Docentes

Isabel Maria Antunes Pires

:
Isabel Pires
:
Ciências Musicais
:
Professor Auxiliar Convidado

Contactos

:
407 // 423

Idiomas de Ensino

Francês

Inglês

Português

Páginas online

:

Áreas de Investigação

  • Música electroacústica, síntese sonora, tratamento de som em tempo real.
  • Percepção auditiva e funcionamento dos processos cognitivos de percepção auditiva
  • Análise musical e técnicas de composição.
  • Composição musical e estudo de espaços sonoros.
  • Epistemologia e investigação da criação musical contemporânea.
  • Preservação, recuperação e restituição de música e som, em suporte audio ou gráfico
  • Representação Sonora e Musical.
:
Electroacústica, Composição musical, Análise musical, Psicoacústica e cognição, Epistemologia e criação musical, Música cpontemporânea, Preservação e restauro, Representação musical.

Publicações Relevantes

  • “Le Sommeil d’Euclide” in BAYLE, François. Son, Vitèsse-Lumière, ed. Magison, Maio 2016, pp 89-98, (Acompanhado de duas acusmografias em suporte multimédia - DVD) [ISBN 978-2-9532179-3-3]
  • “Paysage, personnage, nuage “ in BAYLE, François. Son, Vitèsse-Lumière, ed. Magison, Maio 2016, pp 57-66, (Acompanhado de duas acusmografias em suporte multimédia - DVD) [ISBN 978-2-9532179-3-3]
  • “Perspectives d'analyse comparative entre La lègende de Eer et Jonchaies de Iannis Xenakis”. In Makis Solomos. Iannis Xenakis, La musique électroacoustique. ed. Paris: Harmattan, 2015, p. 29-51. ISSN/ISBN: 978-2-343-06696-7.
  • “Du cri au silence, ou l’écoute de désir I”, in BAYLE, François. L’espérience Acoustique, ed. Magison, Maio 2013, pp 48-53, (Acompanhado de duas acusmografias em suporte multimédia - DVD) [ISBN 978-2-9532179-2-6]
  • “Du cri au silence, ou l’écoute de désir II”,in BAYLE, François. L’espérience Acoustique, ed. Magison, Maio 2013, pp 68-75, (Acompanhado de duas acusmografias em suporte multimédia - DVD) [ISBN 978-2-9532179-2-6]
  • “La fin (l’infini) du bruit” – : in, BAYLE, François. Erosphère, ed. Magison Janeiro 2010. pp 93-111. (Acompanhado de uma acusmografia em suporte multimédia - DVD) [ISBN 978-2-9532179-1-9]
  • Musical Virtual Instruments and Auditory Perception: Some Issues. In: ICLI 2014 - INTER-FACE INTERNATIONAL CONFERENCE ON LIVE INTERFACES, 2015. Lisboa. ICLI 2014 - INTER-FACE: INTERNATIONAL CONFERENCE ON LIVE INTERFACES. 2014, p. 37-44. ISSN/ISBN: 978-989-746-060-9.
  • “L’image de son selon François Bayle”, in L’image, le sensible et le photographique, Bernas, Steven, (Dir.), — Harmattan, Paris, 2014. [ISBN: 978-2-343-03365-5] [26 páginas]
  • La Légende d’Eer et Jonchaies : commentaires analytiques – in Makis Solomos, (ed.), Proceedings of the international Symposium Xenakis. La musique électroacoustique / Xenakis. The electroacoustic music (CDMC - Université Paris 8, May 2012) (pp. 19 )
  • “Quelques réflexions sur un espace composé”, in DHOMONT Francis, Revista LIEN; “Espace du Son III”, ed. Musiques et Recherches, Ohain, Belgica, 2010.

Formação

Ano Grau Área Instituição Classificação
2008
Agregado
Esthétique, Sciences et Technologies des Arts – Spécialité Musique
Ministère de l'Enseignement Supérieur et de la Recherche : France
Qualidicado às funções de Maître de Conférences
2007
Doutor
Esthétique, Sciences et Technologies des Arts – Spécialité Musique
Universidade Paris 8
Très bien, à l'Unanimité avec les Felicitations du Jury
2005
Mestre
Musicologia Histórica
FCSH - Universidade NOVA de Lisboa
Obtenção de Grau por equivalência
2002
Mestre
Arts de la Scène et du Spectacle – Option Musique
Universidade Paris 8
Très Bien à l'Unanimité
2000
Licenciado
Composição Musical
ESML - IPL
19 valores

Experiência Profissional Relevante

  • Professora Universitária de 2006 a 2008: Universidade Pairs-Est Marne-la-Vallée, França.
  • Professora Auxiliar Convidada na Universidade NOVA de Lisboa desde 2009

A atualização dos dados é da responsabilidade do respetivo docente e poderá ser feita na intranet.