Acções do Documento

Mensagem do Director

Director_Prof Doutor Joao Saagua_final.JPG


Mensagem do Director da Faculdade
de Ciências Sociais e Humanas

Bem-vindo à Faculdade de Ciências Sociais e
Humanas da Universidade Nova de Lisboa,

Bem-vindo às ‘Humanas’ da NOVA


É possível que conheça a nossa Faculdade por ter participado nas, ou ter ouvido falar das, nossas actividades: 14 licenciaturas, 9 pós-graduações, 44 mestrados, 20 doutoramentos, mais de 200 projectos de investigação em execução, uma Escola de Verão que acontece regularmente todos os meses de Julho a Setembro, inúmeros colóquios, conferências, seminários e cursos livres que realizamos.

Todas essas actividades são uma marca da Faculdade e todas elas concretizam, de modos diferentes, as nossas três principais linhas de actuação: a ligação entre ensino e investigação; a preocupação constante com a internacionalização; o esforço continuado com vista à inserção dos nossos estudantes na vida activa.

A Faculdade entende o ensino e a investigação como duas actividades geminadas. O nosso corpo docente tem a elevada qualidade que lhe é consensualmente reconhecida porque participa em projectos de investigação científica avaliados internacionalmente e porque tem produção científica do melhor nível.

Deste modo, os nossos professores podem dar aos nossos alunos a formação que eles esperam e certamente merecem. Por sua vez, muitos dos nossos alunos são pagos (através de bolsas) para participarem em projectos e actividades de investigação, e isto acontece desde a licenciatura até aos doutoramentos.

A nossa preocupação com a internacionalização vem de acreditarmos que sem esta não é possível atingir os níveis de qualidade no ensino e na investigação que procuramos. As comunidades de ensino e de investigação, professores, alunos e investigadores, são cada vez mais comunidades internacionais, que se conhecem, reconhecem e interagem das mais diversas formas; e não se podem, de modo nenhum, confinar a uma escola ou um mesmo a um país. Temos, por isso, na Faculdade professores e investigadores de 9 países diferentes, recebemos quase 250 alunos estrangeiros por ano e enviamos por ano cerca de 100 estudantes para universidades estrangeiras.

A nossa preocupação com a inserção dos nossos alunos no mercado de trabalho tem sido orientada para a promoção de estágios curriculares e profissionais em empresas, autarquias e outras instituições, públicas e privadas. Mais recentemente, temos desenvolvido a vertente do empreendedorismo, apoiando a criação de planos de negócios ou projectos empresariais construídos pelos alunos durante o tempo em que estão na Faculdade e devidamente apoiados no nosso ‘know how’ e serviços.

Estou convicto que é a estratégia que melhor serve os nossos alunos e a sociedade portuguesa. Se se sente identificado com este projecto, convido-o vivamente a participar nele.


Professor Doutor João Sàágua                                      

Topo da Página