Docentes

Rui Fernando Vieira Nery

:
Rui Vieira Nery
:
Ciências Musicais
:
Professor Associado

Contactos

Idiomas de Ensino

Castelhano

Francês

Inglês

Português

Áreas de Investigação

  • Musicologia Histórica
  • História da Música Portuguesa e Brasileira
  • Música Antiga Ibérica e Latino-Americana
  • Música Popular Urbana
  • Políticas Culturais
:
Música em Portugal, Música Antiga no Brasil, Música Antiga Ibérica e Latino-Americana, Vilancico, Música de Salão, Modinha, Fado, Políticas Culturais

Publicações Relevantes

  • Para a História do Barroco Musical Português: o COD 8942 da B.N.L. (Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1980)
  • "La Musique Portugaise dans le Contexte Ibérique: de la Renaissance au Baroque," Informação Musical, 9 (Agosto de1982), pp. 27-36
  • A Música o Ciclo da "Bibliotheca Lusitana" (Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1984)
  • "New Sources for the Study of the Portuguese Seventeenth-Century Consort Music," Journal of the Viola da Gamba Society of America, 22 (Dezembro de 1985), pp. 9-28
  • The Music Manuscripts in the Library of King D. João IV of Portugal (1604-1656): A Study of Iberian Music Repertoire in the Sixteenth and Seventeenth Centuries, Tese de Doutoramento (Ph.D.) em Musicologia (The University of Texas at Austin, 1990)
  • "Italian Models and Problems of Periodization in Portuguese Baroque Music", Routes du Baroque: La Contribution du Baroque à la Pensée et à l'Art Européens (Lisboa: Conselho da Europa-Secretaria de Estado da Cultura, 1990)
  • Co-Autor, com Paulo Ferreira de Castro, Sínteses da Cultura Portuguesa: História da Música (Lisboa: Europália - Imprensa Nacional, 1991); 2ª ed. 1999
  • Co-Autor, com Paulo Ferreira de Castro, Synthesis of Portuguese Culture: History of Music, tradução inglesa de Kenneth Frazer (Lisboa: Europália - Imprensa Nacional, 1991)
  • Co-Autor, com Paulo Ferreira de Castro, Syntyhèses de la Culture Portugaise: Histoire de la Musique, tradução francesa (Lisboa: Europália - Imprensa Nacional, 1991);
  • Co-Coordenador, com Maria Fernanda Cidrais Rodrigues e Manuel Morais, Livro de Homenagem a Macario Santiago Kastner, (Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian , 1992)
  • "António Carreira, o Velho, Fr. António Carreira e António Carreira, o Moço: Balanço de um Enigma por Resolver," in Maria Fernanda Cidrais Rodrigues, Manuel Morais and Rui Vieira Nery, eds., Livro de Homenagem a Macario Santiago Kastner, (Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1992);
  • “Notas à Margem do Catálogo do Fundo Musical da Misericórdia de Lisboa”, Arte Musical, IV Série, Vol. I, 1 (Outubro de 1995), pp. 18-26
  • “A Lisztomania e a Máscara Cosmopolita da Lisboa Oitocentista”, Liszt em Lisboa (Lisboa: Museu da Música, 1995), pp. 18-23
  • “O Vilancico Português do Século XVII: Um Fenómeno Intercultural”, versões portuguesa e inglesa, in Salwa el-Shawan Castelo-Branco, ed., Portugal e o Mundo: O encontro de Culturas na Música/Portugal and the Worls: The Encounter of Cultures in Music (Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1996), pp. 91-113
  • Co-coordenador, com Maria Elizabeth Lucas, Actas do Colóquio As Músicas Luso-Brasileiras no Final do Antigo Regime: Repertórios, Práticas e Representações (Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian – Imprensa Nacional, 2012)
  • Co-Autor, com Paulo Ferreira de Castro, Sínteses da Cultura Portuguesa: História da Música, tradução chinesa de Chen Yongyi (Lisboa: Fundação Oriente, 1997)
  • “Música e Dança na Sociedade Pombalina: As Cartas de Giusepe Baretti (1760)”, Adagio, 20 (Fevereiro-Maio de 1998), pp. 24-39
  • “Introdução”, in João Pedro Paiva de Oliveira, Teoria Analítica da Música do Século XX (Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1998), pp. XXIII-XXX
  • “A Música na Sé de Évora como Instrumento Doutrinal”, Do Mundo Antigo aos Novos Mundos: Humanismo, Classicismo e Notícias dos Descobrimentos em Évora (1516-1624) (Lisboa: Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses, 1998), pp. 137-153
  • “O Teatro Eclesiástico: A Liturgia Musical Barroca como Espectáculo”, in Maria da Graça M. Ventura, ed., O Barroco e o Mundo Ibero-Atlântico (Lisboa: Edições Colibri, 1998), pp. 103-116
  • “A Cultura Portuguesa e a Mundialização”, in Nuno Severiano Teixeira, José Cervaens Rodrigues e Isabel Ferreira Nunes, O Interesse Nacional e a Globalização (Lisboa: Edições Cosmos – Instituto da Defesa Nacional, 2000) pp. 179-195
  • “Artes do Espectáculo” in António Reis., ed., Portugal, anos 2000: Retrato de um País em Mudança (Lisboa: Cìrculo de Leitores e Comissriado de Portugal para a Expo 2000 Hanover, 2000), pp. 252-265, edições simultânas em português e inglês
  • “Estratégias do Sentido na Música Vocal: Análise Livre de Sete Exemplos Históricos, de Guillaume de Machaut a Luciano Berio”, in Kelly Benoudis Basílio, ed., Act 4:
  • Coordenação de A Música no Brasil Colonial: Colóquio Internacional – Lisboa 2000 (Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2001)
  • “Nota Introdutória”, in Rui Vieira Nery, ed., A Música no Brasil Colonial: Colóquio Internacional – Lisboa 2000 (Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2001), pp. 7-28
  • “O Olhar Exterior: Os Relatos dos Viajantes Estrangeiros como Fontes para o Estudo da Vida Musical Luso-Brasileira nos Finais do Antigo Regime”, in Rui Vieira Nery, ed., A Música no Brasil Colonial: Colóquio Internacional – Lisboa 2000 (Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2001), pp. 72-91
  • “David Perez in Portogallo: Testimonianze di Viaggiatori Stranieri”, Avidi Lumi, ano V, 14 (Fevereiro 2002), pp. 86-99
  • “A Guitarra Portuguesa em Estudo: Novos Problemas, Novos Contextos e Novas Metodologias”, in Manuel Morais, A Guitarra Portuguesa (Lisboa: Estar, 2002), pp. 9-14
  • “Decoro, Austeridade e Controlo de Custos: A Liturgia Musical Quinhentista no Burgo Portuense”, in Luis Cabral, A Capela Musical da Sé do Porto no Século XVI (Porto: ed.do Autor, 2003), pp. 7-14
  • “Spain, Portugal and Latin America”, in George Buelow, ed., A History of Baroque Music (Bloomington: Indiana University Press, 2004), pp. 359-413
  • “Piedade Barroca e Novas Práticas de Sociabilidade Urbana na Música Sacra Portuguesa do Século XVIII: O Estudo de Caso dos Salmos de João de Sousa”, in Cristina Fernandes, Devoção e Teatralidade: As Vésperas de João de Sousa Vasconcelos e a Prática Litúrgico-Musical no Portugal Pombalino (Lisboa: Edições Colibri, 2005), pp. 11-28
  • Il Fado: Storia e Cultura della Canzone Portoghese, tradução italiana de Vanessa Castagna, posfácio de Vincenzo Arsillo (Florença: Donzelli Editore, 2006)
  • -“Norma Universal e Identidades Locais na Liturgia Musical Portuguesa dos Séculos XVI e XVII: Novas Questões e Novas Respostas”, in José Maria Pedrosa Cardoso, O Canto da Paixão nos Séculos XVI e XVII (Coimbr: Imprensa da Universidade, 2006), pp. 17-23
  • - “Para uma Bibliografia Crítica da Edição Musical Portuguesa”, in Maria João Albuquerque, A Edição Musical em Portugal (1750-1834) (Lisboa: Imprensa Nacional – Fundação Calouste Gulbenkian, 2006), pp. I-XIV
  • "Espaço Profano e Espaço Sagrado na Música Luso-Brasileira do Século XVIII", Revista Música, Departamento de Música da Universidade de São Paulo, 11, 11-28 (2006);
  • “Artes do Espectáulo”, in António Reis, ed. Retrato de Portugal: Factos e Acontecimentos (Lisboa: Temas & Debates, 2007), pp.297-313
  • “Um Olhar Hermenêutico e Multidisciplinar sobre Carlo Gesualdo e sobre o Acto de Fazer Musicologia”, in Maria Manuel Toscano, Maneirismo Inquieto: Os Responsórios da Semana Santa de Carlo Gesualdo” (Lisboa: Imprensa Nacional, 2007), pp. IX-XVI
  • “Vozes da Cidade: Música no Espaço Público de Lisboa no Final do Antigo Regime”, in Miguel Figueira de Faria, ed., Praças Reais: Passado, Presente e Futuro (Lisboa: Livros Horizonte, 2008), pp. 23-44
  • “Tomás Borba Reencontrado: Um Exemplo Único de Tolerância e Modernidade na Música Portuguesa do Século XX”, in Duarte Gonçalves Rosa, Tomás Borba (Angra do Heroismo: Escola Básica e Secundária Tomás Borba, 2008), pp. 7-11
  • co-Autor, com José Mariz Fernandes, Sociedade Filarmónica Harmonia Reguenguense: Inventário do Arquivo Histórico-Musical (Reguengos de Monsaraz: Câmara Municipal, 2008)
  • Pensar Amália (Lisboa: Tugaland, 2010)
  • Artigos “Barbosa, Maria Augusta”, “Carvalho, Pinto de”*, “Fado”, “Fundação Calouste Gulbenkian”, “Guitarrão” (com Manuel Morais), “Guitarra Portuguesa” (com Manuel Morais), “Kastner, Macario Santiago”, “Moita, Luís”, “Música e Cinema” (com Hugo Silva e Manuel Deniz Silva), “Musicologia”, “Nery, Raul”, “Noronha, Maria Teresa de”, “Paredes, Carlos”, “Perdigão, Maria Madalena de Azeredo”, “Pimentel, Alberto” (com Leonor Losa), “Pires, Maria João” (com Vanda de Sá), “Políticas Culturais”, “Ribeiro, Mário de Sampaio”, “Rodrigues, Amália”, “Vieira, Ernesto”, in Salwa El-Shawan Castelo Branco, ed., Enciclopédia da Música em Portugal do Século XX (Lisboa: Círculo de Leitores, 2010).
  • Fados para a República (Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 2012)
  • Ídolos do Fado (Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 2012)
  • Fado: Um Património Vivo/Fado: A Living Heritage (Lisboa: CTT, 2012)
  • - “Tomás Luis de Victoria en la Tradición de la Capilla Real Portuguesa : Recepción Tardía y Amplia Difusión”, in Alfonso de Vicente & Pilar Tomás, coord., Tomás Luís de Victoria y la Cultura Musical en la España de Felipe III. Madrid: Centro de Estudios de Europa Hispánica, 2012, pp. 377-401.
  • - Co-coordenador, com a Profª Doutora Maria Elizabeth Lucas, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, da edição das Actas do Colóquio As Músicas Luso-Brasileiras no Final do Antigo Regime: Repertórios, Práticas e Representações. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian – Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 2012.
  • - “A Dança do Fado no Brasil e Portugal Oitocentistas”, in Maria Alice Volpe, coord., Patrimônio Musical na Atualidade: Tradição, Memória, Discurso e Poder. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2012, pp. 117-132;
  • - “Joaquim de Vasconcelos e a Fundação da Musicologia Portuguesa”, in Maria Manuela Delille, João Nuno Corrêa-Cardoso & John Greenfield, Carolina Michaëlis e Joaquim de Vasconcelos: A sua Projecção nas Artes e nas Letras Portuguesas. Porto: Fundação António de Almeida, 2013, pp. 351-288.
  • - Une Histoire du Fado. Tradução francesa de Pierre Leglise Costa e Ana Corte-Real. Paris : Éditions la Différence, 2014.

Experiência Profissional Relevante

  • - Presidente da Comissão Científica Internacional de Acompanhamento do restauro dos seis órgãos históricos da Basilica de Mafra (2000-2010)
  • - Presidente da Comisão Científica da Candidatura do Fado à Lista Representativa do Património Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO, por nomeação do Presidente da Câmara de Lisboa (desde 2006);
  • - Consultor musicológico do Projecto de Remodelação Museológica do Museu do Fado (2007-2008);
  • - Director do Programa Gulbenkian Educação para a Cultura (Março 2008-Setembro de 2012);
  • - Director do Programa Gulbenkian de Língua e Cultura Portuguesas (desde Setembro de 2012).

A atualização dos dados é da responsabilidade do respetivo docente e poderá ser feita na intranet.