Docentes

Joana Teixeira

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Linguística
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Professor Auxiliar Convidado
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Contactos

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402

Idiomas de Ensino

Inglês

Português

Áreas de Investigação

  • aquisição de L2
  • sintaxe
  • ensino de L2

Projectos de Investigação

  • "ANACOR: A corpus-based approach to anaphora resolution in second language acquisition: beyond the interfaces", Universidad de Granada (colaboradora)
  • “Estudo de avaliação do impacto da aplicação do Português Língua Não Materna no sistema educativo português e definição de medidas prospetivas para a oferta desta área curricular nos ensinos básico e secundário”, CLUNL (membro da equipa). Instituição financiadora: Direção-Geral da Educação
  • “Morfologia e sintaxe na aquisição de L2”, CLUNL (colaboradora). Instituição financiadora: Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

Publicações Relevantes

  • Teixeira, J. (no prelo). Sujeitos nulos em inglês L2. Revista da Associação Portuguesa de Linguística, nº 5.
  • Teixeira, J. (2019). From a Romance null subject grammar to a non-null subject grammar: The syntax of pronominal subjects in advanced and near-native English. In M. Elsig, I. Feldhausen, I. Kuchenbrandt & M. Neuhaus (eds.), Romance Languages and Linguistic Theory 2016. Selected papers from 'Going Romance' Frankfurt 2016. Amsterdam: John Benjamins.
  • Teixeira, J. (2019). Is the syntax-discourse interface a locus of permanent optionality? The case of locative inversion in L2 English. In R. Slabakova, J. Corbet, L. Domínguez, A. Dudley & A. Wallington (eds.), Explorations in second language acquisition and processing (pp.120-137). Newcastle Upon Tyne: Cambridge Scholars Publishing.
  • Coutinho, M. A., Guilherme, A., Teixeira, J., & Carvalho, B. (eds.) (2018). Grammar and text: Selected papers from the 10th and 11th Fora for Linguistic Sharing. Newcastle Upon Tyne: Cambridge Scholars Publishing.
  • Teixeira, J. (2018). Divergência seletiva no estádio final de aquisição de L2: Dados sobre a construção com there em inglês. Revista da Associação Portuguesa de Linguística, nº 4: 254-275.
  • Teixeira, J. (2017). Será a interface sintaxe-discurso necessariamente um locus de opcionalidade em L2? O caso da inversão locativa em inglês L2. Revista da Associação Portuguesa de Linguística, nº 3: 347-386.
  • Teixeira, J. (2016). Locative inversion and stage topics: A cross-linguistic study. Discours. Revue de linguistique, psycholinguistique et informatique / A journal of linguistics, psycholinguistics and computational linguistics, vol. 19 : 5-28.
  • Teixeira, J. (2016). (Re)thinking the Interface Hypothesis and its implications for language teaching. In T. Harrison, U. Lanvers & M. Edwardes (eds.), Breaking theory: New directions in Applied Linguistics. Proceedings of the 48th Annual Meeting of the British Association for Applied Linguistics (pp.93-109). London: Scitsiugnil Press.
  • Teixeira, J. (2016). Tópicos cénicos e inversão locativa: Os casos do inglês, francês e português europeu. Revista da Associação Portuguesa de Linguística, nº 2: 425-457.
  • Madeira, A., Teixeira, J., Botelho, F., Costa, J., Deus, S., Fiéis, A., & Martins, A.S. (2014). Estudo de caracterização e avaliação do impacto da aplicação do Português Língua Não Materna (PLNM) no ensino básico (1.º, 2.º e 3.º ciclos) e no ensino secundário. Lisboa: Direção-Geral da Educação.
  • Madeira, A., Teixeira, J., Botelho, F., Costa, J., Deus, S., Fiéis, A., & Martins, A.S. (2014). Orientações programáticas de Português Língua Não Materna (PLNM) para os Ensinos Básico e Secundário. Lisboa: Direção-Geral da Educação.
  • Madeira, A., Teixeira, J., Botelho, F., Fiéis, A., Machete, T., Militão, P., & Martins, A.S. (2014). Protótipos de materiais e recursos para o ensino do Português Língua Não Materna (PLNM) nos Ensinos Básico e Secundário. Lisboa: Direção-Geral da Educação.
  • Teixeira, J., & Botelho, F. (2014). Português Língua Não Materna: Linhas de trabalho para a Educação Pré-escolar. Lisboa: Direção-Geral da Educação.

Formação

Ano Grau Área Instituição Classificação
2018
Doutor
Linguística
NOVA-FCSH
Muito bom por unanimidade

Experiência Profissional Relevante

  • Assistente convidada, Departamento de Linguística, NOVA-FCSH (2015-2019).
  • Bolseira de Doutoramento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (2014-2017).
  • Investigadora visitante, University of Edinburgh (2016).

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