Acções do Documento

Novos Alunos

Página dirigida aos estudantes colocados através do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior para 2017-2018, Maiores de 23, titulares de cursos superiores, mudanças de curso, transferências e reingressos.


    • Receção geral aos novos alunos pelos responsáveis do Departamento no dia 11 de setembro, às 14hno Auditório 1 (Torre B): informações sobre os procedimentos administrativos dos próximos dias (escolha de horários, disciplinas, turmas, etc.); funcionamento da NOVA FCSH e dos cursos; planos curriculares; exames de aferição de nível de língua.
    • Dia 12 de setembro: exames de aferição de nível de língua e aconselhamento aos novos alunos com vista à inscrição e matrícula nos próximos dias.

 

Horários dos testes de aferição (dia 12 de setembro):

      • 10h-12h: provas escritas de alemão, espanhol e francês:
        • Sala 304, Torre A (francês)
        • Sala 104, Torre A (espanhol)
        • Sala 0.03, Bloco B1 (alemão)
      • 14h-16h: provas escritas de inglês (Sala 82, Bloco B2)

No final do dia 12, serão afixados os resultados destes testes no placard do Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas. No dia 13, inscreve-se na turma/nível em que ficou colocado no teste de aferição.

    • Dia 13 de setembro: inscrição nas turmas, escolha de horário e de disciplinas (Sala 0.07, Bloco B1) (das 09h às 18h). Será distribuída uma senha por ordem de chegada.
    • Dia 14 de setembro: matrícula dos novos alunos e concursos especiais (ver página do website oficial da NOVA FCSH com informação do local exato; neste dia, haverá uma equipa de docentes no local para esclarecimentos).
    • As aulas de língua estrangeira iniciam TODAS (todos os níveis para todos os anos) a 18 de setembro.

Conselhos úteis e mais informações:

    • É muito importante que compareça na reunião geral do dia 11 de setembro, pois serão dados todos os esclarecimentos sobre o funcionamento dos cursos e procedimentos administrativos nos dias seguintes.
    • Escolha a sua variante de línguas (LLC e Tradução), antes de começar a construir o seu horário e validá-lo no ato de inscrição nas turmas no dia 13 de setembo.


Modelos de horários (estude estes modelos); traga o seu esboço de horário na inscrição nas turmas no dia 13de setembro, para verificação e correção; os serviços académicos não aceitarão a sua matrícula sem que a sua escolha de disciplinas esteja validada por um professor durante este dia 13):

 

_____________________________

 

Critérios para ser admitido ao teste de aferição

Inglês:

1. Todos os alunos que obtiveram 17.5 (18) valores na Prova de Ingresso (Inglês) devem fazer o teste de aferição.

Estão isentos do teste e entram logo no Inglês C1.1 os alunos que detêm as seguintes qualificações: Cambridge Certificate of Proficiency (CPE); Certificate of Advanced English (CAE) ou First Certificate in English (FCE) Grade A (only).

Devem apresentar os certificados originais no dia do Aconselhamento (dia 13), como comprovativo.

Alunos que são candidatos ao Exame Ad Hoc (bilingues, frequentaram o ensino em inglês, viveram em país anglófono, detêm o CPE, etc.) devem inscrever-se no nível Inglês C1.1 e na primeira aula falar com o professor.

Espanhol:

Se não tiver conhecimentos da língua, inscreva-se no nível A1.

Se tiver conhecimentos da língua, terá de fazer obrigatoriamente o teste de aferição no dia 12 de setembro, às 10h, a fim de ser colocado no nível adequado.  Deverá levar consigo os certificados dos cursos de língua realizados.

Quem tiver realizado o exame nacional de Espanhol iniciação (Nível A2/B1) com uma nota superior a 16 valores, poderá passar diretamente para o nível B1.1. Contudo, deverá apresentar os documentos que comprovem a realização do exame nacional na hora marcada para os testes de aferição de nível.

Francês:

Se não tiver conhecimentos da língua, inscreva-se no nível A1.

Se tiver conhecimentos da língua, terá de fazer obrigatoriamente o teste de aferição no dia 12/9 às 10h, a fim de ser colocado no nível adequado. Nessa altura, se o(s) possuir, deverá apresentar o(s) certificado(s) obtido(s) através da realização de um exame oficial (DELF, DALF, TCF, etc.) ou de um curso em outras instituições de ensino (ILNOVA, Alliance Française, etc.)

Quem tiver realizado o exame nacional de francês e obtido uma nota superior a 17,5 (18 valores) pode inscrever-se diretamente no nível B1.1, sem passar pelo teste de aferição.

Alemão:

Se não tiver conhecimentos da língua, inscreva-se no nível A1.

Se tiver conhecimentos da língua, terá de fazer obrigatoriamente o teste de aferição no dia 12/9 às 10h, a fim de ser colocado no nível adequado.

Quem tiver realizado o exame nacional de alemão e obtido uma nota superior a 17,5 (18 valores) pode inscrever-se diretamente no nível B1.1, sem passar pelo teste de aferição.

 

Em caso de dúvida, não hesite em contactar com um docente do seu curso para qualquer esclarecimento.

Topo da Página