Acções do Documento

Mestrados em Ensino

Mestrados em Ensino (2018-2019)

Os mestrados em Ensino destinam-se a conferir habilitação profissional para a docência no Ensino Básico e Secundário. Estes mestrados estão regulados por legislação própria e têm pré-requisitos fixados por lei (ver anexos aos Decreto-Lei n.º 79/2014. D.R. n.º 92, Série I de 14 de maio de 2014, com a Declaração de Retificação n.º 32/2014, de 27 de junho de 2014). Esses pré-requisitos são determinantes. Recomendamos a sua consulta antes de se candidatar. Se tiver dúvidas, contacte o(a) coordenador(a) do curso que pretende.

Calendário da prova de Português e entrevistas obrigatórias para todos os interessados em candidatar-se aos Mestrados em Ensino, independentemente da área de formação de base e do grau ter sido obtido antes ou depois do processo de Bolonha. As provas realizadas em anos anteriores ou em outras instituições não são válidas para este concurso de 2018 na UNL.

 

Coordenação geral dos Mestrados em Ensino - Formação inicial de professores

Carlos Ceia

E-mail: cceia@fcsh.unl.pt

Secretariado

Luis Araujo

E-mail: mestrados.ensino@fcsh.unl.pt


Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (2.º ciclo do Ensino Básico)

Coordenação: João Nogueira

Secretariado Departamento de Ciências Musicais


Ensino de Filosofia no Ensino Secundário

Coordenação: Luís Manuel Bernardo

Secretariado Departamento de Filosofia


Ensino de História no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário

Coordenação: Raquel P. Henriques

Secretariado Departamento de História


Ensino de Geografia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário

Coordenação: Fernando Ribeiro Martins

Secretariado Departamento de Geografia


Ensino de Inglês e de Língua Estrangeira no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário

Coordenação: Ana Matos

Áreas de Especialização: Inglês/Alemão | Inglês/Espanhol | Inglês/Francês

Secretariado Departamento de LLCM

 

Ensino de Inglês no 1.º ciclo do Ensino Básico - Coordenação: Ana Matos

(Nota importante: Os candidatos profissionalizados nos grupos 220 ou 330 que tenham completado a Formação Complementar em Ensino de Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico não podem concorrer a este mestrado, porque a habilitação profissional adquirida com essa formação mantém-se válida. O mestrado destina-se à obtenção dessa habilitação profissional para quem não a possui.)

Secretariado Departamento de LLCM


Ensino de Inglês no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário - Coordenação: Ana Matos

Secretariado Departamento de LLCM


Ensino de Português no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário - Coordenação: Helena Topa Valentim

Secretariado Departamento de Linguística


Ensino de Português no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário e de Latim no Ensino Secundário - Coordenação: Helena Topa Valentim

Secretariado Departamento de Linguística


Ensino de Português e de Língua Estrangeira no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário - Coordenação: Helena Topa Valentim

Áreas de Especialização: Português/Alemão | Português/Espanhol | Português/Francês | Português /Inglês

Secretariado Departamento de Linguística

 

 

Legislação relevante

 

Para mais informações sobre a adaptação dos ciclos de estudos com habilitação própria para a docência ao abrigo do Decreto-Lei n.º 79/2014. D.R. n.º 92, Série I de 14 de maio de 2014, com a Declaração de Retificação n.º 32/2014, 27 de junho de 2014 e respetivos pré-requisitos de admissão, consultar os responsáveis pela implementação do ciclo de estudos.

 

 

Condições de Acesso

Critérios específicos relativos à definição da formação que os candidatos devem possuir na respetiva área da docência:

CICLO DE ESTUDOS

Decreto-Lei n.º 79/2014, de 14 de maio atualizado com o Decreto-Lei n.º 176/2014, de 12 de dezembro, mapa anexo

Distribuição dos ECTS por sub-áreas na FCSH/NOVA

Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (2.º Ciclo do Ensino Básico) [Refª 8]

120 créditos em Prática Instrumental e Vocal, Formação Musical e em Ciências Musicais e nenhuma com menos de 25 créditos.

-

Mestrado em Ensino da Filosofia no Ensino Secundário [Refª 19]

120 créditos em Filosofia.

-

Mestrado em Ensino da Geografia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário [Refª 21]

120 créditos em Geografia

-

Mestrado em Ensino da História no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário [Refª 20]

120 créditos em História

  • 30 ECTS em História de Portugal
  • 90 ECTS em História Geral

Mestrado em Ensino de Português no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário [Refª 9]

120 créditos a Português

  • Literatura Portuguesa: mínimo – 30 créditos
  • Linguística Portuguesa: mínimo – 30 créditos
  • Cultura Portuguesa: mínimo – 30 créditos

Mestrado em Ensino de Português no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário e de Latim no Ensino Secundário [Refª 10]

80 a 100 créditos em Português.

40 a 60 créditos em Latim e Estudos Clássicos

  • Literatura Portuguesa: mínimo – 30 créditos
  • Linguística Portuguesa: mínimo – 30 créditos
  • Cultura Portuguesa: mínimo – 30 créditos

 

• Latim: mínimo – 24 créditos

• Literatura Latina: mínimo – 6 créditos

• Culturas Clássicas: mínimo – 12 créditos

 

Mestrados em Ensino de Português e de Língua Estrangeira no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário:

  1. área de especialização de Alemão [Refª 11]

 

80 a 100 créditos em Português

60 a 80 créditos em Alemão

 

  • Literatura Portuguesa: mínimo – 30 créditos
  • Linguística Portuguesa: mínimo – 30 créditos
  • Cultura Portuguesa: mínimo – 30 créditos

 

  • Língua alemã: mínimo – 36 créditos
  • Linguística da língua alemã: mínimo – 6 créditos
  • Literatura alemã: mínimo –18 créditos
  • Cultura alemã: mínimo – 18 créditos

Mestrados em Ensino de Português e de Língua Estrangeira no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário:

  1. área de especialização de Espanhol [Refª 12]

 

80 a 100 créditos em Português

60 a 80 créditos em Espanhol

 

  • Literatura Portuguesa: mínimo – 30 créditos
  • Linguística Portuguesa: mínimo – 30 créditos
  • Cultura Portuguesa: mínimo – 30 créditos

 

  • Língua espanhola: mínimo – 36 créditos
  • Linguística da língua espanhola: mínimo – 6 créditos
  • Literatura espanhola: mínimo – 18 créditos
  • Cultura espanhola: mínimo – 18 créditos

Mestrados em Ensino de Português e de Língua Estrangeira no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário:

  1. área de especialização de Francês [Refª 13]

 

80 a 100 créditos em Português

60 a 80 créditos em Francês

 

  • Literatura Portuguesa: mínimo – 30 créditos
  • Linguística Portuguesa: mínimo – 30 créditos
  • Cultura Portuguesa: mínimo – 30 créditos

 

  • Língua francesa: mínimo – 36 créditos
  • Linguística da língua francesa: mínimo – 6 créditos
  • Literatura francesa: mínimo – 18 créditos
  • Cultura francesa: mínimo – 18 créditos

 

Mestrados em Ensino de Português e de Língua Estrangeira no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário:

  1. área de especialização de Inglês [Refª 14]

80 a 100 créditos em Português

60 a 80 créditos em Inglês

 

  • Literatura Portuguesa: mínimo – 30 créditos
  • Linguística Portuguesa: mínimo – 30 créditos
  • Cultura Portuguesa: mínimo – 30 créditos

 

  • Língua inglesa: mínimo – 36 créditos
  • Linguística da língua inglesa: mínimo – 6 créditos
  • Literatura da área inglesa e/ou norte-americana: mínimo – 18 créditos
  • Cultura da área inglesa e/ou norte-americana: mínimo – 18 créditos

Mestrado em Ensino de Inglês no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário [Refª 15]

120 créditos em Inglês

  • Língua inglesa: mínimo – 36 créditos
  • Linguística da língua inglesa: mínimo – 6 créditos
  • Literatura da área inglesa e/ou norte-americana: mínimo – 30 créditos
  • Cultura da área inglesa e/ou norte-americana: mínimo – 30 créditos

Mestrados em Ensino de Inglês e de Língua Estrangeira no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário:

  1. área de especialização de Alemão [Refª 16]

80 a 100 créditos em Inglês

60 a 80 créditos em Alemão

  • Língua inglesa: mínimo – 36 créditos
  • Linguística da língua inglesa: mínimo – 6 créditos
  • Literatura da área inglesa e/ou norte-americana: mínimo – 18 créditos
  • Cultura da área inglesa e/ou norte-americana: mínimo – 18 créditos

 

  • Língua alemã: mínimo – 36 créditos
  • Linguística da língua alemã: mínimo – 6 créditos
  • Literatura alemã: mínimo – 18 créditos
  • Cultura alemã: mínimo – 18 créditos

 

Mestrados em Ensino de Inglês e de Língua Estrangeira no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário:

  1. área de especialização de Espanhol  [Refª 17]

80 a 100 créditos em Inglês

60 a 80 créditos em Espanhol

 

  • Língua inglesa: mínimo – 36 créditos
  • Linguística da língua inglesa: mínimo – 6 créditos
  • Literatura da área inglesa e/ou norte-americana: mínimo – 18 créditos
  • Cultura da área inglesa e/ou norte-americana: mínimo – 18 créditos

 

  • Língua espanhola: mínimo – 36 créditos
  • Linguística da língua espanhola: mínimo – 6 créditos
  • Literatura espanhola: mínimo – 18 créditos
  • Cultura espanhola: mínimo – 18 créditos

Mestrados em Ensino de Inglês e de Língua Estrangeira no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário:

  1. área de especialização de Francês [Refª 18]

80 a 100 créditos em Inglês

60 a 80 créditos em Francês

 

  • Língua inglesa: mínimo – 36 créditos
  • Linguística da língua inglesa: mínimo – 6 créditos
  • Literatura da área inglesa e/ou norte-americana: mínimo – 18 créditos
  • Cultura da área inglesa e/ou norte-americana: mínimo – 18 créditos

 

  • Língua francesa: mínimo – 36 créditos
  • Linguística da língua francesa: mínimo – 6 créditos
  • Literatura francesa: mínimo – 18 créditos
  • Cultura francesa: mínimo – 18 créditos

Mestrado em Ensino de Inglês para o 1º Ciclo do Ensino Básico

80 ECTS

  • Língua inglesa: mínimo – 36 créditos
  • Linguística da língua inglesa: mínimo – 6 créditos
  • Literatura da área inglesa e/ou norte-americana: mínimo – 12 créditos
  • Cultura da área inglesa e/ou norte-americana: mínimo – 12 créditos
Topo da Página