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Svetlana Yurievna Poliakova

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Svetlana Poliakova
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Ciências Musicais
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Professor Auxiliar Convidado

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424

Idiomas de Ensino

Inglês

Português

Outras

Áreas de Investigação

  • Música e liturgia bizantina e russa
  • Pedagogia da Análise Musical
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Análise, Liturgia, Música sacra bizantina, música russa, paleografia

Publicações Relevantes

  • S. Poliakova, Sin 319 and Voskr 27 and the Triodion Cycle in the Liturgical Praxis in Russia during the Studite Period, PhD Thesis, Universidade Nova, Lisbon, 2009.
  • S. Poliakova, “O século XIX, nacionalismo e cosmopolitismo (A conquista de uma entidade. Glinka e a formação de um estilo nacional. O contributo de Dargomizhski. Tempos de efervescência cultural. Balakirev, o mentor do Grupo dos Cinco. Borodine, o químico músico. Mussorgski, o visionário. Rimski-Korsakov, o elo entre duas gerações. Tchaikovski, o universal)”, Música Russa. Um Panorama. Público, Centro Cultural de Belem, Lisbon, 2002, pp. 9-31, ISBN 972-8179-39-1.
  • S. Poliakova, “Scriabin e Rachmaninov: as duas faces da beleza (O simbolismo russo. Skriabine e o "mistério". Rachmaninov, o poeta da alma russa)”, Música Russa. Um Panorama. Público, Centro Cultural de Belem, Lisbon, 2002, pp.31-41, ISBN 972-8179-39-1.
  • S. Poliakova, “Russian Liturgical Chant Books from the 11th-14th Centuries and Their Function in Liturgical Practice”, Medieval Sacred Chant: from Japan to Portugal. Canto sacro medieval: do Japão a Portugal, ed. Ferreira M.P., Lisbon, 2008, pp. 93-111, ISBN 978-972-789-6.
  • I. Moody, S. Poliakova, “Russian Hymnology”, The Canterbury Dictionary of Hymnody, ed. J. R. Watson, E. Hornby, http://www.hymnology.co.uk/ ISBN 978-972-789-6.
  • S. Poliakova, “Russkaia Triod´: na perekrestke traditzii”, Medieval Bulgarian Literature, Institut za Literatura, Balgarska Akademija na Naukite, 51 (2015), pp. 39-53, ISSN 0204-868X.
  • S. Poliakova, “Oldest Russian Sticheraria from the Triodion: Some Remarks on Their Homogeneity and Diversity”, Revista Portuguesa de Musicologia, nova série, 2/1 (2015), pp. 1-18, http://rpm-ns.pt/index.php/rpm/article/view/264/313, ISSN 0871-9705.
  • S. Poliakova, "Italo-Greek and Russian Neumatic Studite Triodia and Pentekostaria: Some Remarks on Their Connection", Bollettino della Badia Greca di Grottaferrata, Serie III, v. 9 (2012), pp.179-190 ISSN 0005-3787.
  • S. Poliakova, “The Manuscripts Sin 319 and Voskr 27: Innovation in Russian Liturgical Practice at the End of the Twelfth Century”, Papers Read at the 14th Meeting of the IMS Study Group 'Cantus Planus', Dobogoko/Hungary, 2009. Aug. 24 - 29, Ottawa: The Institute of Mediaeval Music, 2013, vol. II, pp. 577-597, ISBN 978-1-926664-21-7.
  • S. Poliakova, “A Pair of Manuscripts transmitting the Triodion and Pentekostarion in the Russian Studite Tradition - Identifying the prototypes”, Proceedings of the Sixteenth Meeting of the IMS Study Group `Cantus Planus`, Viena, 2012, pp.327-332, ISBN 978-3-85119-336-7
  • S. Poliakova, “Sin 319 and Voskr 27 as a Triodion set. Questions concerning the content of the commemorations and the counting system in the Triodion Cycle”, Church, State and Nation in Orthodox Church Music, Proceedings of the Third International Conference on Ortodox Church Music (University of Joensuu and The International Society for Ortodox Church Music), Joensuu, 2010, pp. 131-152, ISBN 978-952-9.
  • S. Poliakova, “Sin 319 and Voskr 27 as a Triodion set. Questions concerning the composition and disposition of daily hymnography”, Composing and Chanting in the Orthodox Church. Proceedings of the Second International Conference on Ortodox Church Music (University of Joensuu and The International Society for Ortodox Church Music), Joensuu, 2009, pp. 32-44, ISBN 978-952-99883-1-0.
  • S. Poliakova, “O nekotorykh osobennostiakh v kopmozitzii kanonov 8 glasa I ikh otrajenii v znamennykh rukopisiakh 12 veka”, Drevnerusskoi pesnopenie. Puti vovremeni, v.3, St.Peterburg, 2008, pp. 17-41, ББК85.313(2)1-Д73.
  • S. Poliakova, “Certain compositional characteristics in the Heirmos of the 8th tone, based on Russian sources from the 12th-17th centuries”, The Traditions of Orthodox Music. Proceedings of the First International Conference on Ortodox Church Music (University of Joensuu and The International Society for Ortodox Church Music), Joensuu, 2007, pp. 130-170, ISBN 978-952-99883-0-3.
  • S. Poliakova, “Some observations on canon organization, evidence from the twelfth centurty Russian Menaia and Triodion», Istorija i misterija muzike, u chast Roksande Pejovih, Belgrade, 2006, v. 2, pp. 91-107, ISBN 86-83745-70-8.

Formação

Ano Grau Área Instituição Classificação
1988
Licenciado
Ciências musicais
Conservatório Nacional Superior Tchaikovsky de Moscovo.
1990
Mestre
Ciências musicais
Conservatório Nacional Superior Tchaikovsky de Moscovo.
16
2009
Doutor
Ciências musicais
FCSH UNL
bom com distinção

Experiência Profissional Relevante

  • 2008-2016: Professora na FCSH da Universidade Nova de Lisboa, (disciplinas leccionadas: Técnicas de Composição, Baixo Contínuo e Acompanhamento, Formação Musical).
  • 2008-2014: Assistente convidada (área de Interpretação e Criação), Escola Superior de Dança, Instituto Politécnico de Lisboa.
  • 2012-2015: Fundadora e diretora do Coro Académico Romanos Mélodos, FCSH, UNL.
  • 2004-2016: Investigadora do CESEM (Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical), Universidade Nova de Lisboa.
  • 2005-2009: Membro de Bordo de International Society for Orthodox Church Music (ISOCM), Universidade de Joensuu, Finlândia.
  • 1988-1991: Colaboradora/Investigadora do Laboratório de Teoria e História da Música Russa Medieval do Conservatório Tchaikovsky.
  • 2005-2015: Participação em 24 Congressos Internacionais.

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