Docentes

Maria Antónia Coutinho

:
Linguística
:
Professor Associado
:

Contactos

Idiomas de Ensino

Francês

Páginas online

:

Áreas de Investigação

  • Linguística
  • Teoria do texto
  • Interacionismo sociodiscursivo
  • Didática da escrita
  • Análise do discurso

Publicações Relevantes

  • Coutinho, M. A. (2014). Les liages textuels au défi d'une approche descendante. In Genres et textes. Déterminations, évolutions et confrontations. Etudes offertes à Jean-Michel Adam, ed. Monte, M. & G. Philippe, 269 - 286. ISBN: 9782729708733. Lyon: Presses Universitaires de Lyon.
  • Coutinho, M. A. (2012). Dos géneros de texto à gramática. Delta vol.28, n.1, 2012, pp. 27-50. ISSN 0102-4450. http://dx.doi.org/10.1590/S0102-44502012000100002.
  • Coutinho, M. A. & Miranda, F. (2009). To describe textual genres: problems and strategies. In Bazerman, Ch., Figueiredo, D. & Bonini, A. (orgs). Genre in a Changing World. Perspectives on Writing. Fort Collins, Colorado: The WAC Clearinghouse and Parlor Press, pp. 35-55.
  • Coutinho, Maria Antónia. 2007. Textos e géneros de texto: problemas (d)e descrição. In Guimarães, Ana Mattos, Machado, Anna Rachel & Coutinho, Antónia (orgs). O interacionismo sociodiscursivo: questões epistemológicas e metodológicas. Campinas: Mercado de Letras, pp. 101-110
  • Coutinho, Maria Antónia. 2006. Le rôle des discours rapportés dans l’organisation textuelle : le cas des comptes rendus de lecture. In Lopez-Muñoz, J-M, Marnette, S. & L. Rosier (éds). Dans la jungle du discours rapporté: genres de discours et discours rapporté. Cádiz: Publicaciones de la Universidad de Cádiz, pp. 227-236.
  • Coutinho, Maria Antónia. 2004. Schématisation (discursive) et disposition (textuelle). In Adam, J.- M., J.-B. Grize & M. A. Bouacha (orgs.). Texte et discours: catégories pour l'analyse. Dijon: Editions Universitaires de Dijon, pp. 29-42
  • Coutinho, M. A. (2003). Texto(s) e competência textual. Lisboa: FCG-FCT

A atualização dos dados é da responsabilidade do respetivo docente e poderá ser feita na intranet.