Acções do Documento

FAQ

 

Onde se localiza o Centro de Documentação ID?

O Centro de Documentação ID encontra-se localizado no edifício I&D da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, 1.º Piso.

 

Qual o horário do Centro de Documentação ID?

2.ª a 6.ª feiras das 10h30 às 18h30. Poderá ser estabelecido um horário diferente no mês de Agosto.

 

Quem pode utilizar o Centro de Documentação ID?

Os materiais existentes no Centro de Documentação ID estão sobretudo vocacionados para servir os investigadores e estudantes de pós-graduação associados às Unidades de Investigação; contudo, a sua consulta pode ser feita por qualquer pessoa interessada, independentemente do seu grau académico e da sua ligação à NOVA FCSH.

 

Como é composto o acervo do Centro de Documentação?

O Centro de Documentação disponibiliza os acervos das seguintes Unidades de Investigação:

Áreas CientíficasCentro de Documentação
Ciências da Comunicação CIC.Digital – Center for Research in Comunication, Information and Digital Culture
Ciências da Linguagem CLUNL – Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa
Estudos Artísticos

CESEM – Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical

IHA – Instituto de História da Arte

Estudos Literários

CETAPS – Centre for English, Translation and Anglo-Portuguese Studies

IELT – Instituto de Estudos de Literatura e Tradição

Filosofia IFILNOVA – Instituto de Filosofia da NOVA
História e Arqueologia

CEH – Centro de Estudos Históricos

CHAM – Centro de Humanidades

IEM Instituto de Estudos Medievais

IHC – Instituto de História Contemporânea

Sociologia, Antropologia, Geografia e Demografia

CICS.NOVA – Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais

CRIA – Centro em Rede de Investigação em Antropologia

 

Como posso pesquisar o catálogo?

Para uma pesquisa geral na base de dados, basta colocar os termos em qualquer um dos campos disponíveis para o efeito. Caso se pretenda pesquisar o fundo bibliográfico de uma Unidade de Investigação específica é necessário selecionar a base de dados pretendida no campo "Base de Dados", na parte inferior do ecrã de pesquisa. Catálogo online disponível aqui.

 

Como posso efetuar um pedido de empréstimo?

A requisição de documentos só pode ser feita por quem está associado a uma Unidade de Investigação e só é possível requisitar documentos dessa Unidade. Utilizadores não associados, assim como os utilizadores associados que pretendam requisitar materiais de Unidade(s) que não a(s) sua(s), carecem de autorização prévia a ser dada pelos responsáveis das Unidades de Investigação às quais a documentação pertence.

Modalidades de requisição: o Centro de Documentação oferece, aos utilizadores, três modalidades distintas de requisição de documentos.

a) Requisição de um dia. Destina-se aos investigadores e estudantes que pretendem uma utilização de curto prazo de até seis documentos em simultâneo.

b) Requisição de duas semanas. Permite aos utilizadores ter, na sua posse, até seis documentos por um período de quinze dias. É possível pedir a renovação por mais duas semanas, salvo se houver mais interessados nos mesmos materiais.

c) Requisição de responsáveis de projeto. O propósito desta modalidade é suportar a realização e o desenvolvimento de projetos de investigação, que devem estar devidamente autorizados pelos responsáveis das Unidades de Investigação. Os requisitantes podem, através desta Requisição de responsáveis de projeto, pedir um número indefinido de documentos pelo tempo que se supõe durar o projeto de investigação.

 

Como posso renovar uma requisição de empréstimo?

São admitidas renovações dos pedidos de empréstimo por um período de duas semanas, desde que não haja pedidos de empréstimo em lista de espera. A renovação do empréstimo pode ser efectuada quer presencialmente, quer através de email, para o endereço de correio eletrónico centrodocumentacao@fcsh.unl.pt, ou por telefone, através do número 21 790 83 00.

Topo da Página