Branding como Expressão da Comunicação das Empresas

Início: 15 de julho

Terminado o curso, o aluno deverá ser capaz de:

• Entender o processo de criação de uma marca, de forma estratégica;
  • Identificar como a marca influencia no posicionamento de uma empresa;
  • Entender como a marca traduz a proposta de valor de uma empresa;
  • Refletir sobre a importância da preocupação das empresas com a sustentabilidade;
  • Entender como se dá o ciclo: criação do produto, política de preços, distribuição e ciclo de vida

Os conteúdos serão divididos da seguinte forma:

1. Marcas e gestão de marcas

a) Como construir o posicionamento de marca

b) O que é o Branding: Modelos e Casos Práticos

2. Identidade de marca

a) O Design como elemento decisivo na construção de uma Marca

b) O que é Brand equity

3. Programas de marketing para a construção de brand equity

a) O que é Brand Content

b) Como criar estratégias de branding e arquiteturas de marcas

c) A importância da embalagem como expressão de Marca

4. Brand Driven Innovation

a) Como proporcionar aos clientes experiência de Marca

b) Como construir uma estratégia de Marca

c) O incrível processo de criação de nomes comerciais: Naming

d) O desafio da atualidade: como construir e gerir marcas sustentáveis

5. Sessões de dúvidas ao final de cada módulo

Pré-Requisitos

Os participantes devem conhecer os conceitos básicos acerca do Marketing Estratégico. Para os participantes serão necessários caneta e bloco para apontamentos.

GOBE, A. C. et al. Gerência de Produtos. São Paulo: Editora Saraiva, 2003

GOMES, Maurício de Brito. Gestão de Produtos e Marcas. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2015

LINDSTROM, M.; NEVES, B. A; KOTLER, P. Brand Sense: a marca multissensorial. Porto Alegre: Bookman, 2007

ROCHA, A .da; SILVA, J. C.F. da. Consumo na Base da Pirâmide. Rio de Janeiro: Mauad, 2009

___________________________________

Ana Margarida Barreto é doutorada pela Universidade Nova de Lisboa, onde ensina Marketing, Comportamento do Consumidor e Comunicação Estratégica. Completou pós-doc na Universidade de Tel Aviv, onde estudou atenção, perceção e memória, e trabalho de campo como visiting researcher na Universidade do Texas em Austin, Universidade de Westminster, King's College of London e Universidade Columbia. A sua investigação visa, entre outros interesses, estudar o processo de tomada de decisão do consumidor e medir a eficácia da comunicação. O seu trabalho tem sido reconhecido com vários convites para participar no painel de reviewers de revistas mundiais, tais como Communications: The European Journal of Communication Research, European Journal of Marketing, Journal of Business Research, Cogent Social Sciences, Information Processing & Management, etc., tendo recebido por duas vezes o Prémio Outstanding Reviewer Award no Emerald Literati Network Awards for Excellence (2015 e 2017).

Márcia Malvina é Mestre em Comunicação pela Universidade Católica de Brasília (UCB), com especialização em Executive Marketing, pela FGV e 25 anos de experiência nas áreas de gestão, planejamento e comunicação empresarial e marketing digital, que a levaram à criação do Ateliê da Estratégia, em 2009: uma empresa que consegue fundir ferramentas estruturantes com uma estratégia personalizada, inovadora, no estado da arte. No Brasil, além de ter trabalhado em grandes grupos empresariais e ter atendido dezenas de clientes como consultora, atuou como professora em cursos de licenciatura e pós-graduação em universidades de grande reconhecimento no país: UCB – Universidade Católica de Brasília; IESB – Instituto de Educação Superior de Brasília; IBMEC – Instituto Brasileiro de Mercados e Capitais; Uni Projeção e Grupo Estácio de Sá. É integrante e pesquisadora do OLAICD – Observatório Latino Americano das Indústrias de Conteúdo Digital, vinculado a UCB – Universidade Católica de Brasília.