Equipa

 

Cristina Ponte – Coordenadora

Cristina Ponte é Professora catedrática na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e investigadora no Instituto de Comunicação da NOVA (ICNOVA). Coordena a equipa portuguesa na rede europeia EU Kids Online desde o seu início e é membro da sua direção. É membro da direção do projeto ySkills (2020-2013) financiado pelo programa europeu H2020. Tem investigado e publicado livros e artigos sobre jornalismo, crianças e media, media e gerações, com foco no contexto familiar. É co-editora do livro Digital parenting. The Challenges for Families in the Digital Age. NORDICOM YEARBOOK 2018.

José Alberto Simões

José Alberto Simões, membro da equipa portuguesa da rede EU Kids Online, é Professor Auxiliar na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e investigador no CICS.NOVA. As suas principais áreas de interesse incluem a sociologia da cultura, os estudos sobre jovens, comunicação e estudos dos media. Coordenou o projeto Networked Youth Activism, financiado pela FCT, e a participação de Portugal no estudo europeu Net Children Go Mobile.

Daniel Cardoso

Daniel Cardoso, membro da equipa portuguesa do EU Kids Online, é doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa, e está como Investigador Marie Curie na Manchester Metropolitan University. Encontra-se também ainda ligado à Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, onde leccionou durante dez anos, e onde é co-investigador principal do projecto FEMOFFENCE, financiado pela FCT. Os seus interesses de investigação focam-se em género e sexualidades, jovens, e novas tecnologias.

Eduarda Ferreira

Eduarda Ferreira, membro da equipa portuguesa da rede EU Kids Online, é Psicóloga Educacional e investigadora no CICS.NOVA – Centro Interdisciplina de Ciências Sociais da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Tem formação de base em Psicologia Educacional, mestrado em Gestão de Sistemas de e-Learning e doutoramento em Geografia Humana. Os seus interesses de investigação estão relacionados com as Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação, práticas geoespaciais em ambiente online, inclusão digital e igualdade de género.

Teresa Castro

Teresa Sofia Castro, membro da equipa portuguesa da rede EU Kids Online e do projeto de europeu ySkills (Horizon 2020), tem formação académica em Filosofia e Humanidades, Estudos da Criança e doutoramento europeu em Ciências da Educação – Tecnologia Educativa. É pós-doutoranda e investigadora integrada no Instituto de Comunicação da NOVA (ICNOVA), com o projeto ‘Famílias iTec’. Tem artigos e capítulos publicados sobre a vida digital e comportamentos de risco de crianças e jovens, bem como sobre a mediação em contexto familiar.

Susana Batista

Susana Batista, membro da equipa portuguesa da rede EU Kids Online, é doutorada em Sociologia pela NOVA FCSH, é investigadora pós-doc integrada no Centro de Investigação e Estudos de Sociologia do Instituto Universitário de Lisboa (CIES-IUL, Iscte), no Projeto EduCig. Os seus interesses de investigação estão relacionados com ação pública em educação, métodos quantitativos, crianças e media. Participa na equipa portuguesa do projeto de investigação europeu ySkills (Horizon 2020).

Patrícia Dias

Patrícia Dias, membro da equipa portuguesa da rede EU Kids Online, é Professora Auxiliar da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa, investigadora no Centro de Estudos em Comunicação e Cultura e membro da Comissão Diretiva do CEPCEP – Centro de Estudos dos Povos e Culturas de Expressão Portuguesa. Os seus interesses de investigação são os media digitais, crianças com menos de 8 anos, comunicação mobile, marketing e relações públicas.

Rita Brito

Rita Brito, membro da equipa portuguesa da rede EU Kids Online, é educadora de infância e professora assistente na Escola de Educação, do Instituto Superior de Educação e Ciências de Lisboa. É membro da coordenação do Mestrado em Educação Pré-Escolar. Doutorada em tecnologias educativas, realizou pós-doutoramento sobre o uso de tecnologias por famílias e crianças até aos seis anos de idade. Investigadora integrada do CRC-W, da Universidade Católica Portuguesa, a sua investigação foca-se em tecnologias educativas digitais, crianças até seis anos, formação inicial de educadores de infância e professores do 1º CEB.

Anteriores membros da Equipa

Ana Jorge

Ana Jorge foi investigadora de pós-doutoramento da Universidade Nova de Lisboa (2013-15), sobre o tema da educação para os media, nomeadamente para os media digitais e o consumo. Doutorou-se pela mesma universidade, em Ciências da Comunicação, com tese sobre “Cultura das celebridades e os jovens: do consumo à participação”, e participou em projectos de investigação sobre jovens e media digitais (EU Kids Online; Digital Inclusion and Participation, com a University of Austin at Texas). Trabalhou como assistente de disseminação dos projectos financiados pela Comissão Europeia EU Kids Online (Safer Internet Programme) e SIMPLE (Artemis), e trabalhou anteriormente como assessora de imprensa e comunicação.