Acções do Documento

Mensagem do Director

Director João Costa


Mensagem do Director da Faculdade
de Ciências Sociais e Humanas

Bem-vindo à Faculdade de Ciências Sociais e
Humanas da Universidade Nova de Lisboa,

Bem-vindo às ‘Humanas’ da NOVA

 

 

O mundo mudou. A evolução mostra que apenas aqueles que têm uma visão sobre a mudança conseguem adaptar-se e sobreviver. Isto implica que se tomem decisões com impacto sobre a adaptabilidade e a melhoria.

Sem as Ciências Sociais e Humanas, não temos os ingredientes necessários para criar valor e gerar decisões razoáveis para responder às necessidades da sociedade. Nesta área do saber, encontramos o conhecimento que nos ajuda a colocar questões, a pensar criativamente, a raciocinar de forma adequada e inovadora. As Ciências Sociais e Humanas estudam os processos envolvidos na definição de indivíduos enquanto agentes guiados por valores: como agem, como interagem, como criam. Nestas áreas, entendemos o passado e as culturas diferentes para interpretar o presente e planear o futuro com informação. A ideia actualmente considerada crucial de “mundo melhor” ou “sociedade melhor” radica das áreas das Ciências Sociais e Humanas.

Experimente imaginar um mundo sem uma compreensão clara da sociedade, sem um conhecimento da forma de pensar e agir dos indivíduos ou em que as Artes não existissem. Esse seria um mundo pobre, em que as Ciências Sociais e Humanas não existiriam.

Na FCSH comprometemo-nos com a produção de conhecimento, com a qualificação dos estudantes e com a transferência de conhecimento nos diferentes domínios desta área do saber.

Construímos conhecimento nas seguintes áreas: Antropologia, Ciências da Comunicação, Ciência Política e Relações Internacionais, Geografia e Planeamento Regional, Filosofia, História e Arqueologia, História da Arte, Línguas, Literaturas e Culturas Portuguesa e Estrangeiras, Linguística, Musicologia, Sociologia.

Consolidamos saber através da investigação desenvolvida nas nossas 25 Unidades de Investigação e formamos alunos de Licenciatura, Mestrado e Doutoramento através dos nossos programas de estudo.

Na FCSH estudam e investigam várias centenas de investigadores e bolseiros de investigação, integrados ou colaborando com os centros de pesquisa no desenvolvimento de mais de 200 projectos de investigação fundamental e aplicada.

Orgulhamo-nos da qualidade da formação que ministramos nos nossos cursos: 14 licenciaturas, 10 pós-graduações, 48 mestrados, 25 doutoramentos em áreas disciplinares e interdisciplinares.

Transferimos conhecimento, interagindo com a sociedade, em projectos de prestação de serviços, na relação com empresas e autarquias, na formação profissional e através da nossa Escola de Verão, porta aberta da FCSH a todos os que querem frequentar os seus cursos.

Acolhemos anualmente várias centenas de alunos estrangeiros e desenvolvemos programas em associação com universidades dos EUA e da China. A internacionalização da investigação e do ensino são marcas da nossa instituição.

A FCSH gera conhecimento com impacto social, fá-lo numa cultura de escola em que a proximidade entre os alunos e os docentes são uma característica quase única no ensino superior nacional.

Entre estudantes, docentes, investigadores e colaboradores, somos cerca de 6000 pessoas que formam esta comunidade.

Identifique-se com este projecto e venha conhecer-nos!

Professor Doutor João Costa

Director

Topo da Página