Docentes

Paulo Manuel Rego Ferreira de Castro

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Paulo Ferreira de Castro
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Ciências Musicais
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Professor Auxiliar

Contactos

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424

Idiomas de Ensino

Castelhano

Francês

Inglês

Italiano

Português

Áreas de Investigação

  • Filosofia da música, estética musical
  • Musicologia histórica (ca. 1860-1960; especialmente fim de século e modernismo)
  • Análise musical (ca. 1860-1960; especialmente fim de século e modernismo)
  • Teoria e prática da hermenêutica, retórica e semântica musical
  • Teoria e prática da encenação de ópera
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Modernismo, nacionalismo, significação musical, trans/intertextualidade, discurso sobre música

Projectos de Investigação

  • Supervisão do projecto Partituras PortugalSom (edição de partituras de música portuguesa dos séculos XVIII a XXI), a convite da Direcção-Geral das Artes [Instituto das Artes]/Ministério da Cultura, desde 2006
  • Membro da equipa do projecto de investigação “O Teatro de S. Carlos: as artes do espectáculo em Portugal”/Área: “Recepção de Wagner em Portugal” (PTDC/EAT/70038/2006), financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (CESEM, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas)
  • Membro da equipa do projecto de investigação “Teatro para rir: Comédia musical em teatros de língua portuguesa (1849-1900)” (PTDC/EAT_MMU/098104/2008) , financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (CESEM, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas)

Publicações Relevantes

  • “Who Owns Musical Meaning? Aspects of the Objectivist Fallacy in the Writings of Hanslick, Stravinsky and Boulez”, in Teresa Malecka and Małgorzata Pawłowska (eds.), Music: Function and Value, Proceedings of the 11th International Congress on Musical Signification, vol. 1, Kraków (Polónia): Akademia Muzyczna w Krakowie, 2013, pp. 501-512
  • “La musique, un art d’arrière-garde?”, in Jean-Paul Aubert, Serge Milan e Jean-François Trubert (eds.), Avant-gardes: Frontières, mouvements, vol. 1, Sampzon (França): Delatour, 2013, pp. 65-79
  • “‘Un art désuet et presque tombé dans le marasme’? Sur les intermittences du Zeitgeist et le paradoxe de l’exception musicale”, in Sébastien Arfouilloux (ed.), Le silence d’or des surréalistes, Château-Gontier (França): Aedam Musicae, 2013, pp. 51-66
  • “A Portuguesa e a representação musical da república”, in Luís Manuel A. V. Bernardo, Leonor Santa Bárbara e Luís Andrade (coord.), Representações da República, V. N. Famalicão: Húmus, 2013, pp. 751-64
  • [Co-direcção, com Gabriela Cruz e David Cranmer], Consequences of Wagner. Proceedings of the International Conference, Lisboa: CESEM, 2012 [CD-Rom]
  • [Co-direcção, com Margarida Acciaiuoli], A dança e a música nas artes plásticas do século XX, Lisboa: IHA-EAC/CESEM – Colibri, 2012
  • “Wagnerism at the Edge: Some Aspects of Richard Wagner’s Impact on Portuguese Fin-de-siècle Culture”, in Luca Sala (ed.), The Legacy of Richard Wagner: Convergences and Dissonances in Aesthetics and Reception (Speculum Musicae XVIII), Turnhout (Bélgica): Brepols, 2012, pp. 417-432
  • “Blind Spots of Utopia: Wagner’s Ring and the Aesthetics of the Undecidable”, in Vesna Mikić et al., Between Nostalgia, Utopia, and Realities, Beograd: Fakultet muzičke umetnosti, 2012, pp. 187-203
  • “De S. Petersburgo a Lisboa: a música dos Ballets russes”, in Maria João Castro (coord.), Lisboa e os Ballets Russes, San Francisco: Blurb, 2012, pp. 31-44
  • “The Composer as Prometheus: At the Birth of Musical Modernity”, in Claudine Armand, Pierre Degott et Jean-Philippe Heberlé (eds.), Créatures et créateurs de Prométhée, Nancy: Presses Universitaires de Nancy, 2010, pp. 145-165
  • [Direcção], António Fragoso e o seu tempo, Lisboa: CESEM/AAF, 2010
  • “Le Pavillon d’Armide and the Ideologies of the Ballets Russes”, in Lidiya Ader e outros (eds.), Proceedings of the International Conference N. Rimsky-Korsakov and his Heritage in Historical Perspective, Casa-Museu N. Rimsky-Korsakov/Museu de Arte Teatral e Musical, S. Petersburgo, Rússia, 2010, pp. 188-195 e 372-379 (em russo e inglês)
  • “Listening to the Faun (Again and Again)”, in Lina Navickaite-Martinelli (ed.), Before and After Music, Proceedings from the 10th International Congress of the International Project on Musical Signification (Acta Semiotica Fennica XXXVII), Helsinki/Imatra/Vilnius: Umweb/International Semiotics Institute/Lithuanian Academy of Music and Theatre, 2010, pp. 329-337
  • “‘Identity is the very Devil!’: Notes on Adorno, Wittgenstein, and Music”, in Mário Vieira de Carvalho (ed.), Expression, Truth and Authenticity: On Adorno’s Theory of Music and Musical Performance, Lisboa: Colibri/CESEM, 2009, pp. 189-207
  • “The Paradox of Origins: Reflections on Modernity and Nationalism”, in Ruta Staneviciute and Lina Navickaite-Martinelli (eds.), Poetics and Politics of Place in Music, Proceedings from the 40th Baltic Musicological Conference, Helsinki/Vilnius: Umweb/LCU, 2009, pp. 21-43
  • “Figuras da temporalidade na música erudita portuguesa na transição do séc. XIX para o séc. XX”, in Maria Luísa Couto Soares et al. (eds.), Expressões da Analogia. Actas do Colóquio, Lisboa: Colibri, 2009, pp. 265-278
  • [Co-autor: Rui Vieira Nery], História da música (Sínteses da cultura portuguesa), Lisboa: INCM, 1991

Formação

Ano Grau Área Instituição Classificação
2007
Doutor
Filosofia da música
University of London
(não atribui classificação)
1988
Mestre
Produção e encenação de ópera
University of Leeds
With distinction
1983
Mestre
Musicologia
Université de Strasbourg
Très bien

Experiência Profissional Relevante

  • Presidente da Direcção da Associação Portuguesa de Ciências Musicais/SPIM, 2010-2013
  • Membro do Conselho Editorial do projecto de edição musical "Portugalsom", DGArtes, 2006-
  • Director Artístico/Director do Teatro Nacional de S. Carlos (Lisboa), 1992-2000
  • Crítico musical do semanário Expresso, 1989-1992
  • Programador cultural (diversas entidades)

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