Comunicação de Ciência

Início: 9 de julho

Objetivos

Criar a consciência da importância da comunicação de ciência, numa sociedade cada vez mais dependente da ciência e da tecnologia. Entusiasmar futuros profissionais da comunicação e educação pela comunicação da ciência nas suas várias formas.

Programa

Durante este curso será discutida a evolução do conceito de comunicação de ciência, a relação entre ciência e sociedade e a responsabilidade dos cientistas nessa relação. Serão abordadas diversas técnicas e práticas em comunicação de ciência e de ligação da ciência à sociedade e aos media.

Dia 1: Como comunicar ciência através dos Media. Notícia e press release, ligação com os media. (António Granado)

Dia 2: Como usar as redes sociais para comunicar ciência. Casos práticos e exercícios. (António Granado)

Dia 3: Técnicas e Práticas em comunicação de ciência. Conceitos, evolução, contextualização. (Joana Lobo Antunes)

Dia 4: Comunicação de ciência em Instituições de investigação. Casos práticos e exercícios. (Joana Lobo Antunes)

Dia 5:  Comunicação de ciência em Museus/Centros de Ciência. Casos práticos e exercícios. (Joana Lobo Antunes)

Bibliografia

Bik HM, Goldstein MC (2013) An Introduction to Social Media for Scientists. PLoS Biol 11(4): e1001535.

Entradas, M. and Bauer, Martin W. (2017) Mobilisation for public engagement: benchmarking the practices of research institutes Public Understanding of Science, 26 (7). 771-788. ISSN 0963-6625

Priest, S., Goodwin, J. and Dahlstrom, M. F. eds. (2018). Ethics and practice in science communication. Chicago, IL, U.S.A.: University of Chicago Press

___________________________________

António Granado é professor auxiliar na NOVA FCSH, foi jornalista de ciência durante mais de 22 anos. Foi editor de ciência do jornal Público, editor do Publico.pt e editor multimédia na RTP. Licenciado em Línguas e Literaturas Modernas pela Universidade de Lisboa, tem um Mestrado em Jornalismo de Ciência pela Boston University (EUA) e um Doutoramento em Ciências da Comunicação pela University of Leeds (UK). Atualmente é docente de jornalismo, jornalismo de ciência e comunicação de ciência.

Joana Lobo Antunes é colaboradora do INOVA Media Lab e professora convidada da FCSH NOVA. Foi coordenadora do Gabinete de Comunicação do ITQB NOVA (2016-2019), diretora do Centro Ciência Viva de Sintra (2014-2016) e investigadora pós doc em Promoção e Administração de Ciência e Tecnologia na FCSH e ITQB NOVA (2012-2011). Dá formação em Comunicação de Ciência e Redes Sociais para Cientistas na Escola Doutoral da Universidade Nova de Lisboa. É licenciada em Ciências Farmacêuticas e doutorada em Química Orgânica.