Acções do Documento

Mestrados em Ensino

Mestrados em Ensino (2018-2019)

(3ª fase do concurso)

Os mestrados em Ensino destinam-se a conferir habilitação profissional para a docência no Ensino Básico e Secundário. O regime jurídico da habilitação profissional para a docência nos ensinos básico e secundário foi aprovado pelo Decreto-Lei n.º 79/2014, de 14 de maio , corrigido pela Declaração de Retificação n.º 32/2014, publicada no Diário da República, 1.ª série, n.º 122, de 27 de junho de 2014 e alterado pelos Decretos-Leis n.º 176/2014, de 12 de dezembron.º 16/2018, de 07 de março. Os mestrados em ensino estão regulados por esta legislação própria e têm pré-requisitos fixados nos mapas anexos a estes diplomas. Os pré-requisitos são determinantes. Não se candidate sem ter a certeza de que os cumpre. Se tiver dúvidas, contacte o(a) coordenador(a) do curso que pretende.

Prova de Português e entrevistas obrigatórias para todos os interessados em candidatar-se aos Mestrados em Ensino, independentemente da área de formação de base e do grau ter sido obtido antes ou depois do processo de Bolonha: note que a prova desta 3ª fase, no dia 2 de Outubro, pelas 14:00 (sala T9, Torre B), será a última a realizar para o concurso de 2018-19. É inadiável e eliminatória. As entrevistas seguem-se à prova e serão indicadas na altura as salas respectivas.

Nota: Não abrem os cursos com as variantes de Alemão e Espanhol nem o curso em ensino de Geografia.

 

Coordenação geral dos Mestrados em Ensino - Formação inicial de professores

Carlos Ceia

E-mail: cceia@fcsh.unl.pt

Secretariado

Luis Araujo

E-mail: mestrados.ensino@fcsh.unl.pt


Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (2.º ciclo do Ensino Básico)

Coordenação: João Nogueira

Secretariado Departamento de Ciências Musicais


Ensino de Filosofia no Ensino Secundário

Coordenação: Luís Manuel Bernardo

Secretariado Departamento de Filosofia


Ensino de História no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário

Coordenação: Raquel P. Henriques

Secretariado Departamento de História


Ensino de Geografia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário

Coordenação: Fernando Ribeiro Martins

Secretariado Departamento de Geografia


Ensino de Inglês e de Língua Estrangeira no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário

Coordenação: Ana Matos

Áreas de Especialização: Inglês/Alemão | Inglês/Espanhol | Inglês/Francês

Secretariado Departamento de LLCM

 

Ensino de Inglês no 1.º ciclo do Ensino Básico - Coordenação: Ana Matos

(Nota importante: Os candidatos profissionalizados nos grupos 220 ou 330 que tenham completado a Formação Complementar em Ensino de Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico não podem concorrer a este mestrado, porque a habilitação profissional adquirida com essa formação mantém-se válida. O mestrado destina-se à obtenção dessa habilitação profissional para quem não a possui.)

Secretariado Departamento de LLCM


Ensino de Inglês no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário - Coordenação: Ana Matos

Secretariado Departamento de LLCM


Ensino de Português no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário - Coordenação: Helena Topa Valentim

Secretariado Departamento de Linguística


Ensino de Português no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário e de Latim no Ensino Secundário - Coordenação: Helena Topa Valentim

Secretariado Departamento de Linguística


Ensino de Português e de Língua Estrangeira no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário - Coordenação: Helena Topa Valentim

Áreas de Especialização: Português/Alemão | Português/Espanhol | Português/Francês | Português /Inglês

Secretariado Departamento de Linguística

 

 

Legislação relevante

Decreto-Lei n.º 79/2014, de 14 de maio , corrigido pela Declaração de Retificação n.º 32/2014, publicada no Diário da República, 1.ª série, n.º 122, de 27 de junho de 2014 e alterado pelos Decretos-Leis n.º 176/2014, de 12 de dezembron.º 16/2018, de 07 de março.

 

 

Para mais informações sobre a adaptação dos ciclos de estudos com habilitação própria para a docência ao abrigo do Decreto-Lei n.º 79/2014. D.R. n.º 92, Série I de 14 de maio de 2014, com a Declaração de Retificação n.º 32/2014, 27 de junho de 2014 e respetivos pré-requisitos de admissão, consultar os responsáveis pela implementação do ciclo de estudos.

 

 

Condições de Acesso

Critérios específicos relativos à definição da formação que os candidatos devem possuir na respetiva área da docência:

CICLO DE ESTUDOS

Decreto-Lei n.º 79/2014, de 14 de maio atualizado com o Decreto-Lei n.º 176/2014, de 12 de dezembro, mapa anexo

Distribuição dos ECTS por sub-áreas na FCSH/NOVA

Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (2.º Ciclo do Ensino Básico) [Refª 8]

120 créditos em Prática Instrumental e Vocal, Formação Musical e em Ciências Musicais e nenhuma com menos de 25 créditos.

-

Mestrado em Ensino da Filosofia no Ensino Secundário [Refª 19]

120 créditos em Filosofia.

-

Mestrado em Ensino da Geografia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário [Refª 21]

120 créditos em Geografia

-

Mestrado em Ensino da História no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário [Refª 20]

120 créditos em História

  • 30 ECTS em História de Portugal
  • 90 ECTS em História Geral

Mestrado em Ensino de Português no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário [Refª 9]

120 créditos a Português

  • Literatura Portuguesa: mínimo – 30 créditos
  • Linguística Portuguesa: mínimo – 30 créditos
  • Cultura Portuguesa: mínimo – 30 créditos

Mestrado em Ensino de Português no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário e de Latim no Ensino Secundário [Refª 10]

80 a 100 créditos em Português.

40 a 60 créditos em Latim e Estudos Clássicos

  • Literatura Portuguesa: mínimo – 30 créditos
  • Linguística Portuguesa: mínimo – 30 créditos
  • Cultura Portuguesa: mínimo – 30 créditos

 

• Latim: mínimo – 24 créditos

• Literatura Latina: mínimo – 6 créditos

• Culturas Clássicas: mínimo – 12 créditos

 

Mestrados em Ensino de Português e de Língua Estrangeira no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário:

  1. área de especialização de Alemão [Refª 11]

 

80 a 100 créditos em Português

60 a 80 créditos em Alemão

 

  • Literatura Portuguesa: mínimo – 30 créditos
  • Linguística Portuguesa: mínimo – 30 créditos
  • Cultura Portuguesa: mínimo – 30 créditos

 

  • Língua alemã: mínimo – 36 créditos
  • Linguística da língua alemã: mínimo – 6 créditos
  • Literatura alemã: mínimo –18 créditos
  • Cultura alemã: mínimo – 18 créditos

Mestrados em Ensino de Português e de Língua Estrangeira no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário:

  1. área de especialização de Espanhol [Refª 12]

 

80 a 100 créditos em Português

60 a 80 créditos em Espanhol

 

  • Literatura Portuguesa: mínimo – 30 créditos
  • Linguística Portuguesa: mínimo – 30 créditos
  • Cultura Portuguesa: mínimo – 30 créditos

 

  • Língua espanhola: mínimo – 36 créditos
  • Linguística da língua espanhola: mínimo – 6 créditos
  • Literatura espanhola: mínimo – 18 créditos
  • Cultura espanhola: mínimo – 18 créditos

Mestrados em Ensino de Português e de Língua Estrangeira no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário:

  1. área de especialização de Francês [Refª 13]

 

80 a 100 créditos em Português

60 a 80 créditos em Francês

 

  • Literatura Portuguesa: mínimo – 30 créditos
  • Linguística Portuguesa: mínimo – 30 créditos
  • Cultura Portuguesa: mínimo – 30 créditos

 

  • Língua francesa: mínimo – 36 créditos
  • Linguística da língua francesa: mínimo – 6 créditos
  • Literatura francesa: mínimo – 18 créditos
  • Cultura francesa: mínimo – 18 créditos

 

Mestrados em Ensino de Português e de Língua Estrangeira no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário:

  1. área de especialização de Inglês [Refª 14]

80 a 100 créditos em Português

60 a 80 créditos em Inglês

 

  • Literatura Portuguesa: mínimo – 30 créditos
  • Linguística Portuguesa: mínimo – 30 créditos
  • Cultura Portuguesa: mínimo – 30 créditos

 

  • Língua inglesa: mínimo – 36 créditos
  • Linguística da língua inglesa: mínimo – 6 créditos
  • Literatura da área inglesa e/ou norte-americana: mínimo – 18 créditos
  • Cultura da área inglesa e/ou norte-americana: mínimo – 18 créditos

Mestrado em Ensino de Inglês no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário [Refª 15]

120 créditos em Inglês

  • Língua inglesa: mínimo – 36 créditos
  • Linguística da língua inglesa: mínimo – 6 créditos
  • Literatura da área inglesa e/ou norte-americana: mínimo – 30 créditos
  • Cultura da área inglesa e/ou norte-americana: mínimo – 30 créditos

Mestrados em Ensino de Inglês e de Língua Estrangeira no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário:

  1. área de especialização de Alemão [Refª 16]

80 a 100 créditos em Inglês

60 a 80 créditos em Alemão

  • Língua inglesa: mínimo – 36 créditos
  • Linguística da língua inglesa: mínimo – 6 créditos
  • Literatura da área inglesa e/ou norte-americana: mínimo – 18 créditos
  • Cultura da área inglesa e/ou norte-americana: mínimo – 18 créditos

 

  • Língua alemã: mínimo – 36 créditos
  • Linguística da língua alemã: mínimo – 6 créditos
  • Literatura alemã: mínimo – 18 créditos
  • Cultura alemã: mínimo – 18 créditos

 

Mestrados em Ensino de Inglês e de Língua Estrangeira no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário:

  1. área de especialização de Espanhol  [Refª 17]

80 a 100 créditos em Inglês

60 a 80 créditos em Espanhol

 

  • Língua inglesa: mínimo – 36 créditos
  • Linguística da língua inglesa: mínimo – 6 créditos
  • Literatura da área inglesa e/ou norte-americana: mínimo – 18 créditos
  • Cultura da área inglesa e/ou norte-americana: mínimo – 18 créditos

 

  • Língua espanhola: mínimo – 36 créditos
  • Linguística da língua espanhola: mínimo – 6 créditos
  • Literatura espanhola: mínimo – 18 créditos
  • Cultura espanhola: mínimo – 18 créditos

Mestrados em Ensino de Inglês e de Língua Estrangeira no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário:

  1. área de especialização de Francês [Refª 18]

80 a 100 créditos em Inglês

60 a 80 créditos em Francês

 

  • Língua inglesa: mínimo – 36 créditos
  • Linguística da língua inglesa: mínimo – 6 créditos
  • Literatura da área inglesa e/ou norte-americana: mínimo – 18 créditos
  • Cultura da área inglesa e/ou norte-americana: mínimo – 18 créditos

 

  • Língua francesa: mínimo – 36 créditos
  • Linguística da língua francesa: mínimo – 6 créditos
  • Literatura francesa: mínimo – 18 créditos
  • Cultura francesa: mínimo – 18 créditos

Mestrado em Ensino de Inglês para o 1º Ciclo do Ensino Básico

80 ECTS

  • Língua inglesa: mínimo – 36 créditos
  • Linguística da língua inglesa: mínimo – 6 créditos
  • Literatura da área inglesa e/ou norte-americana: mínimo – 12 créditos
  • Cultura da área inglesa e/ou norte-americana: mínimo – 12 créditos
Topo da Página