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Comunicação de Cultura e Indústrias Criativas

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2ª Fase - Para saber mais sobre estes tópicos consulte o EDITAL DE CANDIDATURA.


Coordenação

Dora Santos Silva

 

Área científica

Comunicação, Política, Linguagem e Filosofia.

 

Palavras-chave

Cultura; industrias criativas; Jornalismo cultural e inovação cultural.

 

Apresentação

A pós-graduação em Comunicação de Cultura e Indústrias Criativas resulta da necessidade de responder em contexto académico aos desafios atuais de uma das áreas mais relevantes para os mercados, os públicos, e o futuro das cidades e do seu património.

Hoje, a criação e a difusão artísticas não definem, por si, o setor cultural. A cultura inclui um quadro muito mais vasto de atividades que se relacionam através da criatividade, da tecnologia, de estilos de vida, de sistemas de valores ou de modelos de produção e consumo.

Reunindo as dimensões teórico-reflexiva e prático-experimental numa única oferta formativa, a pós-graduação dirige-se a alunos que queiram trabalhar em inovação, comunicação, jornalismo e conteúdos editoriais, consultoria, criação e desenvolvimento de projetos enquadrados especificamente nestes sectores: artes visuais e performativas, património cultural, arquitetura e design, turismo e experiências culturais, media, indústrias livreira, cinematográfica, discográfica e de software de lazer. Estas áreas são denominadas no seu conjunto de indústrias culturais e criativas.

Além dos responsáveis pelas diferentes unidades curriculares, com experiência académica e profissional nas áreas da cultura e das indústrias criativas, a pós-graduação conta com a participação de convidados de diversas organizações, em particular da Câmara Municipal de Lisboa e da EGEAC. [saber +]

 

São objetivos deste curso:

  • contextualizar criticamente os atuais desafios e as tendências da cultura e da criatividade face à inovação, à tecnologia, à interculturalidade e aos enquadramentos políticos, sociais e económicos das indústrias culturais e criativas;
  • criar a consciência da importância desta área para a educação e qualidade de vida dos públicos, o futuro das cidades e a riqueza dos países;
  • promover o desenvolvimento de competências específicas nas áreas relacionadas com a comunicação de cultura: criação de conteúdos editoriais e estratégicos; análise de transformações e tendências das indústrias criativas; identificação de oportunidades de financiamento em programas públicos e/ou privados nacionais e internacionais; criação e programação de projetos, produtos, negócios, serviços e políticas dos setores;
  • aplicar as competências adquiridas no ensino, na investigação e na sociedade;
  • dotar as instituições portuguesas de profissionais especializados nestas áreas, numa altura em que as indústrias culturais e criativas ultrapassam, em Portugal, os 5 milhões de euros e os 400 milhões de euros em exportações.

 

Plano de Estudos

Conheça o Plano de Estudos do curso.

 

Duração: 2 semestres | Número de créditos: 60 ECTS (European Credit Transfer System).

O curso tem a duração de dois semestres. O estudante deve completar 60 créditos para obter o diploma de Pós-Graduação em Comunicação de Cultura e Indústrias Criativas. O conjunto das unidades curriculares necessárias à obtenção dos 60 ECTS deve incluir 6 unidades curriculares que compõem o plano de estudos da Pós-Graduação:

  • 1 unidade curricular obrigatória;
  • 5 unidades curriculares do conjunto das 6 optativas condicionadas.

 

 

Corpo Docente

 

Contactos

Centro Luís Krus - Formação ao Longo da Vida

E-mail: clk.flv@fcsh.unl.pt

Telefone:  + 351 217 90 83 00

 

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