Abordagens e materiais para o ensino de inglês a crianças

Início: 8 de julho

Datas: 8 a 19 de julho | 8, 10, 12, 15 e 17 de julho das 10h00 às 14h00 | 19 de julho das 10h00 às 15h00

Sala 302 | Torre A | Piso 3

Docente Responsável: Ana Madeira

Docente: Ana Rita Faustino

Áreas: Educação e Ensino

Creditação para professores do Ensino Básico e Secundário

Formação geral e adequada (dimensão científica e pedagógica): Professores dos grupos 120 e 220.

Objetivos

Tendo como base investigação recente sobre o processo de aquisição de segunda língua, o curso tem como objetivo promover o desenvolvimento de competências e recursos para o ensino de inglês a crianças. Sendo o ensino de Inglês como parte integrante do currículo de 1º ciclo em Portugal uma realidade recente, o curso destina-se a professores de inglês de todos os níveis de ensino e professores de 1º ciclo interessados em refletir sobre o processo de aquisição de L2 e sobre as diversas abordagens metodológicas para o ensino de línguas. Contempla ainda uma componente prática de análise de documentos e manuais e posterior planificação de aulas e desenvolvimento de materiais.

1. Ensino e aquisição:

1.1. A aquisição de uma segunda língua por crianças;

1.2. O papel da instrução na aquisição de uma segunda língua.

2. Especificidades sobre o ensino de línguas a crianças:

2.1. O aprendente;

2.2. A gestão da sala de aula.

3. Abordagens, metodologias e recursos para o ensino de línguas:

3.1. Visão panorâmica sobre as principais abordagens e metodologias para o ensino de L2: pressupostos teóricos, objetivos, programa, tipos de atividades, papel do aluno e professor no processo de ensino-aprendizagem;

3.2. Recursos para o ensino de línguas a crianças: manuais, realia, flashcards, drama, jogo, canção, rima, poema, lengalenga, literatura infantil;

3.3. Erros e feedback;

3.4. Avaliação.

4. Documentos reguladores relativamente ao ensino de línguas na infância:

4.1. Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas;

4.2. Metas Curriculares;

4.3. Programas;

5. Planificação de aulas e desenvolvimento de materiais para diferentes competências:

5.1. Compreensão oral;

5.2. Compreensão escrita;

5.3. Produção oral;

5.4. Produção escrita.

Bibliografia

ELLIS, G. & BREWSTER, J. (2014). Tell it again! The storytelling handbook for primary English language teachers. London: British Council.

HINKEL, E. (ed.) (2011). Handbook of research in second language teaching and learning, volume II. New York/London: Routledge.

NUNAN, D. (2011). Teaching English to Young Learners. Anaheim: Anaheim University Press.

TOMLINSON, Brian (ed.) (2013). Developing materials for language teaching (2nd ed.). London/New York: Bloomsbury Academic.

___________________________________

Ana Madeira é docente doutorada no Departamento de Linguística da NOVA FCSH e investigadora do Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa. Desenvolve docência e investigação em sintaxe e aquisição de língua segunda. Tem participado em diversos projetos no domínio da aquisição e ensino/aprendizagem do português língua não materna, e da criação de materiais para o ensino de língua.

Ana Rita Faustino é assistente convidada no Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa e doutoranda do Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa (CLUNL) e do Centre for English, Translation and Anglo-Portuguese Studies (CETAPS). Em 2011, obteve o grau de Mestre em Ensino de Inglês e de Alemão, na mesma faculdade, com a dissertação intitulada A componente (inter)cultural na produção de texto escrito no ensino-aprendizagem da língua estrangeira. Desenvolve investigação nas áreas de aquisição de língua segunda e didáctica das línguas estrangeiras. Em 2013, venceu o Prémio Branquinho da Fonseca Expresso/ Gulbenkian com a obra de literatura infantil “O Cotão Simão”.