Políticas e Práticas de Internacionalização do Ensino da Língua Portuguesa: os Leitorados de Português

Colóquio

“Políticas e Práticas de Internacionalização da Língua Portuguesa”

 

Realizou-se no dia 13 de Abril de 2007, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, o Colóquio "Políticas e Práticas de Internacionalização da Língua Portuguesa".

Com este colóquio pretendeu-se promover uma discussão multidisciplinar acerca das questões da divulgação da língua e cultura portuguesas no estrangeiro. Na primeira parte foram discutidas as políticas externas de língua e cultura e a situação da língua portuguesa no mundo. Na segunda parte foram apresentados e discutidos, por um painel de especialistas, resultados de investigação relativos ao papel dos leitores de língua e cultura portuguesa no processo de divulgação da língua e da cultura portuguesas, enquanto docentes e mediadores culturais e ainda aos materiais pedagógicos utilizados nesse processo, sobretudo ao nível do ensino superior.

A Comissão Organizadora agradece a todos os comunicantes, comentadores e participantes.

 

O COLÓQUIO "POLÍTICAS E PRÁTICAS DE INTERNACIONALIZAÇÃO DA LÍNGUA PORTUGUESA" EM IMAGENS

 

Mesa de Abertura

Dra. Simonetta Luz Afonso - Presidente do Instituto Camões; Professor Doutor João Sáàgua - Director da FCSH/UNL; Professor Doutor Luís V. Baptista - Investigador Responsável do  projecto "Políticas e Práticas de Internacionalização do Ensino da Língua Portuguesa: os leitorados de português"

 

Sessão 1: A Língua e a Cultura Portuguesas no Mundo: Políticas do Presente e Desafios para o Futuro

Dra. Simonetta Luz Afonso - Presidente do Instituto Camões

"Instituto Camões: Estratégias para a Promoção da Língua e Cultura Portuguesa"

 

Emeritus Professor Harold Schiffman - Universidade da Pensilvânia, USA

"Language Teaching and Language Policy: Challenges Facing Portugal in the 21st Century"

 

Professor Doutor José Carlos Venâncio - Universidade da Beira Interior

"Língua Portuguesa e Literaturas em Língua Portuguesa: uma Breve Reflexão sobre a Internacionalização da Língua Portuguesa"

 

Sessão 2: Sobre as Práticas de Internacionalização do Ensino da Língua e da Cultura Portuguesas: um Debate Multidisciplinar

Equipa de Investigação (FCSH/UNL): Professor Doutor Luís V. Baptista; Lic. Ana Patrícia Pereira; Professor Doutor João Costa; Professora Doutora Ana Madeira

Apresentação do Projecto "Políticas e Práticas de Internacionalização do Ensino da Língua Portuguesa: os leitorados de português"

1. A internacionalização da língua portuguesa: os leitores enquanto agentes de uma política cultural e linguística (Luís V. Baptista e Ana Patrícia Pereira)

2. Ensino do português língua estrangeira públicos, dificuldades e materiais: síntese da análise (João Costa e Ana Madeira)

 

Dr. José Carlos de Vasconcelos - Director do Jornal de Letras, Artes e Ideias

Comentador

 

 

Professor Doutor João Teixeira Lopes - Universidade do Porto

Comentador

 

 

Professora Doutora Inês Duarte - Universidade de Lisboa

Comentadora

 

 

Doutora Maria Helena Rodrigues - Presidente do Instituto Português do Oriente

Intervenção sobre o ensino do português em países asiáticos

 

PROGRAMA

09h30 Sessão de Abertura

Simonetta Luz Afonso, João Sáàgua, Luís V. Baptista

 
Sessão 1       A língua e a cultura portuguesas no mundo: políticas do presente e desafios para o futuro

Moderada   por Luís Baptista

10h00 Instituto Camões: estratégias para a promoção da língua e cultura portuguesa

Simonetta Luz Afonso

10h45  Pausa para café
11h15  Language Teaching and Language Policy: Challenges facing Portugal in the 21st Century

Harold F. Schiffman

12h00 Língua Portuguesa e Literaturas em Língua Portuguesa: uma breve reflexão sobre a internacionalização da língua portuguesa

José Carlos Venâncio

12h45    Debate
 
13h15 Almoço
 
Sessão 2       Sobre as práticas de internacionalização do ensino da língua e da cultura portuguesas: um debate multidisciplinar

Moderada por João Costa

15h00 Apresentação dos resultados do projecto “Políticas e Práticas de Internacionalização da Língua Portuguesa: os leitorados de português”

 Luís V. Baptista e Ana Patrícia Pereira

João Costa e Ana Madeira

16h00 Pausa para café
16h15  Comentário aos resultados do projecto:

José Carlos Vasconcelos

João Teixeira Lopes

Inês Duarte

 

Intervenção de Maria Helena Rodrigues

17h30   Debate
 
18h00  Encerramento/Agradecimentos

 

ORADORES

Ana Madeira

Professora Auxiliar no Departamento de Linguística da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, desde 2002. Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, Estudos Ingleses e Alemães, pela Universidade Nova de Lisboa (1988). Doutorada em Linguística pelo University College London (1995). Lecciona disciplinas na área da sintaxe e aquisição de segunda língua, áreas em que desenvolve também investigação.

 

Ana Patrícia Pereira

Bolseira do Fórum Sociológico - Centro de Estudos, no projecto “Políticas e Práticas de Internacionalização do Ensino da Língua Portuguesa: os leitorados de português”, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia através do programa Lusitânia. É licenciada em Sociologia pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e mestranda em Sociologia (Conhecimento e Sociedade: Competências e Trajectórias Sociais) na mesma Faculdade.

 

Harold F. Schiffman

Professor Emeritus of Dravidian Linguistics and Culture na Universidade da Pensilvânia (E.U.A.). Os seus interesses de investigação são as línguas de dravidian, especialmente o Tamil e em menor grau o Kannada, e a área da política de língua. Tem publicações nestes dois domínios, nos quais os interesses maiores da sociolinguística (diglossia, estandardização da linguagem, multilinguismo) se ligam com as políticas linguísticas. É também Director do Consortium for Language Policy and Planning, e terminou recentemente um período enquanto Director de Materiais Pedagógicos do recentemente constituído National South Asia Language Resource Center. As suas publicações recentes incluem Linguistic Culture and Language Policy (Routledge 1996) e A Reference Grammar of Spoken Tamil (Cambridge University Press, 1999).

 

Inês Duarte

Professora Catedrática da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Vice-reitora da Universidade de Lisboa. Doutora em Linguística pela Universidade de Lisboa. O seu trabalho de investigação tem-se centrado na sintaxe do português, tendo trabalhado diversos assuntos, em particular, as estratégias de topicalização e a posição dos pronomes clíticos. Tem ampla investigação e intervenção em matéria de didáctica do português e ensino de língua materna. É autora de inúmeras obras, destacando-se a "Gramática da Língua Portuguesa" de Mateus et al., reeditada em 2003, e " A língua materna na educação básica". Tem desempenhado vários cargos nos órgãos de gestão da Universidade de Lisboa e da Associação Portuguesa de Linguística. Integra o núcleo coordenador do Plano Nacional para o Ensino do Português.

 

João Costa

Professor Auxiliar com Agregação da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Doutor em Linguística pela Universidade de Leiden. Licenciado em Linguística pela Universidade Nova de Lisboa. Tem dedicado a sua investigação a aspectos da sintaxe comparada, particularmente sobre a posição e interpretação de sujeitos e advérbios. Coordena o projecto "Técnicas experimentais na aquisição do português europeu", no âmbito do qual tem desenvolvido investigação sobre a aquisição do português. É membro do editorial board de 6 revistas internacionais e do conselho científico de vários congressos. É, desde 2006, presidente da Associação Portuguesa de Linguística.

 

João Teixeira Lopes

37 anos, sociólogo. Professor Associado com Agregação do curso de Sociologia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto e coordenador do Instituto de Sociologia. Presidente do Conselho Fiscal da APS. Mestre em ciências sociais pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa com a Dissertação Tristes Escolas - Um Estudo sobre Práticas Culturais Estudantis no Espaço Escolar Urbano (Porto, Edições Afrontamento,1997). Doutorado em Sociologia da Cultura e da Educação com a Dissertação (A Cidade e a Cultura - Um Estudo sobre Práticas Culturais Urbanas (Porto, Edições Afrontamento, 2000). Membro efectivo do Observatório das Actividades Culturais entre 1996 e 1998 e seu actual colaborador. Integrou a equipa coordenadora do Relatório das Políticas Culturais Nacionais (1985-95) apresentado em 1998 junto do Conselho da Europa (Lisboa, As Políticas Culturais em Portugal, Observatório das Actividades Culturais, 1998). Avaliador de projectos de combate à exclusão social. Colaborou com o Pelouro de Animação da Cidade da Câmara Municipal do Porto (1993-2000) e com o Pelouro da Juventude da Câmara Municipal de Matosinhos (1995-1999). Foi programador de Porto Capital Europeia da Cultura 2001, enquanto responsável pela área do envolvimento da população e membro da equipa inicial que redigiu o projecto de candidatura apresentado ao Conselho da Europa. Foi, ainda, assessor do Presidente da Câmara de Matosinhos para os assuntos sócio-culturais (2000-01). Representou entre 2002-2006 o Bloco de Esquerda como deputado à Assembleia da República.

 

José Carlos Vasconcelos

Director do Jornal de Letras, Artes e Ideias.

 

José Carlos Venâncio

Professor Catedrático da Universidade da Beira Interior, Professor Visitante da Universidade de Macau (Instituto de Estudos Portugueses) e, no ano lectivo de 1998-99, Professor Visitante da Universidade de Coimbra (Dept. de Antropologia). Exerce actualmente as funções de Pró-Reitor da Universidade da Beira Interior e é presidente da Mesa da Assembleia do Centro de Estudos Sociais desta universidade, onde é investigador. Pertence ao conselho consultivo de algumas revistas, nacionais e internacionais, de Ciências Sociais. É vice-presidente da Mesa da Assembleia da Sociedade Angolana de Sociologia e Académico Português de Número da Academia Internacional da Cultura Portuguesa.

Publicou vários trabalhos sobre a África de língua portuguesa e sobre o Brasil. Desses trabalhos destacam-se os livros Literatura e poder na África lusófona (Lisboa: ICALP 1992), A economia de Luanda e hinterland no século XVIII. Um estudo de Sociologia Histórica (Lisboa: Estampa 1996), Colonialismo, antropologia e lusofonias. Repensando a presença portuguesa nos trópicos (Lisboa: Vega 1996), O facto africano. Elementos para uma Sociologia de África (Lisboa: Vega 2000) e A dominação colonial. Protagonismos e heranças (Lisboa: Estampa 2005). Tem ainda colaboração em revistas nacionais e estrangeiras e em vários livros, de que merecem destaque os seguintes: Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. Cooperação (Coimbra: Almedina 2001) e Terrorismo (Coimbra: Almedina 2004), ambos resultantes de projectos coordenados pelo Professor Adriano Moreira. Coordenou com este mesmo professor o livro Luso-tropicalismo: uma teoria social em questão (Lisboa: Vega 2000), livro que veio a ser galardoado com o Prémio Gilberto Freyre da Fundação Oriente.

 

Luís V. Baptista

Professor Associado com Agregação do Departamento de Sociologia da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e Subdirector da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa desde 2005. Presidente da Associação Portuguesa de Sociologia desde 2006. Lecciona disciplinas e desenvolve investigação nas áreas de: Sociologia Urbana, Sociologia do Quotidiano e Sociologia e História Social das Ideologias e das Politicas Públicas.

 

Maria Helena Rodrigues

Presidente do Instituto Português do Oriente (IPOR)

 

Simonetta Luz Afonso

Presidente do Instituto Camões.

 

 

COMISSÃO ORGANIZADORA

Luís V. Baptista, João Costa, Ana Madeira, José Resende e Ana Patrícia Pereira

 

FOTOGRAFIAS

Helder Almeida Capela

 

SECRETARIADO

Cláudia Fernandes

 

APOIOS

 

                  

 

   

© 2007, FCSH | Fórum Sociológico