.

-  Dar particular relevo aos contextos hispânicos, mediterrânico e atlântico nos quais se afirmou a estrutura e sociedade medieval portuguesa.

 

Desde modo, e para tal, foi promovida uma sessão de Literatura com Philippe Walter e Irene Freire Nunes, duas de História da Arte com José Custódio da Silva e Etelvina Fernandez, de Musicologia com Maria Cármen Gómez i Muntané e Manuel Pedro Ferreira, de História com Adeline Rucquoi e Bernardo Vasconcelos e Sousa, e ainda de práticas metodológicas sobre métodos de pesquisa, constituição de corpus e levantamento de questões, a partir de uma comunicação de José Mattoso.

Ao longo das sessões debateu-se a semiologia complexa da imagem, a sua definição, suporte que a sustenta (verbal, visual, mental, pictural), processos de simbolização, convergência de motivos que formam imagem e constituem um imaginário, ou ainda o modo como a transformação orgânica e intelectual do Homem altera a sua concepção de Imagem, no domínio artístico, musical, literário, ou em fontes documentais.

florao cinz COMO CITAR ESTE ARTIGO topo home
   
 
Referência electrónica:
COUTINHO, Maria – Seminário de Doutoramento "Imagem Medieval, Investigação e reflexão interdisciplinar". Medievalista [Em linha]. Nº 10, (Julho de 2011). [Consultado dd.mm.aaaa]. Disponível em http://www2.fcsh.unl.pt/iem/medievalista/MEDIEVALISTA10\coutinho1011.html.
ISSN 1646-740X.
florao cinz   topo home