A imagem da Alemanha através da sua imprensa

1.º semestre

Organização: Departamento de Línguas, Culturas e Literaturas Modernas

Responsável: Clarisse Costa Afonso

Calendário e horário das sessões:

Início a: 14 de novembro de 2017 | Fim a: 30 de novembro de 2017

Terças-feiras e quintas-feiras das 18h às 21h

Temas das Sessões (Programa)

1. Breve historial da RFA e épocas mais marcantes da sua fundação até à unificação.

2. O surgimento da imprensa nas zonas ocupadas: supervisão dos aliados e posterior autonomia

3. O principais periódicos supra-regionais da RFA:

3.1 Jornais: Die Zeit; Frankfurter Allgemeine Zeitung; Frankfurter Rundshau; Süddeutsche Zeitung; Die Tageszeitung-taz; Die Welt; Bild-Zeitung

3.2 Revistas: Der Spiegel; Focus; Stern

4.Estrutura e características

4.1 lay-out, rubricas,cadernos, publicidade

4.2 Orientação política

4.3 Quem são os leitores? – idade, sexo, rendimento médio, formação académica. Tiragem

5. Objetividade da imprensa?

6. Relação entre jornalistas e políticos

7. Código deontológico: Deutscher Presserat/Pressecodex

Objetivos do Curso

Pretende-se que o aluno, fique a conhecer a principal imprensa alemã e o que a diferencia em termos da sua disseminação, conceção da notícia, tendência política, tipo de leitor, código de ética, capacitando-o de uma análise crítica e maior objetividade em relação à pluriforme sociedade alemã.

Conteúdos da ação:

Ligação entre as épocas mais marcantes da RFA e como estas foram veiculadas pela imprensa. Análise de algumas notícias sob as diferentes persptivas de cada um dos periódicos em análise como forma de melhor entender a linha editorial de cada um e o respetivo consumidor.

Preçário

Público em geral: 40€ | Associado INATEL/ACP: 32€ | Estudantes NOVA (licenciaturas, mestrados e doutoramentos): 20€ | Docentes/Alumni NOVA: 25€

Número de créditos (mediante avaliação):

- para estudantes universitários: 0.5 ECTS - European Credit Transfer and Accumulation System;

- para professores dos Ensinos Básico e Secundário: 0,6 Créditos (acreditado pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua – Ministério da Educação): Professores dos grupos 340 e 400.

Regime de Avaliação

• Trabalho escrito final (50%) e participação ativa nas aulas (50%)

Através da ficha de inscrição.

Presencialmente na Divisão Académica – Núcleo de Formação ao Longo da Vida (Piso 1, Torre B).

Datas de inscrição

Início a: 10 de outubro de 2017 | Fim a: 10 de novembro de 2017