cc.jpg

O Departamento de Ciências da Comunicação (DCC), pioneiro em Portugal, é na sua área o Departamento mais procurado a nível nacional, de modo consistente, sendo a nota de entrada do último aluno colocado a mais elevada entre todas as licenciaturas similares do ensino superior público.

O projeto de excelência em que assenta a sua licenciatura prossegue com uma oferta alargada e diversificada de cursos de mestrado e de doutoramento.

Para além do mestrado e do doutoramento em Ciências da Comunicação, com várias especialidades, a oferta pós-graduada inclui:

e ainda:

À equipa de docentes, solidamente preparada, juntam-se docentes convidados pelo seu conhecimento especializado.

Entre os recursos materiais de apoio ao ensino, à investigação e aos serviços à comunidade contam-se o LABCC - Laboratório de Ciências da Comunicação, que dispõe de um Estúdio e Régie de Televisão, Salas de Edição de Vídeo, Parque de Material do DCC e Mediateca do DCC.  Contam-se também o iNova Media Lab e o CITI - Centro de Investigação para as Tecnologias Interativas.

Virado para o futuro, o Departamento de Ciências da Comunicação empenha-se em proporcionar uma sólida e diversificada formação num ambiente de aprendizagem associada a investigação e à intervenção, para o que contribuem parcerias com investigadores, organizações da sociedade civil e tecido empresarial.

Historial do Departamento de Ciências da Comunicação

O atual Departamento de Ciências da Comunicação, inicialmente designado como Departamento de Comunicação Social, promoveu a primeira licenciatura em Comunicação Social em Portugal nesta área em 1979, um ano após a fundação da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas.

Ao longo da década de 80, quando os primeiros finalistas se licenciaram, o Departamento afirmou-se como importante referência, quer no plano nacional, quer internacional. Iniciou também o primeiro curso de mestrado em Ciências da Comunicação, em 1984. Nesse mesmo ano foi constituída a primeira unidade de investigação nesta área em Portugal: o Centro de Estudos de Comunicação e Linguagens, atualmente integrado no CIC.Digital, que desde 1985 publica uma das mais antigas revistas académicas de comunicação na Europa – a Revista de Comunicação e Linguagens.

No início dos anos 90, o Departamento, já com a designação de Departamento de Ciências da Comunicação, viu consolidada a primeira fase da sua história com os primeiros doutoramentos a serem finalizados, nomeadamente pelos primeiros assistentes estagiários. Nessa década, o Departamento alargou a sua área científica no plano da investigação com a cooperação direta com duas outras unidades de investigação: o IFILNOVA – Instituto de Filosofia da Nova, criado em 1993, e o CIMJ - Centro de Investigação em Media e Jornalismo, criado em 1997, agora também integrado no CIC.Digital - Center for Research in Communication, Information and Digital Culture.

Alunos de várias gerações do Departamento de Ciências da Comunicação encontram-se em lugares de destaque nos meios de comunicação social em Portugal ou noutras áreas da sociedade portuguesa.

Pelo Departamento passaram professores de grande mérito infelizmente já falecidos, que foram cruciais na construção deste projeto: Emídio Rosa de Oliveira, Pedro Miguel Frade, Eduardo Prado Coelho, Manuel José Lopes da Silva, João Westwood e José Augusto Mourão.