Dificuldades na aprendizagem da leitura e da escrita: avaliar e intervir

Início: 8 de julho

Datas: 8 a 12 de julho | segunda, quarta e sexta-feira das 11h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00

Sala T14 | Torre B | Piso 3

Docente Responsável: Joana Batalha

Docentes: Joana Batalha e Stéphanie Vaz

Áreas: Educação e Ensino

Creditação para professores do Ensino Básico e Secundário

Formação geral e adequada (dimensão científica e pedagógica): Professores dos Grupos 100, 110, 910, 920.

Objetivos

1. Conhecer processos linguísticos e cognitivos implicados na leitura e na escrita;
  2. Aprofundar conhecimentos sobre dificuldades na aprendizagem da leitura e da escrita em crianças em idade escolar;
  3. Apropriar-se de estratégias para avaliação e intervenção no âmbito das dificuldades de leitura e escrita nas dimensões didática e clínica.

1. Linguagem oral e linguagem escrita.

2. Processos linguísticos e cognitivos implicados na leitura e da escrita.

3. Competências metalinguísticas e aprendizagem da leitura e da escrita nos primeiros anos de escolaridade.

4. Dificuldades na aprendizagem da leitura e da escrita em crianças em idade escolar:

4.1. Tipos de dificuldades;

4.2. Avaliação: o que, como e quando avaliar;

4.3. Estratégias e materiais para intervenção didática e clínica.

5. A importância das parcerias professores-terapeutas para a avaliação e a intervenção em dificuldades de aprendizagem da 6. leitura e da escrita.

Bibliografia

Alves Martins, M. & Niza, I. (1998). Psicologia da aprendizagem da linguagem escrita. Lisboa: Universidade Aberta.

Asorey, M. & Fernández, M. (2013). Dificultades de aprendizaje y trastornos del desarrollo – Manual didático. Madrid: Pirámide.

Coelho, D. (2013). Dificuldades de aprendizagem específicas – dislexia, disgrafia, disortografia e discalculia. Porto: Areal Editores.

Duarte, I. (2008). O Conhecimento da Língua: Desenvolver a Consciência Linguística. Lisboa: Ministério da Educação.

Pereira, R. S. (2011). Programa de Neurociência- Intervenção em Leitura e Escrita.1ª edição. Viseu: Psicosoma.

___________________________________

Joana Batalha é Professora Auxiliar Convidada no departamento de Linguística da NOVA FCSH e investigadora do CLUNL. É doutorada em Linguística, na especialidade Linguística e Ensino de Língua, pela NOVA FCSH. Foi professora dos ensinos básico e secundário e tem participado em diversos projetos ligados à aquisição e à didática da língua materna e não materna. Foi colaboradora do Ministério da Educação e do Instituto Camões na área do ensino do português.

Stéphanie Vaz é Bolseira de Doutoramento em Linguística (Psicolinguística), no âmbito do programa KRUse
(PD/BD/131387/2017) sob a orientação da Professora Doutora Maria Lobo e coorientação da Professora Doutora Marisa Lousada. Licenciada em Ciências da Linguagem pela NOVA FCSH e em Terapia da Fala pela ESSA do Alcoitaão, mestre em Ciências da Linguagem pela NOVA FCSH. Tem desenvolvido investigação na área da aquisição e desenvolvimento da linguagem no Centro de Linguística da Universidade NOVA de Lisboa desde 2008.