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Assessoria de imprensa

Início: 8 de julho

Datas: 8 a 12 de julho | dias uteis das 18h00 às 21h00

Sala 604 | Torre B | Piso 6

Docente Responsável: Ivone Ferreira

Docentes: João Carlos Martins

Áreas: Comunicação, Política, Linguagem e Filosofia

 

Objetivos

O presente curso pretende uma introdução ao papel das relações públicas e da assessoria de imprensa na comunicação política, no que respeita à construção do reconhecimento das organizações políticas enquanto agentes da representação democrática. Serão analisadas as especificidades e caraterísticas do perfil, personalidade, competências e qualificações do assessor de imprensa e das relações públicas com os media. Com base no quadro teórico da propaganda (Bernays, Lippman) e da comunicação política (Blumler & Kavanagh) aplicado em Portugal pelo Professor Vasco Ribeiro, serão abordados diferentes instrumentos e ações para desenvolver pelos alunos no âmbito estratégico da comunicação na política. No final do curso, pretende-se que os alunos sejam capazes de: Compreender as especificidades das relações públicas e assessoria de imprensa na política e desenvolver procedimentos e estratégias de comunicação nas relações com os média.

 

Programa

1. A assessoria como função de Relações Públicas;

2. A constituição das agências;

3. Perfil, Personalidade, competências e qualificações do assessor de imprensa;

4. A relação entre RP e jornalistas na perspetiva de Walter Lippman e de Vasco Ribeiro;

4.1. Breve enquadramento histórico da Comunicação Política: de Edward Bernays a Jay G. Blumler;

4.2. O spin doctoring em Portugal;

5. Criando relações estáveis: Ficheiros dos órgãos de comunicação e dos jornalistas;

5.1. A comunicação com os media. Regras da escrita jornalísticas;

5.2. Exercícios de escrita para imprensa generalista e especializada;

5.3. Follow up;

5.4. Press Kitt;

5.5. Conferência de imprensa;

5.6. Clipping;

5.7. Press room online.

 

Bibliografia

Blumer, Jay G. (2013). The Fourth Age of Political Communication. Keynote address delivered at a Workshop on Political Communication Online, the Free University of Berlin, September 12. Jay-G-Blumler-the-fourth-age-of-political-communication

Blumler, Jay G. & Kavanagh, Dennis (1999) The Third Age of Political Communication: Influences and Features. Political Communication, 16:3, 210-230. Blumer&Kavanagh_the_third_age_of_political_communication

McCollough, Christopher (2019) Propaganda as Public Relations Antecedent: The Complex Legacy of the Creel Commission. Columbus State University. Propaganda as Public Relations Antecedent: The Complex Legacy of the Creel Commission

Ribeiro, Vasco (2015) O spin doctoring em Portugal: Perspetivas de governantes, jornalistas e assessores de comunicação que operam na Assembleia da República. Lisboa: Obercom. Vasco_Ribeiro_O spin doctoring em Portugal

Ribeiro, Vasco (2015) Assessoria de Imprensa: Fundamentos teóricos e práticos: O relacionamento com os jornalistas, a produção de conteúdos e os eventos como motor de produção noticiosa. Universidade do Porto: Novas Edições Académicas. Vasco_Ribeiro_Assessoria_de_imprensa_Fundamentos_teoricos_e_praticos

 


Ivone Ferreira é Professora Auxiliar no Departamento de Ciências da Comunicação da NOVA FCSH. Doutora em Ciências da Comunicação, leciona e investiga na área da Comunicação Estratégica.

João Carlos Martins foi jornalista e assessor de imprensa na área da saúde e da cultura. Licenciado em Ciências da Comunicação pela UBI, é pós-graduado em Comunicação e Jornalismo pela Universidade de Coimbra e doutorando em Ciências da Comunicação pela NOVA FCSH.


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