Arte do Conto (século XX) - II

Início: 19 de agosto

Datas: 19 de agosto a 6 de setembro | segundas, quartas e sextas-feiras das 12h00 às 15h00

19 de agosto e 6 de setembro das 12h00 às 14h00 | Sala T 16 | Torre B | Piso 3

Docente Responsável: Teresa Araújo

Docentes: Diogo Fernandes

Áreas: Línguas, Literaturas e Culturas

Creditação para professores do Ensino Básico e Secundário

Formação geral e adequada (dimensão científica e pedagógica): Professores do Grupo 300.

Objetivos

1. Refletir sobre a teoria do conto a partir da leitura crítica de contributos fundamentais.

2. Promover a análise deste tipo de narrativa breve, aplicando instrumentos críticos adequados.

3. Estimular a percepção da especificidade e relevância das obras selecionadas.

4. Perspetivar a diversidade do conto no século XX, a partir do corpus em estudo.

Sessão 1

Abordagem cruzada a perspectivas teóricas sobre a forma breve: The New Short Story Theories, de Charles E. May, Seis propostas para um novo milénio, de Italo Calvino, e The Short Story ― A Critical Introduction, de Valerie Shaw.

Sessão 2

A perspetiva do leitor: análise de Nove histórias, de J. D. Salinger

Sessão3

O destino trágico de uma personagem: Doze Contos Peregrinos, de Gabriel García Márquez.

Sessão 4

A criação do universo: Cosmicómicas, de Italo Calvino.

Sessão 5

Brevidade e narração: De que falamos quando falamos de amor, de Raymond Carver.

Sessão 6

A Irlanda de James Joyce: análise de Gente de Dublin.

Sessão 7

A importância da linguagem: Três histórias, de J. M. Coetzee.

Sessão 8

Investigações literárias: Chamadas Telefónicas, de Roberto Bolaño.

Sessão 9

Sobre a obstinação e o humor: análise de Ficções, de Almada Negreiros

May, Charles. "The New Short Stories Theories"

Shaw, Valerie. "The Short Story ― A Critical Introduction"

Calvino, Italo. "Seis propostas para um novo milénio"

___________________________________

Diogo Fernandes é atualmente doutorando de Estudos Portugueses na NOVA FCSH, encontrando-se a preparar uma tese sobre problemas genológicos do conto de autor. Traduziu Vicente Huidobro e Gabriela Mistral. Terminou o mestrado em Estudos Portugueses na mesma instituição, em 2012, com uma dissertação sobre o poeta José Agostinho Baptista. Foi bolseiro de investigação no Instituto de Estudos Medievais e no Instituto de Estudos de Literatura e Tradição da NOVA FCSH.
A sua última comunicação, no colóquio internacional “O conto: o cânone e as margens”, intitula-se “Anti-contos: de Diderot a Sena”.

Teresa Araújo é Professora Associada com Agregação da NOVA FCSH. A sua atividade docente e de investigação incide sobre a literatura portuguesa dos séculos XVII-XIX e a literatura tradicional pan-hispânica. Neste âmbito, tem dirigido vários projetos de investigação financiados, publicado artigos em revistas nacionais e internacionais da especialidade e colaborado regularmente com Universidades estrangeiras.