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Ensino de Português Língua não Materna (em regime de e-Learning)

 

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Coordenação

Ana Madeira

 

Área científica

Linguística

 

Palavras-chave

Português língua não materna, ensino de língua não materna, aprendizagem/aquisição de língua não materna, metodologias de ensino de línguas, materiais para o ensino de línguas.

 

Apresentação

A Pós-Graduação em Ensino de Português Língua não Materna dirige-se particularmente (mas não exclusivamente) a profissionais da área da educação: professores de português do sistema educativo nacional e de países de língua oficial portuguesa, leitores de português no estrangeiro e outros agentes educativos.

Tem como principal finalidade reforçar a formação destes públicos, no sentido de os dotar de conhecimentos e competências que tornem mais efetiva a sua prática educativa com alunos que não têm o português como língua materna. Em particular, a Pós-Graduação visa reforçar a formação nas seguintes áreas: aquisição de língua não materna, linguística do português, ensino/aprendizagem de português como língua não materna, educação intercultural e avaliação das aprendizagens.

Pretende-se que os estudantes desenvolvam os seguintes conhecimentos e competências:

  • conhecimento de conceitos e questões pertinentes no âmbito do ensino/aprendizagem de língua não materna;
  • conhecimento da documentação e instrumentos de referência para o ensino/aprendizagem de (português) língua não materna;
  • capacidades de descrição e análise linguística do português;
  • conhecimentos sobre as especificidades do funcionamento do português em diferentes contextos geográficos, políticos e sociais;
  • conhecimentos sobre o processo de aquisição do português como língua não materna numa perspetiva de aplicação ao ensino;
  • conhecimento de metodologias específicas de ensino de língua não materna;
  • capacidade de adaptar os conteúdos e as estratégias adotadas na aula ao perfil específico dos alunos;
  • conhecimento de materiais e recursos existentes para o português língua não materna
  • capacidade de avaliar criticamente, adaptar e construir materiais e recursos didáticos em função do contexto de ensino, dos objetivos de aprendizagem e do perfil dos alunos;
  • conhecimento de diferentes tipos de práticas de avaliação e capacidade de desenvolver instrumentos de avaliação de português língua não materna adequados ao perfil específico do público-alvo;
  • capacidade de trabalhar o português como língua veicular para outras disciplinas do currículo escolar;
  • capacidade de reconhecer a importância da educação intercultural no trabalho a desenvolver em contextos multilingues;
  • capacidade de refletir criticamente sobre a sua própria prática pedagógica.

 

Plano de Estudos

Veja AQUI o plano de estudos do curso.

O curso é ministrado em regime de e-Learning e tem a duração de dois semestres. O estudante deve completar 60 créditos para obter o diploma de Pós-Graduação em Ensino de Português Língua não Materna. O conjunto das unidades curriculares necessárias à obtenção dos 60 ECTS deve incluir todas as unidades curriculares que compõem o plano de estudos da Pós-Graduação.


Oferta Curricular

Duração: 2 semestres | Número de créditos: 60 ECTS (European Credit Transfer System).

Conheça AQUI o Guia UNL com o programa curricular detalhado. (brevemente disponível)


Docentes

 

Contactos

Centro Luís Krus - Formação ao Longo da Vida

E-mail: clk.flv@fcsh.unl.pt

Telefone:  + 351 217 90 83 0

 

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