Ensino de Línguas baseado em Tarefas: princípios fundamentais e modo de implementação

Início: 12 de outubro

Objetivos

• Tornar a aprendizagem por tarefas (task-based) numa prática corrente na aula de língua estrangeira.
  • Promover o conhecimento dos docentes sobre os princípios e modo de implementar uma pedagogia por tarefas no contexto específico em que lecionam.

Programa

• O Ensino de Línguas Baseado em Tarefas (ELBT) à luz da investigação atual sobre aquisição de segundas línguas.
  • A contribuição do QECR na reflexão em torno da pedagogia por tarefas.
  • O conceito de tarefa.
  • A preparação de cursos de línguas baseados em tarefas.
  • O trabalho gramatical no ELBT.

Bibliografia

Byram, M., Golubeva, I, Hui, H. Wagner, M. (2017). From Principles to Practice in Education for Intercultural Citizenship. Bristol: Multilingual Matters.

Castro, C. (2017). Ensino de Línguas Baseado em Tarefas: da teoria à prática. Lisboa: Lidel Edições Técnicas.

Ellis, R., & Shintani, N. (2014). Exploring language pedagogy through second language acquisition. London: Routledge.

Shintani, N (2016). Input-based Tasks in Foreign Language Instruction for Young Learners. Amsterdam and Philadelphia: John Benjamins.

Willis, D., & Willis, J. (2009). Task-based language teaching: Some questions and answers. The Language Teacher, 33.3, 3-8.

Pré-Requisitos

Professores de inglês dos grupos: 120 (Inglês 1.º Ciclo); 220 (Português & Inglês 2.º Ciclo).

Preçário

Público em geral: 50€ | Associado INATEL/ACP: 40€ | Estudantes NOVA (licenciaturas, mestrados e doutoramentos) / Alumni NOVA FCSH / Estudantes de outras instituições de ensino superior: 40€

Através da ficha de inscrição (online)

ou

Presencialmente no Centro Luís Krus - Formação ao Longo da Vida (Piso 1, Torre B).

Datas de inscrição

Início: 05 de janeiro de 2019 | Fim: 30 de setembro de 2019

Contactos para informações

Centro Luís Krus - Formação ao Longo da Vida

E-mail: clk.flv@fcsh.unl.pt

Telefone:  + 351 217 90 83 00

___________________________________

Catarina Castro é doutorada em Didática das Línguas Estrangeiras, exerceu funções como leitora/docente do Camões, IP em Timor Leste, Berlim e Barcelona. Atualmente, desenvolve um projeto de pós-doutoramento no CETAPS (Centre for English, Translation and Anglo-Portuguese Studies), na Universidade Nova de Lisboa, na área da formação de professores.