Acções do Documento

Laboratórios e Estúdios do Departamento de Ciências da Comunicação

O Departamento de Ciências da Comunicação reforçou agora a sua estrutura de áreas laboratoriais, nomeadamente no campo do jornalismo, do cinema e televisão e do digital, através da reformulação e modernização das suas diferentes áreas, e ainda com a criação de um novo Laboratório na área da Edição Digital.

 

LabCC: Laboratório de Criação Cinematográfica

O Laboratório de Criação Cinematográfica integra desde 1997 recursos e equipamentos vocacionados para a produção de vídeo, e é particularmente afecto à área de Cinema do Departamento de Ciências de Comunicação da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, quer no plano da Licenciatura, quer no Mestrado e no Doutoramento.

Dispõe de equipamento de produção e de pós-produção, de uma Mediateca com arquivo de filmes e vídeo, desenvolve projectos com base em protocolos com entidades como a Fundação Calouste Gulbenkian e o Instituto do Cinema e do Audiovisual e ainda com produtoras da área, designadamente para efeito de estágios.

O LabCC tem promovido um significativo número de workshops técnicos intensivos em colaboração com profissionais da área em campos como a luz, o som, a montagem, a produção, e a realização. Tem também organizado seminários teóricos sobre métodos e estratégias de investigação em estreita ligação com o departamento de Ciências da Comunicação e o IFL: Instituto de Filosofia da Linguagem.

Actualmente, o LabCC é uma estrutura de apoio essencial para o programa de Doutoramento UTAustin|Portugal em Media Digitais, em particular nas áreas específicas da realização cinematográfica e de documentários.
Algumas das melhores produção do LabCC têm tido êxitos internacionais assinaláveis. Vinni, de Sandra Rocha (2006), produzido no âmbito da disciplina de «Realização Cinematográfica», em associação com o ICAM, foi seleccionado oficialmente para a competição do Next Reel International Film Festival, da Universidade de Nova Iorque, evento prestigiado no mundo inteiro e sobretudo nos Estados Unidos, o único Festival Internacional para filmes produzidos em Escolas de Cinema. Da Natureza das Coisas, de Luís Miguel Correia (2003), sobre a obra de Carlos Nogueira, acompanha as fases essenciais da montagem das exposições: a concepção (intimamente ligada ao espaço preexistente à intervenção), a definição e transformação dos materiais e a instalação dos elementos escultóricos. Obteve Menção Honrosa no International Film Festival of Fine Arts de Szolnok (Hungria).

 

Laboratório de Edição Digital

Este novo laboratório, criado no ano lectivo 2010-2011, está vocacionado para possibilitar a realização de trabalhos transversais às diferentes áreas disciplinares do Departamento, disponibilizando aos estudantes dez postos de trabalho iMac, que permitem a realização de uma ampla gama de tarefas na área, desde a criação de sítios para a Internet, edição não linear de vídeo, edição áudio, trabalho de imagem, fixa e/ou animada, webdesign, realização de projectos de publicidade, etc.

Com a entrada em funcionamento desta unidade, a concepção, produção e realização de projectos baseados em suporte digital ficou substancialmente reforçada, tanto na perspectiva das disciplinas específicas, como no que concerne a trabalhos de investigação que os estudantes tenham que realizar no âmbito de projectos, de colaborações internas, nas tarefas curriculares, etc.
Neste estúdio acabou de ser realizado um workshop de Introdução à Montagem Cinematográfica, destinado aos alunos do curso de Licenciatura.

 

Laboratório de Jornalismo

O Laboratório de Jornalismo foi também actualizado em termos de software e de hardware, estando agora dotado de 16 postos de trabalho com diferentes valências nas áreas de texto, som e imagem, tendo por base o Adobe CS5 e outro software específico para os trabalhos das cadeiras da área.

Foi também reforçado o actual parque de material existente no DCC, de forma extensiva a todas as áreas de especialidade, pelos que uma boa parte destes equipamentos vieram também aumentar a capacidade de resposta deste laboratório, nomeadamente com novas câmaras de vídeo, novos gravadores digitais, microfones, etc.

No Laboratório de Jornalismo acabam de ser realizados no 2.º semestre de 2010-2011 dois workshops para os alunos de Licenciatura, nas áreas de Webdesign e de Edição de Áudio e Vídeo.

 

Estúdio de Televisão

A reconversão de áreas trouxe também uma substantiva actualização do Estúdio de Televisão, nomeadamente com o aumento do pé-direito do estúdio, a renovação de todo o sistema de ar condicionado, instalação de sistema de iluminação, etc.

O Estúdio de Televisão é também uma estrutura de utilização transversal às outras áreas, muito embora esteja prioritariamente direccionado para a área de Televisão, tanto da Licenciatura como do Mestrado, em particular para as cadeiras de «Produção e Realização Televisiva», «Atelier de Televisão» e «Jornalismo Televisivo».

Com as obras e as aquisições complementares feitas para o Estúdio, a nível de régie de áudio e vídeo e de pós-produção, criaram-se novas condições para o uso desta importante área da formação aplicada do DCC-FCSH.

 

Parque de material integrado

No DCC há agora uma gestão integrada dos equipamentos afectos às diferentes áreas. A inventariação e gestão dos equipamentos, mapas de utilização, controlo de entradas e saídas de equipamento, verificação técnica e acompanhamento de reparações, bem como a gestão das inscrições dos estudantes para trabalhos nos laboratórios, está agora centralizada nos coordenadores técnicos dos Lab's e Estúdios de Televisão, que se coordenam para o efeito com os docentes das cadeiras e ateliers, no sentido de programar acessos e empréstimos com a antecedência possível de forma a gerir o melhor possível os pedidos e necessidades particulares dos alunos.

Para além dos coordenadores técnicos, o DCC mantém a colaboração de técnicos auxiliares nos Laboratórios para apoio às aulas práticas. Assim, a colaboração vinda de anos anteriores de diferentes técnicos que têm apoiado aulas em laboratório tem sido mantida neste quadro, procurando-se fundamentalmente garantir uma presença em permanência no apoio ao diferentes Lab's. Mais recentemente o DCC integrou nesta área um Bolseiro Técnico de Investigação para reforço do apoio a esta áreas.

Topo da Página