As nossas vantagens

Bolsas de Doutoramento

A FCSH, através das suas Unidades de Investigação, para além de ser instituição de acolhimento das Bolsas de Doutoramento (BD) financiadas pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) dá apoio aos estudantes no decurso do seu processo de candidatura.

A FCT atribui através de concursos públicos e administra, directa ou indirectamente, ou em cooperação com outras entidades, BD de acordo com o estabelecido no respectivo regulamento. A duração da BD é, em regra, anual, prorrogável até ao máximo de quatro anos e tem como principal objectivo o desenvolvimento de um trabalho de investigação original que contribua para o reforço da comunidade científica nacional.

Consultar:
Concursos abertos de bolsas de investigação
Lei 40/2004, de 18 de Agosto, Estatuto de Bolseiro de Investigação
Aviso 10406/2011, Regulamento da formação avançada e qualificação dos recursos humanos 2011

FCT – Fundação para a Ciência e Tecnologia

Contacto
DAEI – Divisão de Apoio ao Ensino e à Investigação, Núcleo de Apoio às Unidades de Investigação e a Investigadores e Bolseiros

Associação às Unidades de Investigação da FCSH

A FCSH integra 25 Unidades de Investigação (UI) e pólos de centros interuniversitários. 19 destas UI são financiadas pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), 14 das quais classificadas com Excelente ou Muito Bom.

O estudante de doutoramento da FCSH tem possibilidade de, no decurso do desenvolvimento do seu plano de estudos, ser associados a uma UI, beneficiar de acompanhamento directo por parte de investigadores e participar em projectos ou linhas de investigação desenvolvidos pelas UIs.

Unidades de Investigação da FCSH

Edifício Investigação e Doutoramentos

A FCSH é a única instituição universitária na área das Ciências Sociais e Humanas que dispõe de espaço próprio – Edifício Investigação e Doutoramentos – exclusivamente dedicado à instalação das Unidades de Investigação e aos cursos de doutoramento, o que reforça a associação entre a investigação e os cursos de 3.º Ciclo.

Pagamento Faseado de Propinas

O valor da propina do ciclo de estudos conducente ao grau de Doutor é de 4 800 € para um total de 8 semestres, onde se incluem para além da elaboração da tese, a realização do Curso de Doutoramento (dois semestres).

O pagamento das propinas poderá ser feito de acordo com as seguintes modalidades:

- Pagamento total da propina no acto de inscrição, o qual garante um desconto de 10%;

- 600 € No início de cada semestre;

- 4 quatro prestações mensais de 150 € por semestre (de Setembro a Dezembro e de Março a Junho), durante os 8 semestres de duração do curso.

Apoio ao Estudante com Necessidades Especiais

O estudante com necessidades especiais deverá dirigir-se ao Conselho Pedagógico e ao Gabinete de Apoio ao Aluno (GAA) no início do ano, depois de efectuar a sua matrícula, dando provas da sua situação, para que a FCSH conheça as suas limitações e possa delinear estratégias para minimização das dificuldades, nomeadamente ao nível da mobilidade ou outras.

Conselho Pedagógico
GAA – Gabinete de Apoio ao Aluno

Cobertura Wireless em todo o campus FCSH

Os estudantes da FCSH podem aceder gratuitamente à Internet em todo o campus da FCSH. Assim, basta ligar o computador à rede fcshunl que deverá ser detectada automaticamente.

GI - Gabinete de Informática

Acesso gratuito a bases de dados bibliográficas internacionais

A FCSH disponibiliza o acesso a diversas bases de dados internacionais de publicações periódicas e artigos, muitos deles em formato de texto integral, tendo como principal objectivo garantir à comunidade académica o acesso online a um vasto número de serviços electrónicos e publicações de natureza científica.

Consultar bases de dados disponíveis

DBD – Divisão de Bibliotecas e Documentação

Apoio dos Serviços de Acção Social da Universidade Nova de Lisboa

Alojamento

Os Serviços de Acção Social da Universidade Nova de Lisboa (SASNOVA) dispõem actualmente de três residências universitárias, com um total de 452 camas, para uso dos alunos da universidade, com preferência para bolseiros portugueses e estudantes estrangeiros de programas de mobilidade.

Alimentação

Os SASNOVA dispõem de duas cafetarias e três cantinas nos campi universitários da UNL, sendo uma delas localizada na FCSH. Os estudantes têm acesso a todas as cantinas/cafetarias dos SASNOVA e às unidades de alimentação dos outros estabelecimentos de ensino superior público de Lisboa.

Saúde

Os SASNOVA proporcionam serviços de saúde aos estudantes de modo a contribuir para o seu bem-estar. Mediante marcação prévia, os estudantes podem usufruir de consultas médicas de Clínica Geral, Psiquiatria, Psicologia e Nutrição.

Cultura e Desporto

Os SASNOVA apoiam iniciativas dos estudantes e concebem actividades próprias que contribuem para promover, dinamizar e divulgar a cultura juntos dos seus alunos. Ao nível do Desporto, disponibilizam as suas instalações (compostas por um campo de jogos multiusos, dois campos de ténis e um campo de voleibol de praia), apoiam as iniciativas dos estudantes e concebem actividades próprias no âmbito desportivo.